domingo, 22 de janeiro de 2017

A Língua

    Caro leitor, nesta postagem estarei repartindo o trecho de Tiago 3:5-12, para que possamos compreender o quanto é importante tomarmos cuidado com nossa língua.

  "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de coisas grandes. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo. Como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana, mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce." (Tiago 3:5-12)

  Como podemos ver na passagem partilhada, nossa maior inimiga é nossa própria carne, em outras palavras, nossa maior inimiga é a nossa própria língua (vide A Morte e a Vida estão no poder da Língua). A propósito, quem já não ofendeu, zombou, escarneceu, constrangeu ou até mesmo condenou alguém com a língua? Quem já não fofocou da vida alheia a fim de espalhar boatos e desnudar os erros e fraquezas do próximo? Quem não já proclamou palavras de "salvação de alma" mas ao mesmo tempo incentivou práticas mundanas que não promovem a edificação da Fraternidade? Ora, quem não tem pecado que atire a primeira pedra! Porém, agora que estamos aprendendo de Cristo (vide Mateus 11:29), estamos aprendendo que não convém proceder dessa maneira. 

  Sendo assim, da nossa boca não convém sair palavras torpes (vide Efésios 4:29)não convém sair palavras de maldição (vide Judas 1:9)não convém sair palavras que distorçam, transtornem ou deem um falso testemunho da Palavra de Deus (vide Êxodo 20:16 / Gálatas 1:6-9 / O Evangelho)não convém sair palavras a fim de maldizer, constranger, ofender, zombar ou fofocar da vida de ninguém (vide Levítico 19:16 / Colossenses 3:5-8 / Provérbios 17:5 / Provérbios 26:17-19)não convém sair palavras mentirosas, falsas e/ou hipócritas (vide Levítico 19:11 / Efésios 4:25-27 / Colossenses 3:9)Portanto, da nossa boca só convém sair palavras capazes de edificar e motivar as almas a irem em busca da Verdade (vide João 14:6), e não palavras que desmotivem as almas. 

  Em acréscimo, nosso próprio espírito/alma se alimenta de cada palavra que sai da nossa própria boca; então tais palavras podem nos edificar ou nos contaminar (vide Mateus 15:18-20). Assim, cada um de nós deve pensar muito bem antes de abrir a boca para iniciar uma conversa, porque nós somos justificados ou condenados pelas nossas próprias palavras (vide Mateus 12:36-37).

  Se analisarmos o exemplo de Cristo Jesus (vide A Importância de Cristo), veremos que só saiu da boca Dele palavras pertinentes de uma Vida Eterna capazes de proporcionar uma vida espiritual para todos aqueles que creem (vide João 12:49-50 / João 6:63 / A Vida Eterna); veremos que Ele não saía dando nome para os falsos profetas, pastores, fariseus e doutores da lei que eram hipócritas justamente para não expor os erros e fraquezas das demais almas, ao contrário, vemos que o Mestre expandiu e orientou os discípulos a expandir a Verdade para TODOS, principalmente para aqueles que julgamos ser "inimigos", pois estes últimos também precisam da Luz em suas vidas (vide Mateus 5:38-48 / I Timóteo 2:4). 

  Além disso, se estudarmos o exemplo do Mestre veremos que Ele conseguiu dominar a própria língua e, consequentemente, dominou todo o corpo, pois nós somos/praticamos aquilo que falamos; dessa forma, comprovamos a veracidade de Sua perfeição. E como somos orientados a sermos iguais ao Mestre (vide Mateus 10:24-25 / Efésios 5:1 / Como Seguir a Cristo), como somos orientados a sermos perfeitos e santos como Deus durante todo o tempo em que vivemos (vide Levítico 19:2 / I Pedro 1:15-16 / Mateus 5:48 / Efésios 5:1), então subentendemos que precisamos aprender a controlar nossa própria língua para que assim todo o corpo seja doutrinado a exercer somente às obras pertinentes ao Espírito de Deus (vide Gálatas 5:16-26 / As Obras da Carne e os Frutos do Espírito)

  Em outras palavras, aquele que consegue controlar a própria língua, aquele que consegue controlar as próprias palavras para que possa agir como o Mestre, este atinge a perfeição requerida por Deus. E como podemos constatar em Tiago 3:8: "Nenhum homem pode domar a língua"; de fato, nenhum homem pode domá-la, mas o Espírito pode domá-la! Por isso somos orientados a andar em Espírito e não na carne, pois se andarmos pela carne não conseguiremos exercer o domínio de nós mesmos; porém, se andarmos em Espírito mortificaremos as obras infrutuosas da carne, visto que quando nos deixamos guiar pelo Espírito aprendemos a exercer o autodomínio para que assim venhamos abundar somente em obras espirituais (vide Gálatas 5:16-26 / Colossenses 3:1-17 / Romanos 6 / A Fé sem Obras é Morta / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26). Portanto, segue a seguinte recomendação para que venhamos aprender a dominar nossa própria língua:

  "Quem se alegra com o mal será condenado, mas quem resiste aos prazeres coroa a sua vida. Quem domina a língua viverá sem brigas, e quem detesta a tagarelice escapa do mal. Nunca repitas o que se ouve dizer e jamais sofrereis dano algum. Não contes nada, de amigo e nem de inimigo, e nada reveles, a menos que o dever te obrigue. Pois eles te escutariam e desconfiariam de ti e, chegada a oportunidade, te odiariam. Ouviste uma palavra? Que ela morra contigo! E fica tranquilo, pois ela não te fará arrebentar." (Eclesiástico 19:5-11)

  De acordo com o trecho partilhado, não devemos se alegrar com o mal, não devemos sentir prazer na desgraça alheia, não devemos sentir satisfação por ainda ver um irmão vivendo na cegueira espiritual, até porque se alguém próximo de nós ainda não veio ao conhecimento da Verdade tendo alguém por perto se intitulando "conhecedor da Verdade", é uma vergonha para aquele que se diz conhecedor alguém próximo a ele ainda não ter tido acesso a Verdade (vide I Coríntios 15:34)

  Também somos orientados nesta passagem de Eclesiástico 19:5-11 a resistir os prazeres carnais para que assim nossa vida espiritual seja coroada. Além disso, é notório que mais uma vez somos orientados a dominar a própria língua e a detestar a tagarelice, ou seja, somos orientados a detestar as conversações vãs, inúteis e insignificantes que não trazem consigo nenhuma mensagem de edificação (vide II Timóteo 2:16 / Tito 3:9)

  Em resumo, se aprendermos a dominar a própria língua, se aprendermos a se desviar de conversas fúteis, automaticamente viveremos uma vida mais tranquila e conseguiremos escapar do mal; em outras palavras, conseguiremos escapar da mentira que nos rodeia a fim de tomar posse de nós e tirar nossa sobriedade (vide I Pedro 5:8 / O que é ser sóbrio?)

  Portanto, somos orientados a não falar absolutamente nada da vida de ninguém, seja esta pessoa nossa amiga ou nossa "inimiga"; então não convém divulgar nada da vida de outras pessoas a não ser que aquilo que a outra pessoa esteja fazendo esteja interferindo no nosso livre-arbítrio, fraternidade ou então esteja prejudicando a vida de um semelhante. Caso o contrário, que cada palavra que chegar até nós referente a vida alheia de forma destrutiva que nós venhamos morrer com ela; que nós não venhamos propagar tais palavras para outras pessoas, pois como podemos ver no trecho partilhado: podemos ficar tranquilos já que guardar uma palavra dentro de si sem a transmitir para alguém não nos fará explodir. Ademais, bem sabemos que todos detestam uma pessoa fofoqueira e tagarela que não cuida da própria vida!

  Enfim, mais do que propagar a vida alheia para alguém, se você achar que fulano ou ciclano está errado em algo, não fique desnudando tal pessoa para outras pessoas, vá orar/falar diretamente com o fulano ou ciclano aquilo que é produtivo e possa ajudá-lo a vivenciar uma vida melhor e diferente (vide A Verdadeira Forma de Orar). Porém, se você não puder ajudar a outra pessoa, fique na sua porção e de boca fechada, pois muito ajuda quem pouco atrapalha 😏.

  "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." (I Pedro 4:11)


👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: A LÍNGUA.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

7 comentários:

  1. Maravilhoso! Imitar nosso Único Mestre (Mateus 23:8), e assim conseguiremos transcender nosso espírito como somos orientados e recomendados pelo Pai. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Cristo/Palavra de Deus é nosso ESPELHO!

    *Não olhamos para um espelho para refletir outras pessoas, mas olhamos para o ESPELHO para NOS REFLETIR*.
    "NÃO COBRE A DIFERENÇA, SEJA VOCÊ DIFERENTE E FAÇA VOCÊ A DIFERENÇA". SEJA IMITADOR DE DEUS/CRISTO (Efésios 5:1).

    As Escrituras não foram deixadas para EXAMINARMOS ELAS afim de enquadrar outras pessoas, tampouco apontar os defeitos e pecados alheios, expondo até mesmo muitas vezes nosso SEMELHANTE ao ridículo, e de forma pejorativa e destrutiva (Vide Provérbios 17:5 / Tiago 3:9 ao 12 / I João 4:20-21).

    Mas somos orientados pelo Espírito Santo de Deus á examina-las afim de NOS enquadrar, de NOS edificar, de ajudar uns aos outros com mansidão, amor, carinho e tolerância (Mateus 20:26 ao 28 / I Pedro 3:15 / Colossenses 3:12 ao 16 / II Timóteo 2:24 ao 26 e etc).

    "Examinai-vos a VÓS MESMOS, se permaneceis na fé; provai-vos a VÓS MESMOS. Ou não sabeis quanto á VÓS MESMOS, que JESUS CRISTO está em vós? SE NÃO É QUE JÁ ESTAIS REPROVADOS" (II Corintios 13:5).

    ResponderExcluir
  3. Então refletindo:

    *Você pode não matar, mas pode estar mentindo para alguém;

    *Você pode não estar traficando, mas pode estar financiando o crime com atos ilegais e sonegação de impostos;

    *Você pode não estar violentando alguém fisicamente, mas pode estar violentando psicologicamente, verbalmente e emocionalmente (muitas vezes seu pai/mãe/filhos/cônjuge/vizinhos/colegas profissionais e etc);

    *Você pode não estar roubando fiéis em uma instituição religiosa, mas pode estar embolsando o troco dado a mais pela caixa do mercado, embolsando algo que não lhe pertence, ou sendo intolerante com seu semelhante;

    *Você pode não ser do "mundo" ou um "desigrejado", mas pode estar cheio da sujeira do "mundo", da mentira e da intolerância dentro de você;

    *Você pode não estar traindo seu cônjuge/parceiro(a), mas pode estar alimentando em alguém uma separação por meio de palavras e atos tendenciosos/maliciosos;

    *Você pode não estar usando drogas ilícitas, mas pode estar fazendo uso de drogas lícitas e se drogando com mentiras e perversidades em sua própria mente;

    *Você pode não estar "adorando" imagens ou ídolos, mas você pode estar desonrando o Criador ao desrespeitar e ofender seu semelhante por causa das escolhas feitas por ele.
    REFLEXÃO: Você pode não carregar imagem de "santo(a)" na sua carteira, mas você pode estar carregando imagem de alguém da sua família; você pode não ter uma imagem de um santo(a) em um quadro na sua sala, mas você pode ter uma imagem de um familiar pendurado nela; você pode não ter uma "estatueta" de um santo(a) sobre um móvel, mas você pode ter uma estatueta de cachorrinho ou gatinho sobre algum lugar.
    Um conselho, pare simplesmente de condenar as pessoas pelo que elas tem (quem condena alguém, se auto-condena também).
    A questão não é "ter" algo, mas o "porque" se tem, e então, cada um que avalie a própria vida, e veja o "porque" tem ou deixa de ter algo.
    Pois, é comum observar algumas pessoas condenando outras pessoas pertencentes à instituição religiosa que faz o uso de "imagens", mas andam tendo as mesmas praticas que elas, porém, com personagens diferentes. Se você afirmar que uma pessoa, pelo simples fato dela ter uma "imagem", ela vai para o "inferno" ou que ela não ama a Deus como convém, logo, se você tiver uma "imagem", também poderão afirmar que você vai para o "inferno" e que não ama a Deus como convém também (Mateus 7:1 ao 5 e 12).
    E só pra constar, imagem e ídolo vai muito além do que andam ensinando por aí. Muitos tem honrando mais a criatura (pessoas, inclusive pastores, cooperadores, anciões, missionários, obreiros, animais e etc) do que o próprio Criador (Romanos 1:25).
    Então, é melhor parar de perder tempo incitando o ódio, condenando e zombando das "pessoas", e tão somente vamos investir o nosso tempo em falar do Verdadeiro Evangelho de Cristo, que consiste no Amor Fraterno, Respeito, Perdão, Arrependimento e Santificação (e mais que sermos ouvintes, vamos todos nós sermos praticantes = Tiago 1:21 ao 27).
    Até porque, homem algum é capacitado por Deus para afirmar o que há no coração de outrem (Provérbios 16:2 / I Samuel 16:7 / Jeremias 17:10), e Deus não necessita que homem algum O defenda (Jó 22:2-3 / Atos 17:24-25), e que tampouco saia testificando de outro homem á Ele (João 2:24-25 / Hebreus 4:12-13). Poderemos nós afirmar de fato, o que há no coração de outro homem?

    ResponderExcluir
  4. Amar o Criador e Amar o próximo como a ti mesmo (Êxodo 20:1 ao 5 / Mateus 22:34 ao 40 / I Timóteo 2:5). As pessoas observando o exemplo de Cristo, lendo e examinando as Escrituras, que avaliem a própria consciência, escolha, conduta, a própria vida.

    ...

    Resumindo, podemos não estar fazendo determinadas coisas, mas podemos estar fazendo outras tantas por aí, e então, observamos que não somos melhores que ninguém, e estamos todos aqui para fazermos uma escolha, para aprendermos a transcender o espírito, e chegar na perfeição recomendada por Deus (Mateus 5:48 / Efésios 5:1 / I Pedro 1:15-16 / Levítico 19:2).
    Deus não dá gravidade aos erros, somos nós seres humanos que aprendemos a dar desde que nascemos neste mundo, e assim, acabamos criando "brechas" em nossa mente, para podermos condenar pessoas ou nos achar melhores que elas em algo.

    Basta mostrar o caminho Cristo, e a partir daí, compete a cada um começar a se refletir no ESPELHO/CRISTO, e ver o que necessita abandonar/descartar, mudar e melhorar (lembrando que, cada escolha vem junto uma renúncia, seja qual escolha for).
    Á NÓS, como dantes relatado, compete apenas seguir as seguintes recomendações: Mateus 11:29 / João 5:39 / Hebreus 3:13 / Mateus 20:26 ao 28 / I Pedro 3:15 / Colossenses 3:12 ao 16 / II Timóteo 2:24 ao 26 e etc.

    I Corintios 13 / Hebreus 13:1 (Amém)

    EMANUEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Michelle!

      Muito edificante seus comentários!!! Que Deus possa continuar nos guiando e conduzindo somente na Verdade => João 14:6

      Excluir
  5. Ok Michelle teus comentários são polidos e politicos,as referências Biblicas colocadas por voce incorrem em ERROS " Dantescos " demonstrando a tua falta de Conhecinento para situar seu discurso. Porque a Citação do Pentateuco para demonstrar algo que se voce entendesse iria ver que na Mensagem dos Apistolos ( e é a essa que voce devia se referir) há situações que nos cabe olhar com mais atenção pois elas são de fato e de direito a nós endereçadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite meu irmao(a).
      Agradeço primeiramente seu comentário e atenção.
      Meu texto reflete justamente oque eu aprendi de Cristo e o que meus olhos teem visto, mas por gentileza, reparta oque você tem aprendido de Cristo e oque teus olhos tem visto. Será um prazer á mim.
      E embora você não concorde com o texto que reparti, continuarei seguindo oque o Mestre tem me ensinado, pois sei bem de quem tenho aprendido (II Timóteo 3:14 ao 17 - II Corintios 4:13). E entenda uma questão, sua opinião pessoal quanto ao meu texto é pessoal, logo, ela é sua e não a opinião de uma nação, sendo assim, que cada um lendo e examinando meu texto, que julgue por si só se é edificante á própria alma ou não, pois á mim compete apenas repartir oque tenho aprendido de Cristo, e seguir exercendo o amor e respeito para com todos.
      FOrte abraço amigo, e aguardo ansiosa para ler oque tens para repartir comigo (I Tessalonicenses 5:11 / Hebreus 3:13 ao 15 / Joao 13:34-35). CRisto é nosso espelho, e bem-aventurados são aqueles que se refletem Nele.

      Excluir