sábado, 14 de janeiro de 2017

A Verdadeira Forma de Orar

  Caro leitor, quem de nós nunca ouviu a frase "ora por fulano que está enfermo!"; ou então "ora por mim porque estou passando por tal processo!"? Além disso, quem de nós não já presenciou aqueles movimentos de oração tumultuadores que as religiões/instituições religiosas amam demonstrar para as pessoas só para aparentar uma falsa comunhão com o Pai? Pois bem, já presenciei muitas coisas; assim como já errei muito no quesito de oração por dar ouvidos para cegos espirituais. O pior de tudo é que não bastava os cegos espirituais ensinarem errado, eles, como sempre, usavam das Escrituras para dar base nas mentiras deles; colocando, dessa forma, fardos pesados nas ovelhas na qual nem mesmo eles conseguiam carregar. Porém, agora que estamos aprendendo com a Verdade (vide João 14:6), vamos analisar algumas passagens para compreender a verdadeira forma de orar:

  "Orai sem cessar." (I Tessalonicenses 5:17)

  Podemos observar nas Escrituras que uma mesma palavra tem vários significados, e não é diferente com a palavra orar. Em outras palavras e para quem não sabe, o verbo "orar" também significa "discursar/falar publicamente" (vide Significado da palavra "orar").
  
  Se observarmos o livro de Mateus 6:5-13, Cristo nos ensinou a oração que devemos fazer ao Pai (vide Exortação de Mateus 6:5 ao 13), e podemos constatar que em nenhum momento o Mestre fala que para conversarmos com o Pai precisamos estar, literalmente, de joelhos no chão ou em pé; mas podemos notar em Mateus 6:5 que o Salvador deixa bem claro que quando vamos elevar nossa mente ao Pai em hipótese alguma alguém deve saber; pois jamais devemos chamar a atenção de alguém quando vamos conversar com Deus. Então boa coisa é não expormos para outras pessoas aquilo que falamos com nosso Pai, pois Deus é nosso Marido (vide Isaías 54:5 / II Coríntios 11:2), e quando se trata de nossas intimidades com nosso Marido ninguém deve participar, pois a intimidade com o Marido é algo exclusivamente particular

  Logo, não convém ninguém saber quando e o que falamos com o Eterno, pois isso é algo que fica exclusivamente entre a pessoa e Deus. Por isso que somos orientados a entrar no aposento (manter a comunhão no nosso íntimo/mente/coração) mantendo a porta (que significa a boca e os ouvidos) fechada; ou seja, quando elevamos nossa mente ao Altíssimo não devemos emitir som algum com nossos lábios quando estamos próximos de alguém e também devemos deixar de usarmos nossos ouvidos para prestar atenção nos barulhos e falatórios que muitas das vezes estão a nossa volta. 

  Agora, quando recebemos a recomendação de "orar sem cessar e/ou orar por algum doente", isso significa que devemos falar/conversar/discursar diretamente com a pessoa em questão sobre a Verdade. Igualmente, devemos ir até a alma abatida e falar da Verdade/Cristo para ela, caso ela queira ouvir. Outrossim, devemos anunciar o verdadeiro Evangelho para que a pessoa em questão possa vir para a Luz e aprender de Cristo (vide Mateus 11:29 / A Importância de Cristo / Explicação acerca do que é o Evangelho), pois quando passamos a conhecer a Verdade/Cristo, consequentemente temos a oportunidade de mudar. 

  A recomendação de "orar sem cessar" também significa que sempre devemos estar com nossa mente em constante meditação com a Palavra de Deus, a saber, Cristo (vide Salmos 1:2); pois agindo dessa forma conseguimos nos manter sujeitos a Deus (vide Tiago 4:7), e através de tal sujeição conseguimos resistir ao diabo e suas tentações assim como Jesus Cristo resistiu (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa).

  Quando fala em Filipenses 2:10 que: "Todo o joelho há de se dobrar ao nome de Jesus", isso vai muito além de ficar plantado com os joelhos físicos no chão (até porque se formos pegar esta passagem na letra, por exemplo, podemos afirmar que nenhum cadeirante, tetraplégico ou quem tem pernas amputadas poderá prestar reverência à Deus/Cristo, pois o mesmo não pode se ajoelhar). Todavia, a expressão "joelhos dobrados" significa "REVERÊNCIA; RESPEITO; HUMILHAR-SE/SUBMETER-SE" (vide Significado da expressão "dobrar os joelhos"); ou seja, toda criatura no céu, na terra e debaixo da terra ao ouvir o Nome de Deus/Cristo Jesus, isto é, ao ouvir falar da Palavra de Deus Espiritual, deve demonstrar REVERÊNCIA E RESPEITOdeve se humilhar/submeter-se ao Senhor com arrependimento sincero na alma (vide Tiago 4:8-10 / Significado da palavra "humilhação")

  Sendo assim, todos devem aprender a tratar dos assuntos pertinentes a Deus com SERIEDADE; e como Deus nos observa 24 horas por dia, convém mostrar reverência, respeito e humilhação/submissão ao Pai durante às 24 horas por dia também. Logo, devemos procurar orar (falar/discursar) constantemente do Evangelho para nós mesmos e para aqueles que cruzam nossa vida, para que todos possam vir para a Luz. Também devemos honrar o Pai (Deus) e a Mãe (Palavra) constantemente (seja na rua, sozinho em casa, no trabalho, no transporte público e particular, no celular, etc.); então devemos mostrar reverência no pensar, intencionar, falar, agir e vestir, até porque nós somos o templo de Deus (vide A Verdadeira Igreja de Deus) e o Espírito Santo tem que habitar dentro de nós vivificado. 

  Resumindo, devemos procurar manter nosso templo/corpo limpo, sóbrio e adornado interiormente (vide O que é ser sóbrio?), pois quando estamos bem por dentro automaticamente o exterior se torna consequência, já que a verdadeira Luz resplandece de dentro para fora; é refletida através de nossas palavras e atitudes, afinal, é de bom tom procurar praticar aquilo que é falado para que nosso comportamento venha ser igual ao do Mestre/Cristo. E para que nosso comportamento seja igual ao Dele consequentemente nossas palavras devem se igualar às Palavras Dele (vide A Língua)

   "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados." (Tiago 5:14-16).

  👉 NOTA: A palavra ungir significa: purificar, corrigir, melhorar, repassar com doçura (vide Significado da palavra "ungir").

  Ora, se alguém está doente, desanimado ou até mesmo morto espiritualmente, convém chamar os presbíteros (que simboliza aqueles que estão a mais tempo aprendendo de Cristo Jesus - vide O Que é um Ancião, Presbítero, Bispo ou Diácono nas Escrituras?) da igreja (a igreja simboliza uma pessoa em Cristo e/ou um grupo de pessoas ligadas na mesma Fé, a saber, Cristo/Vida Eterna - vide A Igreja de Deus) para orar (que significa conversar/discursar) com o doente; ungindo-o (repassando com doçura) o azeite (que significa FÉ, onde a palavra da fé que foi pregada a nós é Cristo e Suas Palavras - vide Romanos 10:8-9 / O Que é a Fé?) em nome do Senhor (que significa que devemos agir como Cristo Jesus agiu, pois Ele é nosso Senhor). E esta oração (discurso) SALVARÁ (AUXILIARÁ) o doente e o Senhor o levantará (vide Efésios 5:14 / Ressurreição). Além disso, se o doente tiver algum pecado tudo será perdoado, porque o doente será uma nova criatura em Cristo (vide II Coríntios 5:17 / Atos 17:30 / Batismo).

  De certo, tudo que contém nas Escrituras têm um sentido espiritual, inclusive doenças e mortes; aliás, como Deus é Pai de espíritos e Ele mesmo diz que a carne para nada aproveita (vide Aos Hebreus 12:9 / João 6:63), não tem cabimento algum Ele nos orientar a exercermos alguma prática para salvar e/ou beneficiar uma carne que não é eterna. Em outras palavras, não tem cabimento algum Deus fazer algo para salvar e/ou beneficiar uma carne, até porque Ele não faz acepção de pessoas (vide Romanos 2:11 / Deuteronômio 10:17 / Tiago 2:1-13); logo, por que Ele faria algo material/carnal para uns e para outros não? O Pai da Verdade não semeia a inveja e confusão em ninguém; pelo contrário, quem semeia a inveja e confusão é o diabo, pois ele faz prodígios e maravilhas carnais para uns e para outros não a fim de semear a acepção de pessoas, contenda e confusão no coração de cada um que ainda não está alicerçado na Verdade/Cristo. 

  Contudo, Deus beneficia e salva almas/espíritos através da Palavra Dele (Cristo), pois quem aprende de Cristo consequentemente aprende a viver neste Planeta suportando as adversidades daqui sem murmurar, reclamar, maldizer ou até mesmo lamentar (vide O que é ser forte?).

  "Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus, porque Deus está nos céus e tu estás sobre a terra, pelo que sejam poucas as tuas palavras. " (Eclesiastes 5:1-2)

  Caro leitor, nós somos o templo de Deus (vide I Coríntios 3:16 / II Coríntios 6:16), logo, somos a casa Dele também (vide Hebreus 3:6); então a expressão "guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal" significa que quando estivermos diante de uma pessoa, antes de nos precipitarmos para abrir a boca e sair falando algo que nossa carne acha que é certo, primeiro devemos ouvir o que a pessoa tem para dizer; devemos prestar atenção em cada palavra que é reportado para nós, para que assim possamos analisar se tem ou não coerência com Cristo/Verdade/Deus. Se algo não tiver coerência com a Verdade, após o discurso da outra pessoa nós transmitimos a Verdade com mansidão (paciência), para que ambos os templos/pessoas possam se edificar e aprender juntos. 

  Em vista disso, somos orientados a transmitir poucas palavras; ou seja, convém transmitir só aquilo que tem base e coerência com o verdadeiro Cristo. Logo, em hipótese alguma convém compartilhar nossa opinião pessoal/carnal, pois o que nossa carne pensa não vale nada. Portanto, que nossas palavras sejam poucas e tão somente com base em Cristo, pois nossa carne é má; mas se nosso espírito estiver em concordância com o Espírito Santo tudo se fará novo e bom. 

  Enfim, mediante o conteúdo ofertado, conclui-se que se vermos alguém com algum problema e este alguém quiser nos escutar, convém orar da forma correta tão somente com base na Verdade (vide João 14:6), para que esta pessoa possa ressuscitar com Cristo e se tornar uma nova criatura (vide Colossenses 3 / II Coríntios 5:17 / Ressurreição). Resumindo: "Se alguém falar, fale segundo às palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém" (I Pedro 4:11).

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 Jesus Cristo.


👉 O ÓSCULO SANTO 👈

👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....


OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: A VERDADEIRA FORMA DE ORAR.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

2 comentários:

  1. Amiga Natália, ao ler sobre o seu link na postagem sobre igrejas, orações, etc, do qual você passou para o Rene, não pude deixar de dar uma olhada e mais uma vez e para mais uma pessoa digo para tomar cuidado com o que se acredita. Devemos não só ler versículos que gostamos sobre o assunto e sim a sua totalidade, para então chegarmos à Verdade da Palavra de Deus, esta que não pode ser chamada de mãe, como mencionou o texto acima. A Palavra de Deus é o próprio Jesus Cristo.
    Em 2 Co 4-3 diz: Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto; é para os que se perdem que ainda está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não se lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Em Atos 1-13 e 14 = Qdo ali entraram subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote e Judas, filho de Tiago. 14 = "Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus e com os irmãos dele. Este é só um exemplo e no N.T., há outros versículos sobre oração em conjunto com outros irmãos na igreja e não somente isolado como tentaram passar no texto. Li seu comentário e te digo que ainda falta abrir o coração com humildade perante a face de Deus. Muitos hoje querem pregar um outro evangelho, um evangelho de facilidades e conforto, mas não é por aí. Jesus disse: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão (a), primeiramente grata pela sua atenção e tempo disponibilizado ^^

      Li seu comentário, e digo que não procuro versos ao qual gosto, mas procuro aprender dos Escritos em geral comparando tudo com o Cristo de maneira espiritual, não na velhice da letra, mas no Espírito (vide II Corintios 3:6 / Romanos 2:28-29 / João 4:22 ao 24). E sim, o Cristo é a Palavra de Deus, Ele é nossa Mãe, Ele é nosso Guia, Ele é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna (vide I João 5:20).

      Pelo teor de seu comentário, pude perceber que você ainda enxerga determinados pontos com base em uma natureza humana, porém, em II Coríntios 5:16 diz para não conhecermos ninguém, inclusive o próprio Cristo, segundo a carne, e isso significa que temos que conhecer aquilo que lemos de maneira espiritual, e não carnal, e na linguagem do espírito Cristo também é conhecido como nossa Mãe, afinal, como você mesmo confessou, Ele é a Palavra de Deus, e Deus é o Pai e Sua Palavra é nossa Mãe (vide Gálatas 4:26 / João 3:31 / João 8:23) ^^.

      Com relação a passagem de Atos 1:13-14, não vou negar que vejo o verso 13 com outros olhos, ainda mais sabendo que cada nome relatado traz um significado esplendido por trás, todavia, falando do verso 14 de maneira básica, a perseverança em orações e súplicas é justamente a perseverança na comunicação, na confissão da Palavra de Deus, e isso me remete a passagem de Hebreus 13:15-16 =D

      Com relação ao pregar um outro Evangelho, este não é o meu caso, pois o que anuncio é o Evangelho genuíno, o Evangelho do Cristo, o Evangelho que resume TUDO no mandamento abaixo:

      "O meu mandamento é este: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI" (João 15:12)

      As coisas nas Escrituras são simples quando lidas de maneira espiritual, pois a linguagem espiritual nos ensina a jejuar da mentira, jejuar do nosso "eu" para se viver o "Eu" do Cristo; a linguagem espiritual nos ensina a não se atentar em rituais materializados e em imagens que promovem o engano e a idolatria (lembrando que tudo é imagem, tudo é ídolo, e o problema é quando ocorre a idolatria...); a linguagem espiritual nos ensina que antes de querermos sair de casa para "consertar um planeta", devemos aprender a nos consertar já que nós somos a casa (vide Hebreus 3:6), devemos aprender a ajudar as pessoas que de fato estão próximas de nós antes de querer ajudar quem está do outro lado do planeta, afinal, muitos abandonam os próprios familiares com a brecha de ir "orar" em conjunto com outros irmãos dentro de um lugar denominado por homens como "igreja".

      De fato, qualquer um que quiser seguir o Cristo deve negar a si mesmo, tomar a própria cruz e segui-Lo, e sabe que cruz é está? É a nossa própria carne! Não é em vão que a Escritura diz:

      "E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5:24)

      Portanto, de fato, se alguém quiser is após o Cristo, tal pessoa deve negar a si mesma, deve primeiramente se auto-crucificar em vida, para assim seguir os passos do Mestre, para assim reportar os ensinamentos Dele que são totalmente espirituais (vide João 6:63).

      Que possamos continuar orando uns com os outros sem fazer acepção de pessoas, sem abandonar os que convivem dentro da mesma casa que nós. Que possamos mortificar nossa própria carne ainda em vida, para que o Evangelho do Cristo Puro e Genuíno se faça presente na nossa vida e no nosso cotidiano, começando dentro do nosso próprio lar. Que possamos manter a Oração com o Pai em nosso íntimo, pois aquilo que falamos com o Marido/Deus/Cristo é particular de cada um, ninguém precisa ver e muito menos ouvir tais intimidades (vide Mateus 6:6).

      Sou extremamente grata pela sua atenção e receptividade!!!!!!!

      Excluir