sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Exortação de I Coríntios 14: Línguas Estranhas e Ordem no Culto

  Caro leitor, nesta postagem estarei repartindo o trecho de "I Coríntios capítulo 14". Assim, segue abaixo essa passagem e logo em seguida estará a exortação de cada verso. 

 "1 - Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 
  2 - Porque o que fala em língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
 3 - Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
  4 - O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
 5 - E eu quero que todos vós faleis em línguas estranha, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
 6 - E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas estranhas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
 7 - Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
  8 - Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
 9 - Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar.
 10 - Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
 11 - Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
 12 - Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
 13 - Por isso, o que fala em língua estranha, ore para que a possa interpretar.
 14 - Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
 15 - Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
 16 - De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o "Amém", sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
 17 - Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
 18 - Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
 19 - Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua estranha.
 20 - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
 21 - Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
 22 - De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
 23 - Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
 24 - Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
 25 - E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
 26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
 27 - E, se alguém falar em língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
 28 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
 29 - E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
 30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
 31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
 32 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
 33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
 34 - As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
 35 - E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
 36 - Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
 37 - Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
  38 - Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
  39 - Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
 40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. "(I Coríntios 14:1-40)

  Agora, a seguir segue a exortação de cada verso seguido de sua passagem original:

  "1 - Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." 

  Se analisarmos a passagem de I Coríntios 13:13 veremos que o maior e primordial dom que alguém possa ter dentro de si é o Amor/Caridade, pois quem tem esse dom automaticamente tem o Cristo formado dentro de si, pois Ele é o Autor da Graça e Amor (vide João 1:17). Em vista disso e analisando este verso 1 de I Coríntios 14, é evidente que somos instruídos a continuar seguindo/acompanhando o Amor (vide A Verdadeira Forma de Amar), então somos instruídos a permanecer na Caridade, porém, devemos procurar com zelo/cuidado os dons espirituais (vide I Coríntios 12:1-11 / I Coríntios 1:7 / Colossenses 3:1-4), principalmente o dom de profetizar. Ou seja, ainda que tenhamos conosco algum outro dom espiritual ou até mesmo o de profetizar, temos que exercê-lo com Amor, para que assim aqueles que nos ouvem possam se edificar. 

  Na postagem deste blog denominada "Os Profetas" (vide Os Profetas), em um dado momento expus a exortação dos dons espirituais relatados no trecho de I Coríntios 12:1-11; e agora estarei explicando um pouco sobre o dom de profetizar. 

  Em resumo e para quem não sabe, a palavra "profetizar" também significa "disseminar"; e o verbo "disseminar" tem sentido de "divulgar; fazer com que algo se torne conhecido de modo abrangente; semear; espalhar". Ou seja, quem tem o dom de "profetizar" tem a facilidade de fazer com que a Palavra de Deus - Ensinos de Cristo Jesus e tudo que corrobora com Este - se espalhe para todos. 

  Se analisarmos o Verbo Divino, veremos que Ele nos alerta em Lucas 16:16 que "a lei e os profetas duraram até João Batista"(vide Os Profetas / A Lei ), então os profetas, no caso, se findaram em João Batista; dessa forma, as verdadeiras e reais profecias se findaram nele também, pois a lei e os profetas já anunciavam a vinda de Cristo/Messias em carne (vide Deuteronômio 18:15 /  João 5:46 / Isaías 9:1 ao 7 / Mateus 4:12 ao 17 / Isaías 11 / Isaías 28:16 / Aos Efésios 2:20 / Isaías 42 / Isaías 52 / Isaías 53 / Isaías 61 / Lucas 4:14 ao 21 / Malaquias 4:5 e 6 / Isaías 40:3 / Mateus 3:1 ao 3 / Mateus 11:7 ao 15 / A Profecia), e Ele - Cristo - já veio para este Mundo em carne, ossos e sangue; Ele já nos deixou Seus ensinamentos que podem ser encontrados em diversas Escrituras. Logo, agora não tem desculpa para permanecermos no pecado (vide João 15:22)Assim, basta seguirmos a recomendação que o Mestre nos deu em João 5:39 que o resto o Espírito Santo nos esclarece (vide I João 2:27)

  Resumindo, já que as verdadeiras profecias se encontram nas Escrituras e quem nos esclarece elas é o Espírito Santo de Deus, subentendemos que aqueles que tem consigo o dom de "profetizar" apenas se disponibilizam para propagar aquilo que nosso Pai nos esclarece que contém em diversos Livros a fim de que todos venham ao conhecimento da Verdade, a saber, Cristo Jesus (vide I Timóteo 2:4 / João 14:6), porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia (vide Apocalipse 19:10 / A Profecia).

  "2 - Porque o que fala em língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios."

  Para quem não sabe, o falar em "língua estranha" significa que a pessoa compreende os mistérios contidos nas Escrituras; significa a Linguagem (Interpretação) Espiritual; significa a Fala Sábia. E quanto mais uma pessoa fala a respeito desses mistérios, quanto mais ela fala palavras espirituais e sábias, mais ela está falando com Deus, porque "os que administram o que é sagrado comem o que é do templo, e os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar" (vide I Coríntios 9:13)

  Em outras palavras, se nós somos o templo de Deus e se a Palavra de Dele habita dentro de nós (vide A Verdadeira Igreja de Deus), então somos nós que administramos essa Palavra; por conseguinte, ao reportá-La/reparti-La para alguém nós também comemos Dela, ou seja, nosso espírito também se alimenta daquilo que sai da nossa própria boca. Sendo assim, quanto mais nós nos achegamos a Deus (Altar), mais nós participamos das aflições e da glória de Cristo Jesus. E quanto mais falamos dos mistérios e do sentido espiritual contidos nas Escrituras, mais nós conversamos com nosso Pai. Resumindo, quem fala a língua estranha fala a língua dos espíritos, e como Deus é Pai dos espíritos (vide Hebreus 12:9), automaticamente ao falarmos a Língua Espiritual nós estamos nos comunicando com Deus diretamente. 

  Entretanto, quem fala a língua estranha não consegue falar com os homens, porque os homens ainda são mortais, isto é, eles ainda estão sendo guiados pelo conhecimento humano; como resultado, ainda estão andando pela carne. Em outras palavras, os homens que ainda não mortificaram a própria carne ainda em vida para ressuscitarem com Cristo e consequentemente deixarem de viver na mentira não compreendem a língua estranha (vide Ressurreição), pois a Linguagem Espiritual está encoberta para aqueles que ainda não estão andando em Espírito (vide João 8:43-45 / Colossenses 3:1-17 / Jó 28:21 / Gálatas 5:16-26). 

  Sendo assim, se nós falamos a Língua Estranha sem que haja uma interpretação não estaremos edificando as pessoas/igreja (vide A Igreja de Deus), porque para se falar uma Linguagem Espiritual com alguém que ainda é menino no entendimento é necessário a interpretação de tal Língua.

  "3 - Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação."

  Ou seja, se alguém fala em língua estranha, se alguém consegue entender os mistérios e o sentido espiritual das palavras contidas nas Escrituras mas ainda não consegue interpretá-las, transmiti-las e/ou explicá-las para outras pessoas, e se não houver pessoas presente no ajuntamento com o dom da interpretação para discernir a linguagem que estará sendo pronunciada, então aquele que fala em língua estranha deve guardar para si próprio tal língua e permanecer no Amor, transmitindo palavras proveniente do Amor Fraternal para que outras pessoas se edifiquem espiritualmente e aprendam a conduzir a própria vida sem fazer mal ao próximo (vide Conduzindo a Própria Vida)

  Por outro lado, aquele que tem o dom de profetizar consegue conversar com outras pessoas, porquanto saberá explicar, exortar e consolar os homens ao distribuir/espalhar/semear as Palavras de Cristo Jesus, pois Ele é a Palavra de Deus (vide João 1:1-14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13). Em síntese, quem possuí o dom de profetizar tem a facilidade de explicar aquilo que contém escrito nas Escrituras para que todos quanto estejam atentos possam se edificar e ressuscitar espiritualmente (vide Explicação Acerca da Ressurreição). A propósito, vale lembrar que tudo deve ser feito com amor, mansidão e paciência (vide II Timóteo 2:24-26).

 "4 - O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja."

  Aquele que compreende os mistérios e o sentido espiritual contidos nas Escrituras, a saber, Cristo (vide Colossenses 1:26-29 / Colossenses 2:2-3), edifica a si mesmo, pois vê os Céus abertos para si e, desse modo, está intimamente ligado na Lei do Criador. Porém, quando ele ainda não sabe interpretar/transmitir para outras pessoas aquilo que aprendeu, então, como já foi dito, tal edificação só permanece com ele já que só ele compreende a língua estranha. 

  Em contrapartida, aquele que profetiza consegue edificar outras pessoas/igreja, pois sabe exortar e distribuir com clareza aquilo que o Espírito Santo lhe ensinou, para que assim os mais nobres/generosos/receptivos possam estar examinando nos Livros o fundamento de cada item compartilhado (vide Atos 17:11).

 "5 - E eu quero que todos vós faleis em línguas estranhas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação."

  Deus, através do apóstolo Paulo, diz que gostaria que todos falassem em língua estranha, Ele amaria que todos compreendessem Seus mistérios, a saber, Cristo em nós (vide Colossenses 1:26-29 / Colossenses 2:2-3), então Ele gostaria que todos já tivessem passado pela primeira ressurreição para que assim deixasse de viver na mentira e passasse a compreender, falar e a viver a língua espiritual (vide Ressurreição). Porém, Ele também gostaria que todos quanto compreendem a Linguagem Espiritual soubessem interpretá-la, para que assim todos obtivessem uma excelente e perfeita edificação espiritual. 

  Todavia, como ainda existem muitos mortos espirituais espalhados neste Plano, e como nem todos que compreendem a linguagem espiritual sabem interpretar essa língua, boa coisa é que todos pelo menos se esforcem para adquirir/aflorar o dom de profetizar, para que através deste cada um de nós possa transmitir/distribuir aos nossos próximos as palavras de Cristo Jesus com o intuito de aprendermos a amarmos uns aos outros de forma fraternal (vide A Verdadeira Forma de Amar); e também para que todos que crerem possam ser batizados/transformados/ressuscitados e consequentemente serem salvos das mentiras que predominam no sistema religioso, capitalista e consumista, pois Deus se agrada da prática da comunicação e da beneficência (vide Hebreus 13:16 / Como Louvar a Deus).

  "6 - E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas estranhas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?"

  Neste verso, Paulo quer dizer que não teria proveito algum se ele fosse se reportar às pessoas - neste caso àquelas que estava em Corinto - com línguas estranhas, a não ser que ele às interpretasse usando como base uma revelação dada por Deus ou então algo pertinente a profecia, doutrina ou ciência/conhecimento/estudo das Escrituras. 

  Em outras palavras, aprendemos neste verso que se formos transmitir para alguém alguma língua estranha (interpretação espiritual), que façamos isso com clareza e/ou com base naquilo que Deus nos disponibilizar através da ciência, profecia ou da doutrina contida nas Escrituras, a saber, a Piedade (vide A Doutrina de Deus)

  Em acréscimo, para tornar mais compreensível esse assunto Paulo disponibiliza alguns exemplos nos versos 7, 8 e 9 para confirmar a importância da interpretação em relação as línguas estranhas:

 "7 - Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? 8 - Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 9 - Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar."

  Em resumo, assim como cada item inanimado tem um som legível para que se possa reconhecê-lo, da mesma forma aqueles que se propõem a falar algo para alguém devem reportar palavras inteligíveis. Ou seja, as palavras transmitidas devem ser claras e de fácil compreensão para que se possa compreendê-las ao fazer um bom uso da lógica e da inteligência. 

  Caso o contrário, se nossas palavras não forem inteligíveis, como alguém entenderá o que estaremos querendo dizer? Dessa forma, se as nossas palavras não forem claras, automaticamente ninguém nos compreenderá e será como se estivéssemos falando com o ar.

 "10 - Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. 11 - Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. 12 - Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja."

  Como é possível constatar, os versos acima dão continuidade na explicação dos versos 7, 8 e 9, e de acordo com o conteúdo partilhado, aprendemos que no Mundo também há vários tipos de vozes, ou seja, existem vários tipos de pessoas e nenhuma delas devem ser ignoradas, pois cada uma é um templo de Deus. Sendo assim, por menor que a pessoa "aparente" ser, ela tem um valor grande e significativo no Corpo de Cristo (vide I Coríntios 12). 

  Também aprendemos que se ignorarmos o sentido da voz estaremos sendo bárbaros quanto a pessoa em quem estamos nos reportando, consequentemente a outra pessoa também será bárbara conosco caso ela ainda não tenha aprendido o fundamento de Cristo, a saber, o Amor (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Em outros termos, se ignoramos o sentido da voz automaticamente ignoramos o autor da voz, logo, estaremos ignorando/desprezando uma pessoa, e isso não é algo agradável de se fazer, pois além de corrermos o risco de sermos desprezados pela pessoa ignorada, também estaremos entristecendo nosso Criador, visto que todos nós fomos criados à imagem e semelhança Dele (vide Gênesis 1:27). Além disso, cada um de nós é um templo de Deus (vide I Coríntios 3:16 / I Coríntios 6:19 / II Coríntios 6:16), e ainda que existam templos que não tem dentro de si o Espírito Sagrado vivificado, nós não temos o direito de desprezar, maltratar, zombar e ofender nenhum deles, pois isso é uma ofensa/ultraje ao Criador (vide Provérbios 17:5 / I João 4:20-21). 

  Sendo assim, somos instruídos no verso 12 a abundar nos dons espirituais (Palavra de Sabedoria; Palavra da Ciência; Fé; Cura; Operação de maravilhas; Profecia; Discernimento de espíritos; Variedade de línguas; Interpretação das línguas - vide I Coríntios 12:1-11 / Explicação Acerca dos Profetas e dos Dons Espirituais); somos instruídos a permanecer nos Frutos do Espírito, tais como: amor, paz, autodomínio, continência, tolerância, mansidão, temperança, bondade, alegria,  fé (vide Hebreus 11:1 / O que é a Fé?), longanimidade; pois esses Frutos são a manifestação das obras pertinentes ao Espírito Sagrado (vide Gálatas 5:22 / A Obra de Deus / A Fé sem Obras é Morta / Explicação Acerca das Obras da Carne e dos Frutos do Espírito)

  Portanto, se abundarmos nesses dons espirituais as pessoas (igrejas) que nos ouvirem poderão se edificar espiritualmente e consequentemente, se elas crerem, poderão ser salvas da mentira assim como nós, os que cremos em Cristo, fomos/somos salvos (vide I Timóteo 4:16 / I Coríntios 1:18).

  "13 - Por isso, o que fala em língua estranha, ore para que a possa interpretar."

  Resumindo, se alguém compreende e fala a linguagem espiritual então que este ore/fale com Deus no seu particular para que Ele o ajude a interpretar tal língua (vide A Verdadeira Forma de Orar), e/ou que tal pessoa ore/fale uma única vez a língua estranha para quem estiver próximo dela para que, se houver alguém capaz de interpretar o que estará sendo pronunciado, que o indivíduo possuidor do dom de interpretação explique às demais pessoas o que a língua estranha significa.

  "14 - Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. 15 - Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento."

  Ou seja, se falarmos a linguagem espiritual nosso espírito fala muito bem, porém, o entendimento fica sem fruto; em outras palavras, se falamos a linguagem espiritual estaremos discursando muito bem diante daqueles que já passaram pela primeira ressurreição; contudo, aqueles que ainda estão mortos espiritualmente ficarão sem entender o que estamos falando, pois nossa oração/discurso não foi seguido de interpretação. 

  Sendo assim, observamos no verso 15 que devemos orar/falar com a linguagem espiritual seguida de um entendimento; devemos cantar/argumentar/emitir palavras harmoniosas e espirituais seguidas de compreensão, para que assim as pessoas/igrejas possam se edificar conosco (vide A Verdadeira Forma de Orar). Agindo dessa forma estaremos exercendo a Santa Ceia com maestria (vide A Verdadeira Santa Ceia).

  "16 - De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o "Amém", sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?"

  Em síntese, se não exercermos a recomendação do verso 9 e 15, como aqueles que ocupam o lugar de indoutos (ignorantes) poderão selar com o "Amém" a nossa ação de graças se não há a interpretação daquilo que estamos transmitindo? Igualmente, como as pessoas ignorantes/néscias/incultas concordarão com o que estamos falando se não houver a interpretação/explicação da linguagem espiritual que está sendo transmitida? 

  Sendo assim, se nós não compreendemos algo de maneira nenhuma devemos dizer a palavra "Amém", pois além dessa palavra significar "Que Assim Seja", ela também quer dizer que afirmamos que Cristo Jesus - os Ensinos Dele - estão em conformidade com o que está sendo dito, afinal, Cristo Jesus é o Amém segundo as Escrituras (vide Apocalipse 3:14 / Apocalipse 1:5 e 8)Portanto, não convém dizer "Amém" para aquilo que não compreendemos e entendemos. Em vista disso, segue a recomendação de Filipenses 3:15 para aqueles que ainda não compreendem algo.

 "17 - Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado." 

  Em síntese, quem fala a linguagem espiritual dá graças a Deus muito bem, pois está falando a língua dos espíritos, transmite a Graça Divina que é Jesus Cristo (vide João 1:17). Todavia, se não há uma interpretação acerca da linguagem repartida, as outras pessoas não são edificadas.

  "18 - Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. "

  Como é possível constatar, neste verso Paulo agradece a Deus por ter consigo tanto a língua estranha/língua dos anjos quanto a língua dos homens; ou seja, Paulo agradece a Deus tanto por conseguir conversar com aqueles que já são espirituais como também com aqueles que ainda são carnais (vide I Coríntios 3), para que todos possam crescer e abundar no conhecimento e graça de Cristo (vide II Pedro 3:18). 

  "19 - Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua estranha."

  Aqui Paulo quer dizer que é mais preferível ele fazer uso de sua própria inteligência (conhecimento que ele tinha das Escrituras, incluindo às leis dadas por Moisés), ao invés de falar inúmeras palavras em língua estranha; pois se a língua estranha não vem seguida de uma interpretação ela não edifica outras pessoas. 

  Sendo assim, quando estamos diante de outras pessoas é preferível transmitir aquilo que possa edificar a alma alheia, para que assim todos possam vir ao conhecimento da Verdade para se libertarem da mentira e, por conseguinte, conduzirem a própria vida com base na Lei Divina - o Amor (vide A Verdadeira Forma de Amar / Conduzindo a Própria Vida).

 "20 - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento."

  Em outras palavras, somos todos orientados a crescer em entendimento; então temos que amadurecer espiritualmente; temos que aprender de Cristo a doutrinar nossas próprias palavras e comportamento (vide Mateus 11:29 / A Importância de Cristo); temos que aprender com o Mestre a exercer o autodomínio. 

  Além disso, como podemos constatar temos que ser meninos na malícia. E o que é a malícia? A malícia é a inclinação para fazer o mal, zombar, escarnecer, enganar, sensualizar, etc. (vide Significado de Malícia); portanto, para tais coisas devemos ser como meninos, isto é, devemos deixar de lado, não devemos dar crédito, não devemos alimentar tais desejos dentro de nós mesmos e nem nas pessoas próximas de nós. Pelo contrário, devemos crescer e abundar no Alimento Espiritual/Racional para que possamos crescer fortificados espiritualmente a fim de praticarmos com maestria o Amor Verdadeiro - a Vontade Divina (vide I Pedro 2:1-3 / A Verdadeira Forma de Amar / A Vontade Divina)

  Infelizmente, tem muitos meninos no entendimento espalhados por aí; tem muita gente se comportando como animais irracionais (vide II Pedro 2:12); tem muita gente praticando e comunicando com as obras pertinentes e destrutivas da carne, as obras infrutuosas das trevas (vide Gálatas 5:19-21 / Efésios 5:3-21 / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26). Além disso, tem muita gente se usando das Escrituras para abrir brechas na mente para permanecer no pecado/erro (vide O Pecado); tem muita gente morta espiritualmente sendo guiada e direcionada por lobos em pele de cordeiro (vide Os Profetas)

  Mas se de fato alguém quiser se tornar um adulto no entendimento, se verdadeiramente alguém quiser conhecer a Verdade para que a Mesma possa lhe libertar, então que este alguém exerça João 5:39, II Coríntios 13:5 e Gálatas 5 que o resto a Unção/Espírito Santo ajudará a compreender (vide I João 2:27).

 "21 - Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor."

  Ou seja, por mais que se fale a língua espiritual interpretada, por mais que se profetize aquilo que contém nas Escrituras, ainda sim haverá aqueles que não vão compreender. E sabe o por quê? Porque tais pessoas são meninos no entendimento e adultos na malícia; tais pessoas ainda estão vivenciando a mentira assim como os judeus da época de Cristo Jesus vivenciavam, porquanto o Mestre falava de maneira legível e clara, mas aqueles que tinham por pai ao diabo, isto é, aqueles que ainda estavam vivenciando as Escrituras na letra sem a guia do Espírito de Deus, aqueles que ainda só buscavam o próprio interesse ao invés de buscar aquilo que é do interesse de Cristo (Filipenses 2:21), tais pessoas não compreendiam as Palavras do Enviado do Eterno; logo, não compreendiam as palavras espirituais porque ainda estavam vivenciando práticas pertinentes a mentira (vide João 8:42-44 / Filipenses 3:18-19). Como resultado, tais pessoas viviam e até hoje há quem viva em adultério perante o Pai (vide O Adultério)

  Portanto, aqueles que ainda estiverem vivenciando a mentira não vão compreender/viver a Verdade, pois para que um líquido seja colocado em um copo é necessário que o copo esteja vazio. Ou seja, para que Cristo habite vivificado em um templo/pessoa é preciso que tal pessoa abandone aquilo que é pertinente a este mundo; então é necessário nascer de novo (vide João 3:3 / Ressurreição).

  Em acréscimo, para quem tiver interesse esta passagem que Paulo citou neste verso 21 se encontra em Isaías 28:11 😏.

  "22 - De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis."

  Em outros termos, as línguas - palavras/interpretações pertinentes a Deus - são um sinal para os que ainda são infiéis (vide O Sinal de Deus), visto que tais pessoas estarão tendo a oportunidade de irem ao encontro de Cristo para que venham despertar e se levantar dos mortos (vide Efésios 5:14)

  Já a profecia é um sinal para os fiéis (vide A Profecia), porquanto eles veem o cumprimento da Palavra de Deus; veem acontecer aquilo que tanto eles creram e propagaram; veem o Reino de Deus/Cristo agindo na vida deles e na vida de todos quanto creem no Deus que é Pai dos espíritos (vide O Reino de Deus). Afinal, a Profecia anunciada pela Lei e pelos Profetas é Jesus Cristo (vide Lucas 16:16 / Deuteronômio 18:15 /  João 5:46 / Isaías 9:1 ao 7 / Mateus 4:12 ao 17 / Isaías 11 / Isaías 28:16 / Aos Efésios 2:20 / Isaías 42 / Isaías 52 / Isaías 53 / Isaías 61 / Lucas 4:14 ao 21 / Malaquias 4:5 e 6 / Isaías 40:3 / Mateus 3:1 ao 3 / Mateus 11:7 ao 15 / Os Profetas / A Lei / A Profecia); e Ela se faz presente na vida daqueles que são fiéis a Ela.

  "23 - Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 24 - Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. 25 - E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."

  Em outros termos, se houver duas ou três pessoas, por exemplo, congregadas/juntas em algum lugar e elas começarem a proclamar às línguas estranhas sem uma interpretação e de repente um infiel (pessoa que não crê em Cristo) ou então um indouto/ignorante ouvir o que estará sendo dito, além de tais pessoas serem tachadas como loucas de forma destrutiva, elas não edificarão ninguém e, consequentemente, os infiéis e indoutos não se convencerão da Verdade; sendo que nós somos recomendados a convencer as pessoas que ainda são contradizentes (vide Tito 1:9). 

  Porém, se duas ou três pessoas, por exemplo, estiverem reunidas em algum lugar e elas estiverem profetizando, isto é, espalhando palavras inteligíveis com base em Cristo/Amor Fraterno (vide A Verdadeira Forma de Amar), e de repente algum infiel ou indouto ouvir ou até mesmo se aproximar para participar da conversa, este infiel/indouto será convencido da Verdade e julgado/observado por todos, transmitindo com seus lábios aquilo que estará no seu coração a fim de adorar a Deus e publicar que verdadeiramente Deus está junto das pessoas que estavam profetizando.

 "26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação."

  Em resumo, quando ocorre um ajuntamento de pessoas cada uma delas tem algo para repartir, seja um salmo que a pessoa leu, seja algo que aprendeu na doutrina de Cristo, a saber, a Piedade (vide A Doutrina de Deus/Cristo), seja uma revelação dada por Deus, seja alguma língua estranha, seja alguma interpretação referente a algum assunto pertinente às Escrituras, etc. Todavia, tudo deve ser transmitido de forma inteligível, com respeito, organização e decentemente para que haja a edificação espiritual de todos.

  "27 - E, se alguém falar em língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 28 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29 - E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 32 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."

  Se durante um ajuntamento de pessoas alguém quiser compartilhar línguas estranhas, que no máximo duas ou três pessoas façam isso e que haja interpretação das mesmas, para que todos quanto estiverem ouvindo possam se edificar. Mas se ninguém que esteja participando do ajuntamento tiver o dom/facilidade de interpretação, então que as línguas estranhas fiquem entre aqueles que a possuem e Deus. E se for para profetizar, que falem dois ou três pessoas, uma por vez, enquanto as demais que estiverem ouvindo julguem o que está saindo da boca de cada um com base naquilo que já aprendeu com Cristo (vide João 7:24), para que assim todos possam se edificar espiritualmente. Caso haja alguma incoerência sendo transmitida, que haja mansidão na repreensão/correção para que todos possam vir ao conhecimento da Verdade e abundarem na prática do Amor Fraterno (vide II Timóteo 2:24-26 / A Verdadeira Forma de Amar)

  Além disso, se for revelado alguma coisa para alguém, que a pessoa que esteja falando dê a vez da palavra para a outra pessoa, para que assim todos possam abundar em conhecimento; porque todos poderão profetizar/distribuir/espalhar aquilo que aprendeu com Deus com o intuito de edificar e consolar a todos. Todavia, tudo deve ser feito com ordem e decência, porque os espíritos dos profetas devem ser submissos aos próprios profetas, ou seja, a pessoa que está profetizando/falando/compartilhando aquilo que aprendeu com Cristo deve ter domínio de si própria, logo, ela deve manter o auto controle para repartir tudo quanto aprendeu de maneira sóbria, inteligível e com bastante clareza (vide O que é ser sóbrio?), para que todos quanto à ouvirem possam se edificar espiritualmente, afinal, Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz em todas às pessoas/igrejas que O possuem dentro de si. 

  Portanto, se alguém julga ter o Espírito de Deus vivificado dentro de si, que tal pessoa aprenda com Cristo Jesus a forma correta de se comportar; porque Ele é manso e humilde de coração, isto é, sempre há Nele a boa intenção de querer resgatar as pessoas da mentira e ignorância (vide Mateus 11:29 / Efésios 5:1 / A Língua).

  "34 - As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 - E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."

   Em resumo, quando fala que "as mulheres devem ficar caladas na igreja", isso significa que quando estivermos conversando com alguém em hipótese alguma devemos deixar nosso lado humano se sobressair; em outras palavras, não convém transmitir palavra/mulher alguma que seja de uma compreensão carnal/ego humano. Sendo assim, que nossa mulher/palavra pessoal/carnal esteja calada, pois a única mulher/palavra que deve ser notória e manifesta a todos é a Mulher/Palavra Sábia

  E quando diz que "para aprender algo deve-se interrogar em casa o marido", isso significa que se ainda estivermos em dúvida em relação a algo no qual estamos compreendendo de uma forma carnal, então devemos - no nosso íntimo - interrogar nosso Marido, a saber, Cristo (vide II Coríntios 11:2 / Isaías 54:5), pois Ele é o Único Esposo capaz de nos ensinar aquilo que tem proveito espiritual (vide I João 2:27 / Filipenses 3:15). 

  Sugiro a leitura do seguinte link para melhor compreensão em relação a "mulher" citada em algumas passagens das Escrituras: A Mulher Nas Escrituras.

  "36 - Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?"

  Em outros termos, a pergunta partilhada quer dizer: "Porventura a palavra de Deus tem seu ponto de partida em vós? Ou fostes vós os únicos que a recebestes?" Ou seja, Deus, através de Paulo, quer dizer que ninguém deve se sentir superior a ninguém só porque profetiza ou fala alguma língua estranha, porque a Palavra Divina não partiu de uma única pessoa e muito menos uma única pessoa ou um grupo de pessoas poderia recebê-La; ao contrário, a Palavra de Deus - que é Cristo - veio para todos, para que todos quanto crerem Nele sejam libertos do jugo da servidão e passem a viver uma nova vida em espírito e em Verdade (vide João 3:16-17 / II Coríntios 5:15-17 / Gálatas 5 / I Timóteo 2:4 / O Verdadeiro Batismo).

  Portanto, não convém ninguém se sentir superior a ninguém; antes convém que o maior sirva o menor, pois foi esse o exemplo que o Mestre nos deu (vide João 13:13-15 / Mateus 23:8-11 / Devemos Lavar Os Pés Uns Dos Outros!).

  "37 - Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 38 - Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
 39 - Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. 40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."

  Resumindo, se alguém cuida ser profeta (lembrando que os profetas após João Batista são simplesmente aqueles que exortam o que já foi profetizado sem carregar nenhum título a não ser o de irmão (a) - vide Os Profetas), se alguém cuida ser espiritual, que tal pessoa encare tudo quanto Paulo transmitiu como se fosse mandamento do Senhor. Porém, se alguém quiser ignorar tudo isso, que ignore! Pois a Palavra de Deus não é imposta, mas sim exposta, para que todos quanto têm interesse na Verdade aprendam com Cristo a trabalhar pelo próprio Alimento Espiritual (vide Mateus 11:29 / João 6:27 / I Tessalonicenses 4:11-12 / II Tessalonicenses 3:10-15 / O Trabalho)

  Enfim, que possamos aprender a profetizar com zelo/cuidado sem proibir ninguém de falar em línguas estranhas, lembrando que tudo deve ser feito decentemente e com ordem.

  Deus guie nossa mente somente na Verdade 👉 João 14:6 😏.


👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: EXORTAÇÃO DE I CORÍNTIOS 14: LÍNGUAS ESTRANHAS E ORDEM NO CULTO.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário