segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Como Seguir a Cristo

  Caro leitor, nesta postagem estarei compartilhando a exortação de verso por verso acerca de Lucas 9:57-62, para que assim possamos aprender como seguir nosso Mestre/Cristo estando ainda em um tabernáculo de carne, ossos e sangue. Vamos lá!

  "57 - E aconteceu que indo eles pelo caminho, lhes disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. 58 - E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, as aves do céu tem ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."

  Antes de mais nada, é interessante recordar que o Mestre falava através de parábolas (vide Mateus 13:34-35 / Salmos 78:1-2 / Provérbios 1:5-6), e uma parábola é uma comparação desenvolvida em uma história curta cujos elementos são eventos e fatos de uma vida cotidiana a qual se ilustra uma verdade moral ou espiritual (vide Significado da palavra "parábola"). 

  Sendo assim, em relação dos versos partilhados, quando Ele menciona as "raposas" e as "aves do céu" Ele não está se referindo aos animais irracionais que conhecemos literalmente, pelo contrário, podemos notar que Cristo associa a "raposa" com as pessoas que ainda vivem na mentira e que se deixam levar por vozes ruins; tanto é que Ele chama Herodes de raposa (vide Lucas 13:31 e 32), e bem sabemos que Herodes simboliza o mal, equivale alguém que não compreende a Verdade e ainda vive na mentira (vide Mateus 2:13 / Atos 12:1-2)

  A propósito, vemos na passagem de Cantares 2:15, por exemplo, que tanto as "raposas" quanto as "raposinhas" - tanto os adultos que vivem na mentira quanto os mais jovens - ambos fazem mal à vinha, isto é, ambos transtornam/distorcem o Evangelho do Reino ao proclamar palavras sem conhecimento espiritual (vide O Evangelho Verdadeiro). Também podemos constatar no trecho de Ezequiel 13:4, por exemplo, que Deus chama os profetas de Israel de raposas, pois tais "profetas" só sabem proclamar as vaidades do próprio coração, quer dizer que só sabem anunciar coisas carnais e contrárias a Palavra de Deus, logo, só sabem consagrar a mentira (vide Ezequiel 13 / Os Profetas).

   Acerca das "aves do céu", tal expressão se refere as pessoas que têm sede do Alimento Espiritual, pessoas que têm sede da Comida proveniente do Céu, mas estas aves/pessoas não trabalham (vide O Trabalho); assim como não ajuntam em celeiro o que chega até elas e vivem das migalhas que Deus disponibiliza para que elas venham a aprender a trabalhar pelo próprio Alimento Espiritual (vide Mateus 6:26 / II Tessalonicenses 3:10-15)

  Além das aves do céu serem preguiçosas, elas também vivem sendo enganadas por Satanás, pois ele, Satanás, se transfigura em anjo de luz e faz uso dos Escritos Sagrados de maneira literal a fim de induzir as pessoas a viverem em adultério perante o verdadeiro Deus que é Pai dos espíritos (vide O Adultério / Marcos 4:4 e 15)

  Em resumo, vemos neste verso 57 que alguém disse que queria seguir a Cristo, todavia vemos que o Mestre já disse que "as raposas têm covis e as aves do céu tem ninhos, mas Ele não tinha onde reclinar a cabeça". Ou seja, Cristo quis dizer que além Dele ser um andarilho, as pessoas que vivem na mentira já têm um covil para se ajuntarem; Ele quis dizer que as pessoas que dizem ter sede do Alimento Espiritual já possuem um lugar para se reunirem e, desse modo, Ele não encontra nenhum coração/mente/casa disposto a recebê-Lo

  Em outras palavras, o Salvador quis dizer que existem pessoas que preferem seguir aquilo que elas acham que é certo, e neste achismo nenhuma delas abre espaço para Ele - a Palavra Viva de Deus - habitar no coração/mente; então nenhuma dessas pessoas deixa Cristo às governar. 

  Ademais e em outras palavras, neste verso 58 Cristo Jesus também diz para todos aqueles que querem segui-Lo: "Vocês vão se deparar com pessoas que vivem na mentira e que já possuem um covil; vocês vão se deparar com pessoas que querem o Alimento Espiritual mas que não abandonam o ninho para que Eu faça crescer o Trigo (vide O Joio e o Trigo)". Em vista disso, o Mestre já nos prepara para que não venhamos ser rudes e ofensivos com ninguém; Ele nos prepara para que venhamos exercer a tolerância e Amor Fraterno com todos (vide A Verdadeira Forma de Amar), porquanto Ele já nos deixou bem claro que é difícil Ele encontrar algum coração que verdadeiramente permite que Ele recline a cabeça! Quer dizer que é difícil Ele encontrar alguém disposto a renunciar a própria vida para viver tão somente por amor a Deus e em pró do Evangelho Espiritual (vide Mateus 16:24 / Gálatas 5:24 / II Aos Coríntios 5:15 / O Evangelho Verdadeiro); é difícil Ele encontrar uma pessoa que aceite Ele no governo do próprio corpo.

  "59 - E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60 - Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar seus mortos; porém, tu vai e anuncia o Reino de Deus."

  Acerca deste verso 59, vemos que o Mestre disse para alguém O seguir, porém, vemos que tal pessoa pediu para que Ele o deixasse enterrar seu pai que acabara de falecer. Contudo, podemos notar no verso 60 que Jesus lhe observou: "Deixa aos mortos o enterrar seus mortos". Ou seja, Cristo quis dizer que era para tal pessoa deixar os mortos espirituais enterrarem os mortos físicos e que tal pessoa fosse anunciar o Reino de Deus (vide O Reino de Deus)

  Em outras palavras e para facilitar a compreensão, aqueles que ainda não passaram pela primeira ressurreição ainda são considerados pessoas mortas espiritualmente (vide Ressurreição), por esse motivo tais pessoas ainda vivem um inferno dentro delas; assim como ainda se deixam levar pela emoção humana de maneira desequilibrada. Os mortos espirituais ainda não compreendem que a morte física é algo natural do ser humano (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente), por causa disso eles não aceitam de bom grado a ideia de um dia ter que partir deste Planeta. E quando tais mortos perdem um ente querido, eles ficam inconsoláveis por um longo tempo, pois ainda não compreenderam que a morte física é o fim de toda a carne, mas não é o fim do espírito já que este é eterno. 

  Todavia, os mortos espirituais não compreendem isso, e por esse motivo ficam muito inconsoláveis, tanto é que quando um familiar, parente ou conhecido falece, todos tomam um baque, sendo que tal óbito é algo natural de existir se tratando da matéria. Ora, é natural sentirmos a ausência de determinadas pessoas quando estas deixam este corpo humano devido a convivência que se tinha com o falecido; mas isso não significa que devemos viver se lamentando ou choramingando pelos cantos durante uma vida inteira, pois a morte física é algo inevitável na vida de toda a carne. E para aqueles que já conhecem de fato a Vida de Jesus, estes compreendem que a morte física é uma amiga muito desejável (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente)

  Também aprendemos neste verso 60 que não convém sermos movidos por uma emoção humana, isto é, não convém tomarmos nenhuma atitude quando nossa emoção humana estiver aflorada. Ao contrário, devemos ser movidos pela razão/lógica, para que assim possamos anunciar com ousadia o Evangelho do Reino Divino para todos, independente de quem seja (vide O Reino de Deus). Além disso, devemos encarar e analisar tudo que acontece na nossa vida de maneira lógica e racional, para que assim não venhamos nos tornar presa fácil do diabo/mentira. 

  Em outras palavras e em relação a morte física, uma pessoa dotada de razão e lógica não se espanta e/ou fica baqueada com o falecimento de alguém, pelo contrário, uma pessoa dotada de razão e lógica encara muito bem tal processo e compreende perfeitamente que só a carne morreu fisicamente e que a alma/espírito que habitava na pessoa voltou para Deus para prestar contas no Tribunal Divino (vide II Aos Coríntios 5:10 / Romanos 14:10-12)

  Portanto, aprendemos neste verso 60 que devemos ser mais racionais. E também aprendemos que devemos respeitar o momento dos mortos espirituais durante o processo da perca de um ente querido; logo, aprendemos que devemos analisar o momento oportuno para levar às Boas Novas/Evangelho para alguém. Assim como aprendemos que devemos usar o máximo do nosso tempo para anunciar o Reino de Deus, para que assim mais mortos espirituais possam ressuscitar e viver uma nova vida em novidade de espírito (II Aos Coríntios 5:17), pois a carne para nada aproveita (vide João 6:63) 😉.

  "61 - Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me primeiro despedir dos que estão em minha casa. 62 - Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus."

  Vemos no verso 61 que alguém se propôs a seguir o Mestre, contudo tal pessoa queria primeiramente se despedir dos que estavam em sua casa. Em vista disso, é possível aprendermos duas coisas:

  1º: Aprendemos que quando se trata de seguir os Ensinamentos de Cristo, não podemos perder tempo com "cerimonias familiares", isto é, não convém tardar nossa mudança verbal, comportamental e psicológica só porque alguém que convive conosco ainda não compreendeu a Verdade.

  2º: Acerca de nossa casa, nossa real residência é nosso coração/mente; então, nós somos a casa (vide Hebreus 3:6). Sendo assim, não convém dizer que queremos seguir o Mestre querendo, primeiramente, nos "despedirmos dos que estão em nossa casa", isso significa que não convém querer antes de tudo se desprender de tudo para só depois seguir o Evangelho, porque quando nos encontramos com a Verdade devemos de prontidão querer compreendê-La e vivenciá-La independente da forma que estamos, do que ainda fazemos, do erro que ainda praticamos, etc. (vide João 14:6 / João 5:39 /  A Importância de Cristo), pois conforme vamos aprendendo de Jesus Cristo Ele, que é a Palavra de Deus, vai nos aperfeiçoando e nos convencendo do pecado (vide Mateus 11:29 / João 16:7-8)

  Então a Verdade vai nos auxiliando no abandono dos feitos do velho homem (vide Efésios 4:22-24 / Colossenses 3), Cristo vai nos dando forças para resistir as nossas próprias concupiscências que são destrutivas, Ele nos auxilia na mortificação da nossa própria carne ainda em vida, para que assim, conforme vamos avançando no Caminho, deixemos para trás os hábitos ignorantes do velho homem.

  Acerca do verso 62, quando o Mestre diz: "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus"; isso quer dizer que as pessoas que se propõem a trabalhar pelo Alimento que não perece (vide João 6:27 / O Trabalho), as pessoas que se propõem a anunciar e vivenciar o Evangelho do Reino Divino (vide O Evangelho), não devem ficar olhando para trás, não devem ficar alimentando os desejos carnais destrutivos que outrora elas exerciam durante o tempo em que eram mortas espiritualmente. Assim como não convém elas ficarem se baseando na sabedoria humana que outrora às guiava. Do contrário, tais pessoas não são aptas/capazes de compreender o Reino de Deus para que assim O possam vivenciar (vide O Reino de Deus)

  Resumindo, aqueles que se propõem a seguir o Cristo Jesus devem olhar somente para o Alvo, a saber, Vida Eterna (vide I João 2:25 / Filipenses 3:15 / A Promessa). Assim como não devem se prender a nada e nem ninguém; e também não devem ficar trazendo - a troco de nada - a tona os feitos do velho homem, para que assim o mal cheiro do passado não venha se manifestar e perturbar a caminhada.

  Enfim, com base nesta passagem de Lucas 9:57-62, conclui-se que aqueles que se propõem a seguir o Eterno, aqueles que creem Nele, aqueles que o aceitam como sendo a Verdade (vide A Importância de Cristo), tais pessoas devem procurar aprender Dele independente da forma que ainda esteja (vide João 6:37-40), para que assim possam ser batizadas por Ele a fim de caminharem rumo a perfeição (vide Batismo)

  Em acréscimo, tais pessoas devem aprender a exercer o autocontrole para que as obras destrutivas da carne não venham ser exercidas (vide Gálatas 5:16-26 / As Obras da Carne e os Frutos do Espírito); tais pessoas devem aprender a exercer a tolerância e Amor Fraterno com todos, principalmente com aqueles que ainda estão mortos espiritualmente (vide A Língua / A Verdadeira Forma de Amar); tais pessoas devem aprender a se desprender/equilibrar as emoções humanas para se viver e andar em Espírito/Razão; tais pessoas devem aprender a encarar de maneira racional e lógica a morte física; tais pessoas devem aprender a não voltar a praticar os hábitos ignorantes do velho homem (vide Efésios 4:22-24 / Colossenses 3), para que assim não venha surgir escândalos no meio do povo.

  Deus nos guie sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉.

  💡 "Todos nós já erramos nesta vida; todos nós já tropeçamos em palavras; todos nós, se não se vigiar, ainda pode cometer erros. Porém, mais do que ficar apontando os erros uns dos outros boa coisa é ajudarmos uns aos outros a virem ao Conhecimento da Verdade. Boa coisa é que nos auto analisemos e que não venhamos a cometer os mesmos erros. Devemos dar a volta por cima, convém abandonar os feitos destrutivos do passado do velho homem, para que assim prossigamos até chegarmos na perfeição do Pai Genuíno (vide João 8:1-11 / I Timóteo 2:4 / Colossenses 3:1-17 / Mateus 5:48)."


👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF, disponível para download e/ou impressão: COMO SEGUIR A CRISTO.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário