sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O que é a Fé?

  Caro leitor, o que mais vemos por aí são pessoas enchendo a boca para proclamar ao planeta que "tem fé"; o que mais vemos por aí são pessoas dizendo que "fulano não teve fé para conseguir tal coisa", porém, será que todas estas pessoas sabem, de fato, o que é a fé? Será que todos sabem quem é a fé? Pois bem, vamos analisar nesta postagem o que é a fé com base nas Escrituras tendo como foco o Caminho, a Verdade e a Vida, a saber, Jesus Cristo (vide João 14:6).

  "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; Esta é a palavra da fé que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (Aos Romanos 10:8 ao 10)

  Duas coisas aprendemos na passagem acima:

  1- A Palavra/Cristo está junto de nós, na nossa boca, em nosso coração. Ou seja, com base na parábola do "Joio e o Trigo" (vide Explicação da parábola do Joio e do Trigo), confirmamos que o Trigo já está dentro de nós, mas para que Ele cresça e dê frutos é necessário arrancar o joio, isto é, é preciso arrancar as palavras mentirosas que outrora reportávamos e vivenciávamos na nossa vida, para que assim o Trigo possa abundar dentro de nós.

 2- Vemos que a palavra da fé que foi pregada a nós é tão somente Cristo Jesus, logo, ter a Fé dentro de si é tão somente ter dentro do coração a certeza de que Ele é o Caminho, a Verdade e Vida (vide João 14:6 / A Importância de Cristo); é confessar/declarar/mostrar através de nossa obediência a Lei de Deus que Jesus Cristo é o Caminho a ser trilhado (vide A Lei)Verdade que deve ser vivenciada para que assim tenhamos a Vida dentro de nós mesmos. Na mesma proporção, ter Fé dentro de si é ter fidelidade aos ensinamentos de Deus/Cristo, onde tudo se resume na prática do verdadeiro Amor que é FRATERNO (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Com o coração cremos para a justiça, isto é, dentro de nós mantemos a convicção e confiança de que Cristo Jesus é a justiça de Deus manifestada a todos (vide I Coríntios 1:30). Com nossa boca fazemos confissão para a salvação, isto é, com nossa boca confessamos as palavras do Mestre para nos mantermos salvos da mentira que nos rodeia; e tal confissão vai muito além de uma simples frase "eu confesso e/ou creio em Jesus" (vide A Obra de Deus / A Importância de Cristo / A Língua para melhor compreensão).

  "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Aos Hebreus 11:1)

  Como podemos ver, "a fé é o firme fundamento  das coisas que se esperam", isto é, Cristo Jesus é o firme fundamento das coisas que se esperam (vide I Coríntios 3:11 para compreender que Jesus Cristo é o fundamento), pois comprovamos em Romanos 10:8-10 que Ele é a Palavra da Fé que foi pregada a nós. Sendo assim, "em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas se esperamos o que não vemos, com paciência esperamos - Romanos 8:24-25"

  Em resumo, a verdadeira esperança consiste tão somente esperar pelo dia em que nossa querida amiga chamada "morte física" venha nos buscar, para que assim possamos nos encontrar literalmente com Cristo no Paraíso (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente). Em outras palavras, como foi possível constatar em Romanos 8:24-25, a verdadeira esperança consiste em esperar por aquilo que NÃO VEMOS, e como as coisas que NÃO vemos são as coisas eternas e pertinentes ao verdadeiro Deus que é Espírito (vide II Coríntios 4:18 / João 4:24 / II Coríntios 3:17), e como as coisas eternas duram eternamente (vide Eclesiastes 3:14), e como Deus/Cristo/Palavra/Espírito é eterno, então subentende-se que a única coisa que devemos esperar do verdadeiro Deus para nossa vida é tão somente o encontro com Cristo no Paraíso, isto é, a Vida Eterna em Glória com nosso Pai (vide Tito 1:2 / A Promessa de Deus) 😄. 

  Ademais, esta verdadeira esperança não traz confusão (vide Aos Romanos 5:5), pois a única certeza que temos nesta vida é que uma hora a morte física vem mais cedo ou mais tarde (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente); e após tal morte todos nós nos encontraremos literalmente com o Pai para prestarmos contas diante de Seu julgamento (vide Romanos 14:10-12)

  Em vista disso, qualquer tipo de esperança voltado para a carne NÃO É ESPERANÇA! Pois TUDO que é pertinente a carne além de poder ser visto, é passageiro; aliás, a própria carne é passageira. Logo, a esperança por algo pertinente a uma vida terrena não é eterna, então não é a esperança que devemos ter e nem associar com Deus e Sua Palavra Jesus Cristo 😉 - sem contar que esperar por algo relacionado a esta vida carnal só gera confusão, pois nem sempre aquilo que alguém espera na vida carnal acontece já que aqui neste planeta estamos sujeitos a todo tipo de situação.

  Também constatamos que "a fé é a prova das coisas que se não vêem", isto é, Cristo Jesus é a prova das coisas que se não vêem; sendo assim, subentendemos que alguém que está ligado a Cristo consegue compreender perfeitamente aquilo que está além de uma compreensão humana, pois a sabedoria humana só compreende aquilo que vê, e Cristo - sendo Ele mesmo o possuidor da Sabedoria proveniente do Alto (vide I Coríntios 1:24) - faz com que a pessoa que está ligada a Ele prove, testemunhe e demonstre a veracidade daquilo que não se pode ver (vide O que significa "prova"?). Além do mais, em Cristo Jesus provamos o amor de Deus para conosco (vide Romanos 5:8)

  Portanto, fica claro que "Jesus Cristo é o firme fundamento das coisas que se esperam, isto é, Nele conseguimos aguardar em Paz a nossa hora de partir para vivenciarmos literalmente a Vida Eterna, pois através Dele provamos e testemunhamos as coisas que não vemos".

  "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Aos Hebreus 11:6)

  Em outras palavras, sem crer em Jesus Cristo é impossível agradar a Deus, porque só conhecemos a Deus se conhecemos o Verbo - Jesus Cristo (vide João 14:6-7). Desse modo, é fundamental conhecermos e crermos em Jesus Cristo; é fundamental conhecermos e aprendermos as Palavras  Espirituais do Mestre (vide Mateus 11:29 / João 6:63)porque Ele é a Porta Estreita (vide João 10:9 / Mateus 7:13); Ele é o Reino de Deus (vide O Reino de Deus); Ele é a Obra de Deus (vide A Obra de Deus); Ele é a Palavra Espiritual de Deus (vide Apocalipse 19:13 / João 6:63); Ele é o Mistério de Deus (vide Colossenses 1:26 ao 29 / Colossenses 2:2-3); Ele é o Poder e Sabedoria de Deus (vide I Coríntios 1:24); Ele é a Fé (vide Aos Romanos 10:8-9); Ele é o Fundamento (vide I Coríntios 3:11); Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (vide João 14:6); Ele e o Pai são UM (vide João 10:30 / A Importância de Cristo); Ele é Deus (vide I João 5:20 / João 10:30)

  E para aprendermos o básico acerca de Deus/Cristo basta examinarmos as Escrituras a fim de observar as Palavras e Ensinamentos de Jesus Cristo, para que assim sejamos iguais a Ele e tenhamos a Vida dentro de nós mesmos (vide João 5:39); lembrando que Deus/Cristo só tem compromisso com espíritos e não com carnes (vide Aos Hebreus 12:9 / João 6:63); e Deus/Cristo é galardoador daqueles que o buscam, onde tal galardão NÃO É CONCEDIDO CARNALMENTE, ao contrário, o galardão dado por Deus/Cristo é concedido somente nos céus (vide Mateus 5:12) 😉.

  "No demais irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos." (II Aos Tessalonicenses 3:1-2)

  Muitos indoutos e inconstantes distorcem esta passagem acima para dizer que se alguém não conseguiu algo pertinente a uma vida carnal e/ou material é porque tal pessoa não teve fé, e ainda usa do verso 2 para dizer que "a fé não é de todos". Porém, tais indoutos e inconstantes erram ao distorcer às Escrituras e apregoarem aquilo que compreendem na letra (vide II Pedro 3:15-16 / A Letra Mata e o Espírito Vivifica)

  Nesta passagem de II Tessalonicenses 3:1-2, vemos que foi pedido a nós - os que cremos em Jesus Cristo - para rogarmos pelos discípulos, isso significa que foi pedido a nós que déssemos continuidade/insistíssemos no anuncio do Evangelho (vide A Verdade Sobre o Evangelho), para que assim a Palavra do Senhor tenha livre curso e continue atingindo todos quanto dizem crer em Deus. 

  Em somatória, também vemos que tal rogo consiste para que os discípulos fossem livres de homens dissolutos e maus. Desse modo devemos insistir no anuncio da Palavra do Senhor para que o trabalho que os discípulos tiveram - o Evangelho escrito nas Escrituras - não venham a cair nas mãos de homens dissolutos e mentirosos, pois os homens dissolutos são contrários aos bons costumes (vide O que significa "dissoluto"?); e os homens maus são mentirosos pelo fato de estarem acometidos pelo espírito da mentira. Então os homens dissolutos e maus são contrários ao amor fraterno (vide A Verdadeira Forma de Amar)são contra as obras do Espírito; são contra a essência da espiritualidade relatada em João 6:63

  Quando fala que "a fé não é de todos", isso significa que nem todos tem a fé, quer dizer que nem todos creem em Jesus Cristo somente por aquilo que não se vê; nem todos vêem a Cristo Jesus como Ele sendo o ÚNICO Caminho, Verdade e Vida. Os homens dissolutos e maus dizem crer no Mestre, todavia, eles defendem e seguem doutrinas que são preceitos de homens assim como os fariseus da época de Jesus faziam (vide Mateus 15:1-20 / João 8:39 ao 44), sendo que, na Verdade, a Doutrina de Deus/Cristo é a Piedade (vide A Doutrina de Deus). 

  Contudo, a morte de Jesus Cristo traz uma Mensagem para todos TODOS, e Ele quer que TODOS venham ao conhecimento da Verdade e se salvem da mentira (vide I A Timóteo 2:4); dessa forma, o Mestre quer que todos venham ao conhecimento Dele para que tais pessoas possam ser salvas da mentira, afinal, Ele é a Verdade à qual devemos obedecer (vide João 14:6). Porém, por mais que o Salvador queira que alguém seja salvo, a pessoa em si tem que querer tal salvação, pois o livre-arbítrio sempre vai existir 😉; e infelizmente há quem prefira a glória dos homens do que a Glória de Deus (vide João 12:42-43) 😢.

  "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé." (I João 5:4)

  Enfim, todos aqueles que são nascidos de Deus, isto é, todos aqueles que já nasceram de novo vencem o mundo (vide Ressurreição / O Verdadeiro Batismo), ou seja, tais pessoas vencem os desejos mundanos da própria carne; vencem a mentira e suas materializações assim como Jesus Cristo venceu (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa). Além do mais, tais pessoas não se deixam guiar pelas coisas que são passageiras e ilusórias; suportam as aflições assim como Jesus Cristo (vide O Que é Ser Forte?); vencem a sabedoria humana ofertada pelo diabo. 

  E esta vitória, isto é, este êxito que tais pessoas nascidas de Deus possuem é decorrente a Fé, quer dizer que é decorrente a Jesus Cristo, pois quem tem Ele consigo, quem tem a Palavra de Deus como Alvo, quem anda pelo Caminho, vivencia a Verdade e tem a Vida dentro de si, vence o mundo assim como Cristo venceu (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa); assim como suporta as afrontas, humilhações e os escárnios sem revidar o mal com o mal, antes revidando o mal com o bem assim como o Mestre fez, logo, tal pessoa revida o mal com o Amor Fraternal (vide A Verdadeira Forma de Amar). 

  Resumindo, quem de fato tem consigo a verdadeira Fé não vive mais em confusão e não é mais enganado pelos falsos profetas (vide Os Profetas), pois tal pessoa sabe que só deve se atentar e esperar por aquilo que não se vê, a saber, a Vida Eterna (vide A Vida Eterna).

  "Tenho vos dito isto para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, EU VENCI O MUNDO." (João 16:33)

  Deus nos guie somente na Verdade 👉 João 14:6 😉.

 💡 Que cada um de nós possa ter esta Fé dentro de si, para que possamos, assim como Jesus Cristo, vencer o mal, no reino do mal, com muito amor fraterno, tolerância, paciência e perdão. 💡



--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: Segue três links explicando qual é a "Obra de Deus", quais são as "Obras" que devemos exercer para que nossa Fé não venha ser morta e infrutífera e que tudo vai depender da nossa Fé: A Obra de DeusA Fé sem Obras é Morta e Tudo Depende da Nossa Fé.


OBS 2: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

4 comentários:

  1. Hoje eu consigo exercer esta fé que você mencionou neste texto acima.
    A FÉ VERDADEIRA que é crer naquilo que não se vê, mas tem a viva esperança de poder alcançar.
    A ESPERANÇA DE VOLTAR PRA CASA JUNTO AO PAI CELESTIAL.
    Hoje vivo no espirito, porque JESUS CRISTO operou milagres na minha vida:
    S.JOÃO 9- Eu era cega espiritual, não conseguir enxergar a luz que é CRISTO, e pela sua imensa misericórdia Ele me abriu os olhos espirituais.
    S.MATEUS 9- Eu era paralitica espiritual, não conseguia andar, não conseguia trilhar o caminho do evangelho, CRISTO me ensinou a caminhar.
    S.JOÃO 11- Eu estava morta espiritual e Cristo me ressuscitou.

    ResponderExcluir
  2. Somos duas irmã Marisa!

    Hoje pela misericórdia de Deus também deixei de ser morta, paralítica e cega espiritualmente. Hoje almejo assim como a senhora o retorno ao lar, e é essa esperança que nos ajuda a procurarmos exercer a fraternidade uns com os outros aqui.

    Deus abençoe pela atenção irmã!!!

    ResponderExcluir
  3. Compreendi concordo parabéns pela revelação do nosso pai eterno que dominá nosso mundo espiritual!!! Mais falando ainda mais sobre fé se aprofundando mais ainda... A verdadeira fé é jesus cristo!!! E quem é jesus cristo? Jesus cristo é o filho de Deus a manifestação de Deus é a vontade de Deus ativa é o verbo a palavra de Deus o pão da vida a sabedoria... A fé é tudo isso e mais um pouco... Não pensa jamais que estou repreendendo você a verdade é que nós irmãos exortamos ums aos outros... Vc sabe bem disso... Serta vez um colega meu nós estávamos trabalhando juntos, ele tinha duas máquinas que só funcionária logico se ligasse na tomada da extensão... Bom ele tinha duas extensões e era um emaranhado de fios ele ligou a máquina que ele não ía usá porem a maquina que estava na mão dele estava pra ligá... Mais ele achava que tinha ligado a maquina certa estava convicto disso e tentava fazer ela funcioná mais nada e nada ele podia passa o dia inteiro tentando fazer ela funcioná mais ela nunca funcionária. Ele tinha fé que tinha ligado a maquina certa coitado dele... Dai eu pergunto que situação é essa?? É simplesmente uma fé inconsciente alguém acreditando em algo que não existe... Alguém infrutífero, alguém sem sabedoria alguém, sem consciência da real situação... A verdadeita fé provém da sabedoria... Fé é a convicção das coisas que não se vê. Fé é sabedoria que traz consciência plena certeza da quilo que se vê com os olhos do espirito e que é impossível se vê com os olhos da carne... Os olhos da carne são os olhos da tolice ja os olhos do espírito são os olhos da sabedoria... A fé cresce a cada dia na medida que o homem se aproxima de Deus fazendo apenas a vontede certa que a de Deus... Na medida que ele se torna mais íntimo de Deus na medida que ele tem mais e mais experiência com Deus... O que é ser como a luz da aurora? Brilhando, brilhando e brilhando até se torná dia perfeito ? É acada dia adquirir conhecimento, entendimento, sabedoria,em Deus é busca ele com diligência com mais dedicação do qie procurá ouro isso vao gera confiança esperança... Só atravez da sabedoria que temos a verdadeira visão transcendental que e a fé... Pouco conhecimento pouca fé muito conhecimento muita fé... Errais por não conhecer as escritutas e o poder de Deus... Coitados desses povos e nações que aprendem desses homens de uma "fe" inexistente... Que Deus continue te transbordando de inspiração irmã nathalia amém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu irmão, sou muito grata pelo seu comentário e por tanta atenção, é sempre bom exortarmos uns aos outros *-*

      No final do seu comentário lembrei de Tito 3:3, porque noutro tempo eu também já exerci uma "fé inexistente"; Noutro tempo fui muito enganada e induzi muita gente ao erro :( Mas hoje sou grata a Deus por ter tido fôlego de vida para poder estar aprendendo com Cristo. Nosso Pai nunca deixa nosso espírito ter fome irmão, e sempre que pedimos para Ele o Pão da Vida/Palavra Espiritual, o Peixe/Inteligência e a Sabedoria, nosso Pai nos concede, basta crermos naquilo que não vemos *-*

      Hoje tenho grande compaixão quando vejo mais irmãos nosso errando por não conhecerem as Escrituras e nem o Poder de Deus, todavia, sei que através de orações/discursos nossos demais irmãos podem vir a despertar =D

      Grata pela sua atenção irmão!!!!!!

      Excluir