sábado, 18 de fevereiro de 2017

O Que É Ser Sóbrio?

  Caro leitor, quem de nós já não constatou - seja no próprio navio, seja no navio alheio - o quanto é prejudicial um indivíduo não se manter em sobriedade (vide Os Navios)? Quem de nós já não presenciou o quanto a falta de sobriedade pode denegrir um indivíduo, seja humanamente e/ou espiritualmente? Ora, basta olhar ao redor e facilmente será constatado o quanto a falta de sobriedade pode vir a prejudicar tanto a pessoa em si que não está sóbria, quanto aqueles que se fizerem próximos da pessoa em questão. 

  Levando em conta que em inúmeros trechos das Escrituras há a recomendação para sermos sóbrios (vide I Pedro 1:13 / I Pedro 5:8 / I Timóteo 3:2), nesta postagem vamos aprender o que é ser sóbrio tanto humanamente quanto e maiormente espiritualmente.

  Em primeiro lugar, analisando em um dicionário, a palavra "sóbrio" significa "moderado; que não se acha sob o efeito de nada entorpecente; discreto nos gestos, na fala, na demonstração de sentimentos, etc. Reservado; simples; equilibrado".  Ou seja, de maneira lógica e clara, para que uma pessoa seja sóbria, além de não ser conveniente ela estar sob efeito de algum tipo de entorpecente (vide O Que É Entorpecente?), também é conveniente a mesma ter um comportamento simples, discreto, reservado, moderado e equilibrado tanto nos gestos quanto na fala

  Se observarmos o comportamento do Mestre (Cristo Jesus) veremos que Ele sempre se manteve sóbrio tanto no comportamento quanto na fala; veremos ao examinar as Escrituras  que testificam da Vida de Jesus que Ele sempre pronunciava palavras inteligíveis e não ficava agindo de forma barulhenta e/ou baderneira a fim de atrair a atenção das pessoas, ao contrário, se alguém quisesse ouvi-Lo, seria necessário o silêncio e muita atenção, para que assim somente a Voz Dele sobressaísse já que Ele não perdia a sobriedade por conta de nada e nem ninguém.

  Em adição, além do Mestre sempre se manter simples, discreto e equilibrado, Ele sempre se manteve manso e humilde de coração, isto é, Ele sempre teve/tem como foco e boa intenção ajudar as pessoas a se libertarem do próprio ego humano (vide O Desapego), mentira e ignorância. E por essa e tantas outras razões, como somos aconselhados a aprender de Cristo Jesus (vide Mateus 11:29 / A Importância de Cristo), então boa coisa é que aprendamos com Ele a forma correta de nos comportar, agir e falar (vide A Língua / Como Seguir a Cristo); então boa coisa é que aprendamos com o Mestre a conduzirmos constantemente nosso navio sóbrio durante todo o tempo, em todos os lugares, com qualquer tipo de pessoa e inclusive sozinhos! Pois ainda que na carne estejamos sozinhos, espiritualmente falando nunca estamos só pelo fato do Espírito de Deus estar sempre presente. E nós, quando de fato queremos ser bons filhos, somos orientados a não extinguir e/ou entristecer o Santo Espírito (vide I Tessalonicenses 5:19 / Efésios 4:30)

  Atualmente, existem inúmeras distrações que tem poder de tirar a sobriedade e/ou iludir um humano em um mundo de fantasias que em nada agregam e/ou edificam um ser moralmente, espiritualmente e/ou no Conhecimento acerca do caráter Misericordioso, Amoroso e Justo do Pai Genuíno (vide Distrações: Uma Arma Poderosa), e logo abaixo estarei explanando algumas coisas que - tanto humanamente quanto espiritualmente - além de não aparentarem nada de mais, podem sim vir a entorpecer e prejudicar um indivíduo caso ele não esteja com o pensamento fincado nas coisas do Alto onde Cristo está assentado a destra do Eterno. Em vista disso, analise bem os seguintes itens explanados:

  1. ENTORPECENTES: Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que nunca vou compreender como pode um indivíduo ter escolhido agir com tanta ignorância e, por meio desta escolha ignorante, decidir inventar determinadas substâncias nocivas como, por exemplo, cocaína, maconha, tabaco, álcool e afins; afinal, humanamente falando, estes itens e outros similares que existem neste Plano Terrestre são considerados entorpecentes extremamente nocivos, perigosos, tóxicos e prejudiciais tanto para a saúde quanto para o caráter e psique. 

  Em segundo lugar, como se não bastasse um ser ignorante inventar este tipo de coisa, também há seres mais ignorantes ainda que financiam, divulgam, incentivam e ingerem estes itens nocivos 😒, e isso é lamentável; chega a dar pena de pessoas que além de se autodestruírem, também acabam - seja consciente ou inconsciente - gerando traumas e diversas decepções na vida de diversas pessoas próximas.

  Além de ser óbvio o fato de uma pessoa que ingere estes tipos de entorpecentes não conseguir viver de maneira sóbria, a mesma - além de prejudicar a si mesma - também prejudica outros semelhantes seja no âmbito familiar, social e etc., afinal, basta olharmos em volta e facilmente constatamos quantos males são executados por uma pessoa que se encontra sob efeito de alguma substância química - males estes que podem ser descritos com poucas palavras, tais como: agressões e/ou abusos físicos, verbais, sexuais e psicológicos. E todos estes males, além de degradarem o indivíduo que os exerce, fazem mal para as vítimas destes, e tudo isso é uma transgressão da Lei de Deus que se resume no Amor Fraterno (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Como se não bastasse determinados entorpecentes ocasionarem tantas coisas destrutivas, eles também se tornam um empecilho para que o indivíduo ignorante que adere a estes itens nocivos desfrute dos Frutos provenientes do Espírito de Deus, afinal, tais itens destrutivos - como tantos outros - são provenientes das obras destrutivas da carne; e além destas obras da carne não caminharem junto com os Frutos do Espírito, elas impedem que aquele que as exercem exerça a Doutrina de Deus e cresça no aprendizado acerca do Reino Divino (vide O Que é o Reino de Deus? / A Doutrina de Deus / As Obras da Carne e os Frutos do Espírito)

  Portanto, claro está que estes entorpecentes, além de manterem suas vítimas distraídas e/ou entretidas só em ações degradantes, tais itens desenobrecem aqueles que se deixam iludir por eles. 

 2. MELODIA: Você pode achar loucura, mas a melodia, ao mesmo tempo que parece algo inofensivo, também pode vir a se tornar algo extremamente nocivo já que ela tem poder de induzir aqueles que se deixam levar por ela em diversos comportamentos que em nada edificam um humano moralmente, espiritualmente e/ou no Conhecimento Divino. E para quem não sabe, a palavra "melodia" possuí vários significados, e um deles é: "Uma série de notas musicais colocadas sucessivamente, em determinado padrão rítmico, formando uma unidade identificável"

  A melodia, ao contrário do que muitos pensam, também é uma distração capaz de tirar a sobriedade daquele que se deixa influenciar por ela; pois através de um ritmo e/ou de um balanço musical, por exemplo, podemos comprovar que ocorrem mudanças tanto no humor quanto no comportamento do indivíduo que está sob o efeito deste tipo de distração. 

  A propósito, podemos observar que hoje em dia, mais de 80% da população mundial tem prazer na música, ou melhor, tem prazer na melodia que acompanha a letra de determinada composição; tem prazer no ritmo, no balanço e/ou na sensação que tais melodias ocasionam na carneAlém do mais, é possível notar que muitas vezes as pessoas nem prestam atenção nas palavras que estão pronunciando ao "cantar uma música" devido a melodia que a envolve e, consequentemente, distrai. Desse modo, aqueles que ouvem as músicas acompanhadas de suas respectivas melodias acabam pronunciando, por exemplo, palavras que na verdade não são tão boas assim e muito menos edificantes.

  Em adição, por causa das melodias alguns estabelecimentos como, por exemplo, baladas, barzinho, casas noturnas e afins lotam de gente; e neste ajuntamento bem sabemos que outras coisas destrutivas - tanto como os entorpecentes mencionados no Item 1, como também imoralidades sexuais, libertinagem e afins - rolam a solta! E tudo isso não passa de algo degradante para aquele que vivencia tais obras destrutivas. 

  Acerca dos estabelecimentos mencionados, infelizmente podemos constatar que muitas pessoas frequentam estes tipos de lugares; e a grande maioria sempre alega que é só um momento de "distração e/ou diversão"; contudo, de fato é uma distração! Porém, uma distração maléfica que tem poder para fazer com que determinados indivíduos se tornem desatentos com relação a própria conduta, moral, caráter e até mesmo evolução espiritual; sem contar que tal entretenimento tem poder para manter pessoas desatentas em um mundo mentiroso e/ou ilusório que aparenta algum tipo de conforto para esta natureza humana que é passageira.

  Outra coisa que podemos constatar no dia-a-dia é que raramente vemos pessoas sem um fone de ouvido e/ou sob efeito de alguma uma melodia, seja ela qual for; raramente vemos pessoas dispostas a conversar com as outras. Aliás, para ser sincera: isto que neste Plano Terreno é chamado de "musica, melodia e/ou som instrumental" considero como uma droga e/ou entorpecente já que é capaz de mexer com o sentimento e/ou psique daqueles que não estão se mantendo em vigilância, razão e/ou atenção; pois se pararmos para analisar friamente, veremos que tal distração é capaz de fazer com que qualquer um que não esteja com a mente focada na Razão se torne viciado e/ou dependente da mesma. E quando um indivíduo é viciado e/ou dependente de algo, ele não se vê capaz de viver sem o item em questão; tanto é que quando uma pessoa se julga triste, por exemplo, ou ela recorre a uma música mais agitada ou então a uma música gospel/evangélica para ficar e/ou se sentir "feliz"; quando não, tal pessoa ouve uma música fúnebre para se atolar de vez em lágrimas. 

  Outro exemplo seria aquele tipo de pessoa que para demonstrar que está "feliz" vai lá, põe uma melodia que tenha "balanço" e fica se mexendo igual a uma minhoca. E além disso não edificar um ser moralmente, intelectualmente e muito menos espiritualmente, há casos do indivíduo perturbar o semelhante com o barulho excessivo da melodia que opta por escutar, seja ela qual for.

  Além disso, também há pessoas que ao saírem de casa - seja a pé, de carro ou de transporte público - não conseguem ficar sem uma melodia ao pé do ouvido; e além destas pessoas serem mais propícias a ficarem desatentas quanto aos acontecimentos próximos, muitas também deixam de dar a devida atenção para quem está por perto.

  Diante destes exemplos, o que posso dizer? Digo que tais pessoas são fracas por dois motivos:

  1º: Pelo simples fato de delegarem para uma invenção o bem-estar do próprio interior. 

  2º: Por ainda não terem aprendido com Cristo Jesus a exercerem o autocontrole; visto que tais pessoas não conseguem colocar freios nas próprias vontades quando estas começam a passar dos limites, influenciar, promover e/ou fazer apologia a coisas destrutivas seja moralmente, psicologicamente e/ou espiritualmente, etc.

  Um fato curioso: é possível constatar que os amantes das melodias e de suas respectivas músicas (evangélicas/gospels/hinos, forró, rock, pop, funk, axé, etc.) dificilmente lembram da letra da música sem a melodia; dificilmente os amantes da música e de sua respectiva melodia conseguem proclamar as palavras da música sem fazer uso da melodia - sem contar que muitos sequer compreendem o idioma daquilo que ouvem. Logo, vemos o quanto a melodia e/ou som instrumental distrai, entretêm e/ou entorpece um indivíduo; pois se não fosse assim, os ouvintes não precisariam, por exemplo, fazer uso da melodia para lembrar e/ou proclamar as palavras que as músicas querem transmitir. 

  E se a melodia não distraísse, entretece e/ou entorpecesse, os ouvintes das músicas prestariam mais atenção naquilo que ouvem e reportam por aí, até porque bem sabemos que nos alimentamos das nossas próprias palavras (vide Mateus 12:36-37 / A Morte e a Vida estão no poder da língua); e bem sabemos que tanto nossos ouvidos quanto nossa boca são a porta para levarmos alimento para nosso espírito (vide A "Oração do Pai nosso")Então boa coisa é evitarmos e/ou tomarmos cuidado com determinadas distrações, para que assim possamos nos manter discretos, simples e modestos tanto nos nossos gestos quanto nas nossas palavras; em todo o lugar, perto de qualquer pessoa e inclusive sozinhos. 

  Certa vez, uma pessoa me disse a seguinte frase: "Dois ouvidos: um para ouvir a Voz de Deus e outro para ouvir a necessidade do seu próximo". E hoje, aprendendo de Cristo, vejo que existe lógica nessa frase, pois é bom estarmos atentos quando ouvimos alguém falar já que além de podermos estar tendo acesso a Alimentos que testificam dos Ensinos do Mestre, também podemos manifestar o Amor ensinado pelo Pai conforme ouvimos a necessidade daqueles que se fazem próximos que se encontram atribulados e/ou aflitos (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Portanto, boa coisa é nos esforçarmos para nos mantermos sóbrios; logo, é bom nos mantermos atentos e vigilantes inclusive sozinhos, para que assim possamos nos manter em comunhão com o Pai da Verdade.

  3. JOGOS: Bem sabemos que existem bilhões de jogos existentes no mundo e todos eles, na TEORIA, têm como finalidade a diversão e entretenimento; porém, na prática não é o que vemos por aí. 

  Em outras palavras, quem de nós nunca presenciou uma pessoa jogando e vendo ela gritar, bater, ofender, zombar, afrontar, xingar ou até mesmo ameaçar o próximo? Quem de nós já não presenciou  um sujeito - seja uma criança, um adolescente, um adulto ou até mesmo um idoso - ofendendo e/ou tratando muito mal um semelhante só porque não obteve êxito no passatempo que se propôs a executar? Ora, nenhuma destas atitudes desequilibradas, intolerantes e agressivas é pertinente a sobriedade. Dessa forma, quando uma pessoa se propõe a exercer algum jogo, grupo, entretenimento e afins, boa coisa é que, primeiramente, tal indivíduo analise qual é a finalidade daquilo que se propõe a exercer e, em segundo lugar, que ele analise o que aquilo que pretende executar pode vir a gerar tanto a si quanto a outrem, para que assim a harmonia e fraternidade nunca venham a faltar. 

  Sendo assim, neste caso de jogos (exercício e/ou divertimento sujeito a certas regras), cada um deve aprender, primeiramente, a avaliar o que joga, com quem joga e o porquê joga. Em segundo lugar, boa coisa é que ninguém venha se esquecer que não vale a pena maltratar um semelhante por conta das coisas passageiras e ilusórias pertencentes a este Plano Terrestre. 

  A propósito, aproveito a oportunidade para falar um pouco de mim nesta questão de "jogos" a fim de repartir experiências: 

  Antes de examinar as Escrituras e procurar aprender de Cristo Jesus, eu era amante de jogos, em especial, jogos eletrônicos, baralho, etc. Nos meus tempos vagos eu sempre estava jogando algo do tipo e, se não fosse sozinha, era com alguém; porém, eu não percebia que tanto sozinha quanto com alguém eu perdia minha sobriedade já que eu xingava, murmurava, maltratava, batia e pronunciava palavras torpes - sem contar que me incomodava muito quando alguém me chamava já que isso interrompia meu suposto lazer. 

  Depois que comecei a aprender de Cristo Jesus, o Mestre me ensinou que eu tinha que aprender a analisar meus atos juntamente com minhas intenções. E a partir daí comecei a ver que aquele tipo de entretenimento, por exemplo, não estava fazendo bem para meu espírito; e também vi que determinados passatempos estavam atrapalhando meu pensamento de se manter conectado nas coisas do Alto. Como se não bastasse, tal entretenimento acabava me iludindo ainda mais em uma mentira, fazendo com que eu perdesse meu tempo com aquilo que não é real

  Enfim, este é um pouco do meu testemunho acerca de determinados tipos de jogos; e falo com propriedade  e experiência própria que deixar certas distrações de lado me fizeram bem, pois consegui me aproximar daquilo que é Útil, a saber, o Conhecimento e aprendizado acerca do Caminho que o Pai dos espíritos nos mostra (vide Isaías 48:17 / João 14:6) - sem contar que também consegui enxergar que as pessoas ao meu redor têm muito mais valor e importância do que qualquer outra coisa inventada pelas mãos humanas, pois cada ser humano é um templo de Deus que precisa ser edificado com Palavras Espirituais para que assim o Espírito residente possa despertar e conduzir aquele que O possui na plenitude do Reino Divino (vide A Igreja de Deus / A Língua)

  Em resumo, o conselho que deixo a você leitor é o seguinte: procure sempre analisar e questionar qual é a finalidade de tudo que você se propor a fazer; sempre procure analisar se aquilo que você se propõe a executar não tira sua sobriedade; sempre preste atenção se você está conseguindo desfrutar da Vontade de Deus em seu cotidiano (vide A Vontade de Deus); analise se determinados tipos de jogos, por exemplo, não estão te influenciando a ter ações agressivas, violentas, libertinas, imorais e afins, afinal, temos que tomar cuidado com aquilo que ouvimos e vemos, pois nem tudo que foi inventado nos auxilia e/ou edifica moralmente, intelectualmente e maiormente espiritualmente. Dessa forma, aconselho você a observar se aquilo que opta por exercer - seja lá o que for - atrapalha você de conduzir sua própria vida de maneira respeitosa, amável e sóbria (vide Conduzindo a Própria Vida).

  Outra coisa interessante para explanar é que um dos significados da palavra "jogo" é "exercício e/ou divertimento sujeito a certas regras"; desse modo, podemos afirmar que este Plano Terrestre a qual estamos é um grande Jogo já que aqui existem Regras à cumprir para que todos possam crescer e evoluir moralmente e maiormente espiritualmente; e estas Regras se resumem em uma única Lei: AMOR AO PRÓXIMO! 

  Resumindo, esta vida (travessia humana) é um jogo e só possui êxito aquele que joga respeitando as Regras que se resumem na Lei do Amor e Fraternidade 😉.

  4. INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS: Até aqui tive a oportunidade de explanar um pouco sobre determinadas coisas que, seja humanamente, seja espiritualmente, podem vir a prejudicar um indivíduo que se encontra desatento. Mas agora, neste Item 4, estarei explanando o quanto as religiões e/ou instituições religiosas podem vir a prejudicar um indivíduo quando o assunto é "evolução espiritual".

  Você pode achar loucura, mas as religiões criadas por homens seguidas de suas respectivas instituições e/ou templos de pedra tiram completamente a sobriedade de suas presas tanto no sentido carnal quanto no sentido espiritual, e este último é o mais grave. 

  No sentido carnal, dentro das instituições religiosas há baderna, gritaria, falatório, linguagens sem interpretação (o que é um erro gravíssimo - vide Línguas Estranhas e Ordem no Culto), músicas e/ou hinos seguidos de suas respectivas melodias, etc.; e tudo isso gera em suas presas desatentas comportamentos, carnalmente falando, contrários ao princípio básico de sobriedade. Como se não bastasse tudo isso, as religiões criadas por homens seguidas de suas respectivas instituições e/ou templos de pedra também tiram a sobriedade de suas presas no sentido espiritual, e sabe como isso acontece? Isso ocorre por causa do vinho/conhecimento carnal que tais religiões e/ou instituições oferecem com relação ao conteúdo das Escrituras. 

  Em outras palavras, todas as religiões cometem o adultério perante Deus pelo fato delas associarem o Poder Divino com algo relacionado a vida carnal e/ou material; e elas cometem esta blasfêmia devido a leitura literária que fazem acerca das Escrituras sem a guia do Espírito Santo de Deus (vide Discernindo os Espíritos / O Adultério) - não é em vão que o sistema religioso, com relação as Escrituras, é considerado a maior besta/ignorância já existente (vide A Besta - Exortação de Apocalipse 13 / A Verdadeira Religião).

  Enfim, mediante o pouco que foi explanado nesta postagem, conclui-se que para sermos sóbrios, para vivermos constantemente em sobriedade principalmente no quesito espiritual, precisamos viver de maneira equilibrada, simples, discreta, sem nenhum tipo de exagero, etc.; precisamos viver com modéstia tanto nos gestos quanto na fala, para que assim possamos estar atentos com relação as atitudes que se manifestam diante de nós e as palavras que chegam até nós - sem contar que temos que ser sóbrios para nos manter atentos principalmente aos nos nossos próprios pensamentos, palavras, comportamentos, atitudes, etc., para que assim não venhamos exercer ou até mesmo falar algo que não tenha coerência com Cristo, o Autor da Graça e Amor Fraternal. 

  Desse modo, boa coisa é que cada um de nós se analise e veja como está conduzindo a própria vida (vide Conduzindo a Própria Vida); cada um de nós deve se examinar no íntimo e ver se não vive arrumando brechas na mente com a frase: "Vou fazer só um pouquinho porque tenho controle"; pois como diz em "Gálatas 5:9: Um Pouco de fermento leveda toda a massa". Logo, cuidado com este "só um pouquinho", pois é este pouquinho que pode te aprisionar e enlaçar em algo que não tenha coerência e concordância com Deus e Sua Palavra Jesus Cristo; então cuidado para este pouquinho não te enlaçar, aprisionar e/ou iludir em algo contrário ao Amor Fraterno, Respeito e Sobriedade, pois como diz em I Coríntios 6:12 e I Coríntios 10:23: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 

  Resumindo, somos livres para fazer aquilo que bem entendemos, porém, nem tudo convém e muito menos traz alguma edificação espiritual, por esse motivo não devemos nos deixar dominar por NADA! E uma pessoa que não é dominada por algo, ela nem sequer exerce o "só um pouquinho" quando ela de fato detecta que o item em questão degrada a moral, o caráter e a evolução espiritual; pois ela já sabe que tudo se começa com as pequenas coisas. Assim, comparemos nossa própria vida com Jesus Cristo, pois Ele é nosso espelho e bem-aventurados aqueles que refletem a Imagem do Mestre em tudo e com todos (vide Cristo, a Palavra de Deus, é nosso Espelho).

  "Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções." (Eclesiastes 7:29)

  "Porque vós, irmãos, fostes chamados a liberdade. Não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade." (Aos Gálatas 5:13)

  "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos ameis." (João 15:12)

  Deus guie nossa mente somente da Verdade 👉 João 14:6 😉




 ------------//------------//------------//------------//------------//------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: O QUE É SER SÓBRIO?.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário