quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Rico Insensato

  Caro leitor, nesta postagem estaremos analisando a passagem de Lucas 12:13-21, para obter aprendizados. A seguir, segue a Parábola do Rico Insensato:

  "E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade dum homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos, descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado e para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." (Lucas 12:13-21)

  A primeira coisa que aprendemos nesta parábola é que Cristo já deixou bem claro que Ele não veio para se interferir em assuntos materiais/carnais; então a primeira coisa que aprendemos é que não devemos recorrer a Palavra de Deus para solucionar um problema material/carnal, até porque o Verbo Divino só tem compromisso com os espíritos que são eternos e não com a matéria que é passageira (vide João 6:63)

  A segunda coisa que aprendemos nesta parábola é que devemos tomar cuidado para não sermos avarentos, ou seja, temos que tomar cuidado para não viver em pró do dinheiro; temos que tomar cuidado para não depositar nossa confiança naquilo que possuímos materialmente; temos que tomar cuidado para não depositarmos nossa confiança naquilo que é pertinente a uma sabedoria, luz e/ou inteligência humana, pois como Cristo disse: "A vida de ninguém consiste na abundância daquilo que possui"

  Em outras palavras, nossa verdadeira vida não depende de coisas perecíveis, não depende de coisas carnais e/ou materiais criadas por meio de uma um conhecimento humano. Ao contrário, nossa real vida - a vida espiritual - depende exclusivamente de Cristo Jesus, pois Ele é o Verbo Divino apto a nos fornecer palavras espirituais capazes de nos transformar espiritualmente/intelectualmente (vide João 6 / A Importância de Cristo / Ressurreição)

  Analisando a parábola que o Mestre propôs, vemos que a alegoria nos relata a história de um homem rico, carnalmente falando, que possuía muitos frutos provenientes de uma sabedoria humana, ao ponto de não ter nem onde guardar/recolher tais frutos. Este homem, movido pela avareza, decidiu derrubar os seus celeiros para construir celeiros maiores, para que assim ele pudesse guardar todos os seus bens que sobejavam/sobravam. 

  Vemos nesta alegoria que o homem rico arrazoava/falava consigo mesmo, dizendo: "Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos, descansa, come, bebe e folga"; ou seja, o homem rico dizia para si mesmo que sua vida tinha muitos bens em depósito, ele dizia para si próprio que ele tinha muitas coisas guardadas para muitos anos. Em vista disso, ele dizia para si mesmo que devido a quantidade de riquezas relacionada a uma vida materializada a qual ele possuía, agora ele poderia descansar, comer, beber e folgar. Porém, vemos que Deus o chama de louco, advertindo-o de que naquela noite pediriam a alma/vida dele. Além disso, Deus também perguntou para o homem rico o que ele havia preparado e para quem seria. 

  Em resumo, nesta parábola o Mestre quer dizer que aqueles que ajuntam tesouros para si, aqueles que só pensam nos próprios deleites e/ou aqueles que só pensam nas coisas deste Plano, os tais são considerados loucos, destrutivamente falando; porquanto vivem intensamente de forma perturbada e insensata perdendo tempo se entretendo com coisas que não tem valor ao invés de se entreter com aquilo que tem valor, a saber, a Palavra de Deus Espiritual (vide João 5:39 / João 6:27 / João 6:63 / O Trabalho)

  Em outras palavras, Deus chama de louco, destrutivamente falando, aqueles que vivem neste Planeta ajuntando riquezas perecíveis como se a carne fosse eterna (vide I A Timóteo 6:9 e 10 / Reflexão: A Mulher e a Criança). Na mesma proporção, Deus chama de louco, destrutivamente falando, aqueles que se baseiam em uma sabedoria humana principalmente com relação aos Escritos. 

  Ora, quando chegar nossa hora de nos encontrarmos com a morte física (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente), o que será que temos preparando e para quem será que preparamos? 

  Será que na hora de trocar de roupa (deixar este corpo humano), estaremos convictos do Evangelho do Reino? (Vide A Verdade Sobre O Evangelho

  Será que estamos servindo Deus ou a Mamom (vide Mateus 6:24 / Dízimo)

  Será que estamos ajuntando tesouros espirituais ou carnais (vide Mateus 6:19-21)

  Será que estamos servindo ao Deus Vivo que só prometeu a Vida Eterna (vide I João 2:25 / João 12:49-50 / A Promessa de Deus), ou será que estamos servindo ao Diabo e seus adeptos que proporcionam, por meio de sabedoria humana, coisas carnais e perecíveis misturadas com assuntos espirituais (vide Lucas 4:6 / Jeremias 23:9-40 / II Coríntios 11:13-14)? Enfim, cada um que se auto avalie e veja o que está preparando e para quem está preparando - lembrando que o Deus Vivo é Pai de espíritos e Sua Palavra é para proporcionar uma vida espiritual e não carnal (vide Aos Hebreus 12:9 / João 6:63), por isso as obras do Eterno são eternas (vide Eclesiastes 3:14 / II Coríntios 4:18 / A Obra de Deus).

  Portanto, conclui-se que devemos ser sóbrios (vide O que é ser sóbrio?). Assim como devemos tomar cuidado com a forma que estamos conduzindo nossa própria vida (vide Conduzindo a Própria Vida). Desse modo, devemos nos auto questionar quando quisermos algo além do que precisamos; devemos tomar cuidado para não viver baseado em uma sabedoria humana principalmente com relação aquilo que lemos e/ou ouvimos acerca das Escrituras. E sem sombra de dúvidas devemos procurar manter nossa mente focada 24 horas em Deus e na Sua Palavra Espiritual, para que assim possamos dissipar as hostes da maldade que querem entrar em nós, os lugares celestiais do verdadeiro Pai (vide I Pedro 5:8 / A Armadura de Deus / As Dez Virgens).

 💡 "VIGIAI, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25:13)

 💡 "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com o que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." (I Timóteo 6:7-8)

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉.



👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF, disponível para download e/ou impressão: O RICO INSENSATO.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário