sexta-feira, 17 de março de 2017

Devemos Lavar os Pés uns dos Outros!

  Caro leitor, Cristo, nosso Mestre, sendo Ele mesmo a Palavra de Deus materializada em forma humana nunca foi servido por ninguém, ao contrário, Ele serviu a todos. Em outras palavras, Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos dizendo que eles deveriam fazer a mesma coisa pelas demais pessoas (vide João 13:1-20). Em vista disso, nesta postagem estaremos compreendendo com clareza o que de fato significa "lavar os pés uns dos outros". E para iniciar este estudo, analisemos a seguinte passagem:

  "Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: 'Senhor, tu lavas-me os pés a mim?' Respondeu Jesus, e disse: 'O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.' Disse-lhe Pedro:' Nunca me lavarás os pés.' Respondeu-lhe Jesus: 'Se eu te não lavar, não tens parte comigo.' Disse-lhe Simão Pedro: 'Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.' Disse-lhe Jesus: 'Aquele que está lavado não necessita lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos'." (João 13:6-10)

  Nesta passagem de João 13:6-10, aprendemos várias coisas:

  1º: Pedro ainda não compreendia o que o Mestre queria dizer com aquela ação de "lavar os pés", tanto é que mesmo após Cristo ter lavado seus pés ainda assim ele negou-O; porém, o Salvador havia rogado ao Pai para que a Fé de Pedro não fosse desfalecida (vide Lucas 22:31-34), e através deste rogo Pedro conseguiu superar a amargura que havia entrado em seu coração após ter negado o Mestre. 

  Você pode estar se perguntando: "Por que Cristo rogou por Pedro e não rogou por Judas Iscariotes?". Caro leitor, Deus é um bom Pai e sabe como lidar com cada filho (vide Hebreus 12:1-13), logo, para ajudar Pedro a superar a amargura só foi necessário o Mestre rogar para que a Fé dele não desfalecesse. Porém, Judas Iscariotes era um filho mais problemático, digamos assim, então para este filho foi preciso dar o bocado molhado (vide João 13:26)

  Em outras palavras, quando diz que Jesus Cristo deu para Judas Iscariotes o bocado molhado, isso significa que Ele repartiu com Judas o Pão/Palavra encharcada/molhada de Fé/Azeite e Conhecimento/Vinho; e através deste bocado molhado Judas Iscariotes teve forças para se arrepender dos erros e confessar seu pecado (vide Mateus 27:3-4 / A Letra Mata e o Espírito Vivifica)

  2º: Vemos que Jesus Cristo deixou claro que somente era preciso lavar os pés, pois se os pés estão lavados todo o resto do corpo já estaria limpo. 

  Em termos mais abrangentes, a palavra "pé (s)" quer dizer "caminhar, base, razão, entendimento, inteligência, etc." (vide Significado da palavra "pé"); sendo assim os "pés" simbolizam nossa mente. Então se uma mente foi/é lavada pela Água/Verbo Divino (vide João 4:14), consequentemente todo o resto do corpo estará limpo, afinal, quem direciona o corpo todo é a mente/cérebro/espírito (vide Significado da palavra "cérebro"); e uma mente/espírito purificado faz com que todo o corpo caminhe em perfeita retidão com a Lei de Deus que é o Amor Fraterno (vide A Lei: Qual seguir e Como seguir?)

  Em acréscimo, o Mestre também já deixou claro que se Ele não lavasse os pés dos discípulos eles não teriam parte com Ele. Logo, para se ter parte com Cristo é necessário ter a mesma mente que a Dele; é preciso ter o Espírito Dele vivificado dentro de si, caso o contrário, o indivíduo não é Dele (vide Romanos 8:9 / II Coríntios 13:5).

  Cristo, a Palavra de Deus, foi anunciada através da Lei e dos Profetas (vide Deuteronômio 18:15 / João 5:46 / Isaías 7:14 / Mateus 1:18-23 / Isaías 9:1-7 / Mateus 4:12-17 / Isaías 11 / Isaías 28:16 / Efésios 2:20 / Isaías 42 / Isaías 52 / Isaías 53 / Isaías 61 / Lucas 4:14-21 / Malaquias 4:5-6 / Isaías 40:3 / Mateus 3:1-3 / Mateus 11:7-15 / A Lei / Os Profetas), e após Ele ter sido materializado em forma humana os apóstolos confirmaram e testificaram Dele (vide Atos 4:1-31 / I João 1:1-4). Sendo assim, agora que o Mestre já veio e temos acesso as Escrituras, temos que nos manter atentos no que elas nos dizem de forma espiritual/racional (vide João 5:39 / João 6:63 / A Letra Mata e o Espírito Vivifica)

  Em síntese, quanto mais buscamos aprender de Cristo, mais nossos pés são lavados. Em outras palavras, nossos pés simbolizam nosso caminhar, razão, entendimento, inteligência, etc., pois são os pés que conduzem nosso corpo para algum lugar; desse forma, quando diz que "Cristo lavou os pés dos discípulos" isso significa que Ele estava limpando o caminhar de seus discípulos; Ele estava transformando o entendimento de seus discípulos através da Água representada pelas Suas Palavras Espirituais (vide João 4:14 / João 6:63); Ele estava preparando eles para trilharem o caminho do Evangelho da Paz (vide Efésios 6:15 / A Armadura de Deus)

  Quando deixamos Cristo lavar nossos pés, isso significa que permitimos que o Reino de Deus - a Vontade Divina - transforme nossa mente para que possamos oferecer sacrifícios espirituais ao nosso Pai (vide I Pedro 2:5); nós permitimos que o Reino de Deus nos guie para que possamos trilhar o Caminho do Evangelho da Paz (vide Explicação Acerca do Reino de Deus / O Evangelho / A Vontade de Deus). E ainda que cometamos erros nesta caminhada, através do bocado molhado nós conseguimos se arrepender e confessar nossos erros prosseguindo, dessa maneira, no "vai e não peques mais"

  "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13:14-15)

  Se Cristo, sendo Ele o Enviado de Deus, se colocou no lugar de servo e serviu as pessoas (vide Filipenses 2:5-8), nós temos que imitar Seu exemplo, se é que cremos Nele. Portanto, se o Mestre lavou os pés dos discípulos nós também devemos lavar os pés uns dos outros; então nós também devemos ofertar para nossos próximos a Água de Deus que é capaz de transformar a mente de todo aquele que Nele crê. 

  Analisando Jesus Cristo, veremos que Ele só transmitiu palavras pertinentes a uma Vida Eterna (vide João 12:49-50 / A Vida Eterna); assim como sempre foi forte (vide O que é ser forte?). Ademais, Ele dominava perfeitamente Sua língua e, consequentemente, todo o resto do corpo (vide A Língua); por isso Ele transmitia palavras espirituais/racionais para as pessoas a fim de que elas se transformassem e se vivificassem interiormente (vide João 4:14 / João 6:63)

  Além disso, Jesus Cristo não se envolvia com assuntos pertinentes a uma vida carnal e/ou material (vide Parábola do Rico Insensato); não dava palpite na vida particular, carnal e/ou material das pessoas; não impunha aquilo que as pessoas deviam ou não deviam fazer. Ao contrário, o Mestre apenas recomendava a consciência das pessoas para que assim elas, por si só, avaliassem sua própria conduta e se o que elas queriam fazer era correto ou não (vide João 8:1 ao 11 / Exortação de João 8:1-11)

  Em adição, Jesus Cristo não apregoava como doutrina de Deus aquilo que a letra transmitia ainda mais se fosse algo oposto ao Bem; ao contrário, Ele se usava do que continha na letra para ensinar o sentido espiritual contido por detrás dela, para que assim a Doutrina Divina - Piedade - fosse evidenciada (vide A Doutrina de Deus). E se o Mestre agiu dessa forma, nós também devemos agir, pois Ele é nosso Exemplo; e um Exemplo é feito para ser não somente admirado, mas sim e maiormente copiado/imitado. 

  Resumindo, se seguirmos passo-a-passo o Exemplo Divino, nós também conseguiremos ajudar tanto a nós mesmos quanto aqueles que nos derem crédito a trilhar o caminho do Evangelho da Paz. Igualmente, se seguirmos passo-a-passo o Exemplo Divino, nós nos sairemos bem na prova e conseguiremos nos formar (vide Os Alunos e a Prova). Outrossim, se seguirmos passo-a-passo o Exemplo Divino, nós seremos como um pássaro que obteve as asas restauradas e prontas para nos fazer voar rumo aos Céus (vide Os Pássaros). Assim, se seguirmos os passos de Jesus Cristo, nós conseguiremos deixar de lado as obras destrutivas da carne para vivenciar os Frutos do Espírito Sagrado que, por sinal, nos faz desfrutar da Vontade de Deus (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / A Vontade de Deus).

  Enfim, mediante tais fatos conclui-se que é fundamental aprender sobre a Vida de Jesus (vide Mateus 11:29 / João 5:39 / A Importância de Cristo), pois é através Dele que obtemos o fardo leve e jugo suave (vide Mateus 11:28-30); é através Dele que conseguimos agregar as pessoas a Deus; é através Dele que a verdadeira Igreja de Deus se reúne (vide A Verdadeira Igreja de Deus); é através Dele que aprendemos a conduzir nossa própria vida sem maltratar, ofender e invadir o espaço do próximo (vide Conduzindo a própria vida); é através Dele que conseguimos domar nossas próprias palavras (vide A Parábola do Homem e da Mulher); é através Dele que conseguimos ser sóbrios (vide O que é ser "sóbrio"?); é através Dele que conseguimos arrancar o nosso próprio joio (vide O Joio e o Trigo); é através Dele que exercemos as obras do Espírito (vide A Fé sem Obras é Morta). Logo, é através do Exemplo de Jesus Cristo que aprendemos a lavar os pés uns dos outros, isto é, por meio Dele aprendemos a aconselhar uns aos outros a fim de que tanto nós, quanto aqueles que nos ouvem, possam deixar de andar pelo caminho da carnalidade a fim de andar pelo Evangelho da Paz. 

  Sendo assim, nunca devemos deixar de fornecer o Alimento, Bebida e Vestimenta espiritual; então não devemos deixar de fornecer o Pão, a Água e a Armadura de Deus para o próximo (vide João 6:35 / Santa Ceia / A Armadura de Deus / Mateus 25:31-46). Assim como nunca devemos deixar de visitar aqueles que ainda estão aprisionados na mentira que querem uma visita (vide Mateus 25:31-46). E também nunca devemos menosprezar um estrangeiro só porque ele não fala a mesma língua que a nossa (vide Mateus 25:31-46); Nunca devemos deixar de visitar e orar por um doente na alma (vide Mateus 25:31-46 / A Verdadeira Forma de Orar), pois agindo dessa forma nós estaremos exercendo a verdadeira religião e culto racional a Deus (vide A Verdadeira Religião / O Verdadeiro Culto Racional). Em outras palavras, agindo assim nós estaremos exercendo o mandamento do Mestre que é a Piedade/Amor Fraternal (vide I Timóteo 6:3 / A Verdadeira Forma de Amar / A Doutrina de Deus / A Verdade Sobre o Evangelho).

  "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." (II Timóteo 2:24 ao 26)

  "Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:3 e 4)

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉



👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

-----------//-----------//-----------//-----------//-----------//-----------//-----

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: DEVEMOS LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS!.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário