sexta-feira, 7 de abril de 2017

Como Louvar a Deus...

  Caro leitor, atualmente, ao invés das coisas caminharem rumo a Cristo, na realidade as coisas estão caminhando por um caminho oposto ao verdadeiro. Infelizmente, o que mais vemos por aí são pessoas se baseando em sua carnal compreensão para transmitir aquilo que leem nas Escrituras, sendo que a profecia relatada nas Escrituras foi escrita com a inspiração do Espírito Santo de Deus (vide II Pedro 1:21 / A Profecia), dessa forma, fica óbvio que há uma linguagem espiritual por detrás das letras que nos levam a crescer no Conhecimento de Jesus Cristo, afinal, Ele é a Profecia (vide A letra mata e o Espírito vivifica / A Profecia)

  E com relação ao "louvor" que devemos prestar para com Deus, muitas pessoas têm interpretado tal ação de forma carnal e grotesca, e nesta compreensão carnal ninguém está louvando a Deus da forma correta. Em vista disso, nesta postagem estaremos compreendendo como louvar a Deus com base em Jesus Cristo, pois Ele é o Caminho que devemos trilhar, Verdade que devemos vivenciar e transmitir para que tenhamos a Vida espiritual dentro de nós (vide João 14:6 / A importância de Cristo)

  Logo, tudo que formos executar relacionado aquilo que lemos nas Escrituras devemos analisar com base em Jesus Cristo, pois Ele é a Palavra de Deus Espiritual (vide João 1:1 ao 14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13)Ele é a Obra Divina (vide A Obra de Deus); Ele é o Reino do Eterno (vide Exortação acerca do Reino de Deus); Ele é o Fundamento (vide I Coríntios 3:11); Ele é o Poder e Sabedoria de Deus (vide I Coríntios 1:24); Ele é a Justiça, Santificação e Redenção/Salvação proveniente do Altíssimo (vide I Coríntios 1:30); Ele é o Mestre (vide Mateus 23:8); Ele é a Porta Estreita (vide João 10:9 / Mateus 7:13); Ele é o Pastor, Bispo, Apóstolo e Sumo Sacerdote (vide João 10:11 / I Pedro 2:25 / Hebreus 3:1); Ele é a Pedra provada por Deus (vide Isaías 28:16 / Aos Efésios 2:20); Ele é o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas (vide Aos Efésios 2:20 / Os Profetas); Ele é o Mistério de Deus (vide Colossenses 1:26-27 / Colossenses 2:2-3); Ele é a Fé (vide A Verdadeira Fé); Ele é o Templo/Casa de Deus e todos que creem Nele também são feitos templos e casas de Deus (vide Salmos 122:1 / João 2:21 / Aos Hebreus 3:6 / A Verdadeira Igreja de Deus); Ele é o Sinal e a Profecia de Deus (vide O Sinal de Deus / A Profecia)Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (vide João 14:6) e Ele é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna (vide João 10:30 / I João 5:20 / A Vida Eterna ).

  Analisemos a passagem abaixo para compreendermos como devemos louvar a Deus:

  "Portanto, ofereçamos sempre por Ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." (Aos Hebreus 13:15)

  Com base nessa passagem de Aos Hebreus 13:15, vemos que por meio de Jesus Cristo devemos oferecer para Deus um sacrifício de louvor, onde tal sacrifício é o fruto dos nossos lábios que confessam o nome do Enviado do Eterno. Em outras palavras, louvar a Deus é revelar, declarar, mostrar e contar a Sua Palavra para nossos próximos, onde tal Palavra é o próprio Jesus Cristo, afinal, Ele tem como Nome "A Palavra de Deus" (vide João 1:1-14 / Apocalipse 19:13)

  Sendo assim, se de fato queremos louvar a Deus devemos exercer de maneira sóbria e constantemente a comunicação conosco e com os outros a fim de transmitir os Ensinamentos de Jesus Cristo para aqueles que estão próximos de nós (vide Aos Hebreus 13:16 /  O que é ser sóbrio?), para que assim aqueles que dizem crer em Deus possam se salvar da mentira e vir ao conhecimento da Verdade já que Deus não faz acepção de pessoas e quer que todos se salvem (vide I Timóteo 2:4 / Aos Romanos 2:11)

  Igualmente, devemos transmitir através de nossas palavras e atitudes o Amor assim como Jesus Cristo fez, para que cada um possa conduzir a própria vida sem prejudicar e/ou fazer mal para si mesmo e para outras pessoas (vide Conduzindo a própria vida... / A Verdadeira Forma de Amar), afinal, o mandamento do Mestre é amarmos uns aos outros como Ele nos amou (vide João 13:34 e 35 / João 15:12 / A Verdadeira Forma de Amar).

  Muitas pessoas tem interpretado as Escrituras de forma errônea, e nesta má interpretação surgiram "cultos" contrários ao verdadeiro Culto Racional que devemos exercer na vida (vide O Verdadeiro Culto Racional); desse modo, muitos acreditam que cultuar e louvar a Deus é se reunir em um lugar ao som de instrumentos musicais e ficar agindo de forma estrepita/estrondosa (vide Significado de "estrepito"); assim como acham que cultuar e louvar a Deus é algo que fazemos apenas alguns dias da semana em um horário específico, sendo que o Culto Racional e o Louvor que devemos exercer para com Deus é 24 horas por dia, pois além de confessarmos através de nossas palavras aquilo que Cristo nos ensina, nós devemos exercer/praticar na vida os Ensinamentos do Mestre, onde tudo se resume em amar uns aos outros como Ele nos amou (vide João 13:34-35 / A verdadeira forma de Amar), pois o ato de amar ao próximo como Cristo nos amou é a única forma eficaz e capaz de nos religar a Deus (vide A Verdadeira Religião)

  Todavia, para aqueles que insistem em achar que tais ajuntamentos ao som de instrumentos musicais é "louvar" e/ou "cultuar" a Deus, analise a passagem abaixo:

  "Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me dão nenhum prazer; e ainda que me ofereçais holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei delas, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque NÃO ouvirei as melodias dos teus instrumentos." (Amós 5:21 ao 23)

  Para quem ainda acha que ficar se ajuntando em algum lugar ao som de instrumentos musicais cantando de forma estrepitosamente, tumultuada e/ou barulhenta é prestar um “culto racional à Deus”, eis acima a passagem de Amós 5:21-23 de maneira objetiva para provar que o verdadeiro Deus aborrece e despreza estas festas e assembleias/ajuntamentos solenes, pomposos e/ou cerimoniais! Aliás, como está escrito na passagem acima: o verdadeiro Deus nem ouve nenhum tipo de melodia de nenhum instrumento musical. E se analisarmos Cristo, Ele nunca exerceu tais práticas e nem mandou nenhum de seus discípulos exercerem, logo, mais uma vez é possível comprovar que as pessoas que estão inutilmente repletas de compreensão carnal - ao lerem as Escrituras - não discernem nada; e além de trazerem para dentro de si próprias fardos pesados, elas também querem colocar nas demais pessoas fardos pesados usando o pretexto de que isso é “cultuar/louvar a Deus”.

  "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo a Cristo." (Colossenses 2:8)

 "Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto de anjos, metendo-se em coisas que não viu, estando debalde inchado na sua CARNAL compreensão, e não ligado a Cabeça, da qual todo corpo provido e organizado pelas juntas e ligaduras vai crescendo em aumento de Deus." (Colossenses 2:18-19)

  Com base nas passagens acima, podemos ver que a todo o momento o verdadeiro Deus nos alerta para que nós não venhamos nos tornar presa fácil das tradições e ensinamentos criados/inventados por homens; somos alertados para não nos tornarmos presa fácil dos rudimentos mundanos e supérfluos que não tem absolutamente nada a ver com a Doutrina e Ensinamento Divino (vide A Doutrina de Cristo)

  Sendo assim, tudo que for proposto, ensinado ou até mesmo incentivado para nós fazermos mas que não tem base nos Ensinamentos de Jesus Cristo (lembrando que as palavras do Mestre são somente para alimentar o espirito/alma e fornecer uma vida espiritual/racional – João 6:63 / Provérbios 10:3), tome cuidado! Porque o verdadeiro Deus não manda ninguém participar/comemorar nenhum tipo de tradição e/ou datas comemorativas criadas por homens; Ele não manda pessoas frequentarem lugares para cultuá-Lo ao som de instrumentos musicais; Ele não influência as pessoas a participarem de festas/farras; Ele não manda pessoas ficarem tocando instrumentos musicais como se isso fosse um meio de "louvor" à Ele, pois além de tais práticas não terem envolvimento algum com o verdadeiro Louvor relatado em Aos Hebreus 13:15, a barulheira destes instrumentos podem vir a incomodar um semelhante. 

  Em adição, o verdadeiro Deus não manda as pessoas buscarem os próprios deleites; Ele não faz nenhuma promessa além da única que já foi feita que é a Vida Eterna (vide I João 2:25 / A Promessa de Deus)...; enfim, o verdadeiro Deus não tem absolutamente nenhum envolvimento com nada que tenha a ver com a nossa carne, pois o verdadeiro Deus é Espirito e as Palavras Dele são somente para alimentar o espírito/alma de cada um de nós, para que assim venhamos chegar na perfeição e santidade como somos orientados em Mateus 5:48, I Pedro 1:15 e 16 e Levítico 19:2

  Além do mais, como é possível notar nas passagens partilhadas, também somos orientados para não nos deixarmos dominar pelas pessoas que só entendem as Escrituras para proveito carnal, pois estas pessoas usam como pretexto para dar base para suas atitudes errôneas atos de humildade e "culto de anjos", sendo que além delas não terem visto (compreendido) nada, elas nem mesmo sabem o que é o verdadeiro Culto Racional que devemos exercer já que estão debalde/inutilmente inchadas na sua carnal compreensão das coisas e, consequentemente, não estão ligadas na Cabeça que é Cristo (vide O Verdadeiro Culto Racional). Por esse motivo não conseguem compreender nada no sentido espiritual. 

  Então “se alguém ensinar alguma outra doutrina e tal pessoa não se conformar com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, tal pessoa é soberba e nada sabe, delirando acerca de questões e contendas de palavras das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos privados da verdade que cuidam que a piedade seja causa de ganho; aparta-te desse tipo de gente (I Timóteo 6:3-5)”. Porém, não considere estas pessoas como inimigas, apenas deixe de ser cúmplice das práticas mentirosas e aconselhe/admoeste cada um com base em Cristo, para que assim todos possam se libertar da mentira e ignorância que ainda vivem a fim de virem ao conhecimento da Verdade (II Aos Tessalonicenses 3:15 / I A Timóteo 2:4), pois o importante para nós que cremos em Deus é aprender a exercer a verdadeira piedade/amor fraternal com cada um de nossos próximos independente de classe social, raça, cor, sexo, idade, etc. (vide A verdadeira forma de Amar), afinal, é “grande a piedade com contentamento (I A Timóteo 6:6)”, e tal piedade é Jesus Cristo (vide I Timóteo 3:16); e Ele quer “que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (I A Timóteo 2:4)”, ou seja, Deus/Cristo quer que todos conheçam de fato quem Ele é e aprendam a exercer o verdadeiro Culto Racional e Amor Fraternal (vide O Verdadeiro Culto Racional / A verdadeira forma de Amar / A Doutrina de Deus).

  "Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos, louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com instrumento de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros, louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor." (Salmos 150)

  Caro leitor, vamos usar a lógica e analisar este lindo Salmos 150 com os olhos espirituais

  Em primeiro lugar, quando cita o som de trombeta e/ou instrumentos de cordas isso nada mais é do que uma metáfora, é para simbolizar o que nós temos dentro de nós: que é nossas cordas vocais que servem para emitir sons/palavras. Ou seja, devemos aprender a abrir a boca e usar das nossas cordas vocais para transmitir as Palavras do Mestre de maneira sóbria. 

  Em segundo lugar, quando fala de órgãos, isso significa que devemos louvar a Deus com nosso corpo inteiro, pois o maior órgão do corpo humano para quem não sabe é a pele; e como a pele reveste todo o corpo, então entendemos que devemos louvar a Deus de corpo, alma e pensamento. Sendo assim, todos que tiverem fôlego de vida, louve ao Senhor refletindo/transmitindo Sua Palavra (Ensinos de Jesus Cristo) em suas atitudes, palavras e comportamentos diários, pois a verdadeira forma de louvar a Deus é confessar/manifestar com nossos lábios e atitudes o Seu Santo Nome, isto é, confessar a Sua Palavra (Ensinos de Jesus Cristo) como somos orientados em Aos Hebreus 13:15

  E se alguém ainda insiste em achar que “louvar” a Deus é ficar com essa barulheira toda ao som de instrumentos musicais inventados, saiba que em Amós 6:1 ao 7 Deus nos adverte que Ele não está nenhum pouco contente com tudo isso, pois enquanto as pessoas estão perdendo tempo oferecendo sacrifícios de tolos, elas poderiam estar exercendo o verdadeiro amor ao próximo uns pelos outros (vide A verdadeira forma de Amar)! Pois não há nada que possamos fazer para Deus, dessa forma, se quisermos de fato fazer algo para agradá-Lo devemos fazer o verdadeiro bem uns pelos outros como somos orientados em Mateus 25:31-46

  Em resumo, devemos levar o alimento espiritual uns para os outros como Jesus Cristo fez durante todo o tempo em que esteve em carne; devemos ajudar uns aos outros a vestir a Armadura de Deus (vide A Armadura de Deus); devemos visitar os presos espirituais que ainda estão presos nas mentiras deste planeta e sendo escravizados a fim de que eles conheçam a Verdade e se libertem das correntes espirituais; devemos ajudar os nossos próximos a se achegar ao verdadeiro Deus em Espírito e em Verdade; devemos orar/discursar as palavras de Jesus Cristo e dos apóstolos com conhecimento espiritual/lógico (vide A verdadeira forma de Orar), para que todos venham compreender a forma correta de se comportar diante da face de Deus (Aos Hebreus 13:18)...; enfim, devemos orar sem cessar (vide I Aos Tessalonicenses 5:17), onde esta última frase significa “falar sem parar da Verdade e manter a mente sempre focada em Deus e em Sua Palavra Jesus Cristo”.

  "Falem entre vós com salmos, e hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração." (Aos Efésios 5:19)

  Para quem não sabe, as palavras “salmos” e “hinos” significam “poemas”; e a expressão “cantar” também vai muito além de se expressar ao som de melodias, pois “cantar” significa “emitir sons ou produzir sons de forma harmoniosa”. Ou seja, devemos falar uns com os outros emitindo/transmitindo a Palavra de Deus de forma harmoniosa através de nossas cordas vocais e através de nosso comportamento, pois Deus se agrada ao ver as pessoas se ajudando umas às outras para que cada um de nós venha se salvar/libertar das mentiras e imposições do sistema, de pessoas cegas espiritualmente e dos nossos próprios desejos carnais. 

  E “cantar ao Senhor no nosso coração” significa que devemos sempre estar meditando e lembrando de Seus Ensinamentos; devemos ter a Palavra de Deus escrita no nosso coração/mente, pois o Espírito de Cristo deve estar dentro de nós sendo confessado através de nossos lábios/palavras e atitudes; pois Jesus Cristo é a Palavra da Fé que sempre foi anunciada e pregada a todos para que todo aquele que creia Nele seja salvo das mentiras do mundo e confesse Suas Palavras (vide Romanos 10:8-9 / O que é a Fé?)

  Em outras palavras, devemos ter dentro de nós o Espírito de Cristo (vide Romanos 8:9 para compreender que quem pertence a Cristo deve ter dentro de si o Espírito Dele, pois Ele é a Palavra Viva de Deus); e devemos conversar uns com os outros sempre transmitindo cânticos (que significa palavras) espirituais, para que assim cada um de nós possa se edificar e aprender cada vez mais a respeito da Palavra de Deus. 

  Resumindo, fica claro para nós que “salmodiar ao Senhor” não tem absolutamente nada a ver com gritarias ao som de instrumentos musicais inventados por homens. Logo, temos que agir como Jesus Cristo e exercer o verdadeiro Louvor e Culto Racional a Deus de maneira sóbria (vide O que é ser sóbrio?).

  Enfim, mediante tais fatos conclui-se que "Louvar a Deus" é amar uns aos outros como Jesus Cristo nos amou, exercendo a comunicação e a beneficência com cada pessoa que estiver próxima de nós seja ela quem for conforme a oportunidade que nos for ofertada; pois o Mestre nunca fez acepção de pessoas e louvava/cultuava ao Pai em todos os lugares em que estava independente do horário, afinal, Ele sempre transmitia palavras provenientes de uma Vida Eterna para todos aqueles que se encontravam próximos Dele; Ele sempre recomendava a consciência das pessoas para que elas compreendessem que ninguém é melhor do que ninguém; Ele sempre ensinou que devemos amar uns aos outros; Ele sempre ensinou a termos misericórdia e compaixão por todos, principalmente por aqueles que ainda não ressuscitaram dos mortos (vide Ressurreição); Ele sempre ensinou a não colocarmos nossa confiança e alegria naquilo que é pertinente a uma vida carnal e material; Ele sempre ensinou a respeitarmos a todos, mesmo aqueles que nos ofendem e não querem aceitar aquilo que falamos. 

  Então Jesus Cristo sempre ensinou o Amor (vide A Verdadeira Forma de Amar), e é o Amor Dele que temos que exercer na vida para que assim possamos executar o verdadeiro Culto Racional com êxito (vide O Verdadeiro Culto Racional).

  "Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:48)

  Que Deus ilumine nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉



-----------//-----------//-----------//-----------//-----------//-----------//-----

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: Como Louvar a Deus.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

2 comentários:

  1. MARAVILHOSO. OBRIGADA POR REPARTIR TÃO GLORIOSO PÃO.. ASSIM CRISTO TEM ME ENSINADO.. UMA BOA NOITE :)

    ResponderExcluir