quinta-feira, 11 de maio de 2017

O Verdadeiro Jejum

  Caro leitor, a cada dia que passa vemos que aquilo que era uma coisa simples de se exercer os indoutos e inconstantes mencionados em II Pedro 3:15-16 transformaram em sacrifícios de tolos por conta da carnal compreensão com relação aquilo que leem nas Escrituras (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica). Na mesma proporção, a cada dia que passa vemos que bilhões de pessoas não amam a Deus simplesmente pelo fato Dele ter nos amado primeiro ao enviar para nós Sua Palavra/Cristo a fim de nos remir da ignorância e mentira que vivíamos e ainda há alguns que vivem até hoje; pelo contrário, pessoas dizem amar a Deus por algum interesse em receber Dele algum benefício carnal e/ou material, sendo que o Deus Vivo é Pai de espíritos e o único compromisso Dele é com espíritos e não com carnes (vide Aos Hebreus 12:9 / João 6:63), aliás, tudo que Deus faz dura uma eternidade e aquilo que é eterno é justamente o que não vemos (vide Eclesiastes 3:14 / II Coríntios 4:18), logo, pode alguma coisa carnal e/ou material ser proveniente do Pai dos espíritos sendo que tudo que é carnal e/ou material é passageiro? 

  Pode alguma coisa carnal e/ou material ser proveniente do Deus Vivo sendo que Ele não faz acepção de pessoas e muito menos aceita recompensa (vide Deuteronômio 10:17)

  Pode alguma coisa carnal e/ou material ser proveniente do Deus Vivo sendo que as coisas materiais e/ou carnais são conquistadas através do Mamom/dinheiro e Cristo nos diz que não podemos servir a dois senhores (vide Mateus 6:24 / O Verdadeiro Dízimo)

  Pode alguma coisa carnal e/ou material ser proveniente do verdadeiro Deus sendo que tudo carnal e/ou material é vaidade e pertence ao diabo (vide Lucas 4:5-6 / Eclesiastes 1:14)

  Pois bem, para um bom entendedor um pingo é letra; e como o próprio Cristo diz em João 4:22: "Vós adorais o que não sabeis, nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus". Antes de mais nada, para quem não sabe, quando diz que a "salvação vem dos judeus", isso significa que as primeiras pessoas que conseguem ser salvas da mentira/ignorância ainda nesta vida são aquelas que examinam as Escrituras, pois os "judeus" simbolizam justamente o grupo de pessoas que examinam os Escritos Sagrados. Todavia, até os dias de hoje existem os verdadeiros e falsos judeus, onde os verdadeiros são aqueles que compreendem a voz do Espírito do verdadeiro Pai além da letra e os falsos são aqueles que apregoam como "doutrina" de Deus aquilo que a letra lhes mostra, sendo que a letra mata e a Doutrina de Deus é a Piedade (vide  A Letra Mata e o Espírito Vivifica / A Doutrina de Deus)

  Sendo assim, quando diz "nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus", isso significa que os verdadeiros judeus sabem como adorar o Pai em Espírito e em Verdade justamente porque eles examinam os Escritos Sagrados e tem como base e fundamento Jesus Cristo somente para alimentar o espírito, pois a Palavra de Deus/Cristo nos afirma em João 6:63 que tudo que Ele disse é somente pertinente ao espírito e vida [espiritual], pois a carne para nada aproveita. Contudo, aqueles que não examinam os Escritos sagrados adoram o que não sabem; e por não conhecerem ao Pai e Seus ensinamentos espirituais tais pessoas exercem sacrifícios de tolos, e dentre os sacrifícios de tolos o "jejum" é um deles, e é sobre o "jejum" que falaremos nesta postagem.

  Em primeiro lugar, para quem não sabe, a palavra "jejum" é sinônimo de "abstinência" (vide Significado da palavra "jejum"); e a "abstinência" é a ação de se abster de algo (vide Significado da palavra "abstinência"). Em segundo lugar, os indoutos e inconstantes mencionados em II Pedro 3:15-16 apregoam e incentivam por aí que jejuar é tão somente a ação de se abster de alimentos e bebidas carnais (físicas) por um determinado tempo a fim de conseguir alguma coisa em troca das mãos de Deus, porém, além deste ensinamento ser uma tremenda barganha feita para com o Deus Vivo, tal jejum não é o jejum requerido por Deus, e isso vamos constatar analisando a passagem abaixo:

  "Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim? Ou quando comestes e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?" (Zacarias 7:5-6)

  Pois bem, a passagem acima já nos mostra que quando alguém jejua se abstendo de alguma comida e/ou bebida carnal tais pessoas fazem isso por elas mesmas, da mesma forma que comem e bebem por elas mesmas: e Deus não tem envolvimento algum nisso! Aliás, qualquer coisa que alguém diz fazer para Deus e ao mesmo tempo espera algo em troca, tal pessoa já está errada, pois Deus não aceita recompensas (vide Deuteronômio 10:17)

  Em outras palavras, não adianta nada querer fazer algo para Deus aborrecendo e menosprezando o próximo (vide I João 4:20-21); não adianta nada querer barganhar com Deus com o pretexto de ficar sem comer ou sem beber a fim de obter algo em troca; não adianta nada querer praticar algo com a esperança de receber algo carnal e/ou material de Deus, até porque a prática daquilo que contém nos Escritos Sagrados é benefício próprio e benefício para algum próximo (vide Jó 35:6-8). Ou seja, se pecamos é maleficio próprio e se acertamos é benefício próprio, pois nosso pecado e bondade não interfere na soberania de Deus; porém, nossa maldade ou bondade interfere na nossa própria vida e na vida daqueles que ficam próximos de nós (vide Jó 35:6-8), e como o toda a Lei se cumpre no "amar ao próximo como a ti mesmo" (vide Gálatas 5:14 / A Lei: Qual Seguir e Como Seguir?), o fato de agirmos com sobriedade se abstendo das obras destrutivas da carne é benefício próprio e para aqueles que estão próximos de nós (vide O Que é ser Sóbrio? / As Obras da Carne e os Frutos do Espírito), pois agindo assim conseguimos ter uma boa conduta e consequentemente cumprimos o mandamento de Cristo que é amarmos uns aos outros como Ele nos amou (vide João 13:34-35 / João 15:12 /  A Verdadeira Forma de Amar)

  "Todavia, me procuram a cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos como um povo que pratica a justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus, dizendo: 'Porque jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu o não sabes?'; eis que no dia em que jejuais achai o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para dardes punhadas impiamente. Não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria: 'Que o homem um dia aflija sua alma, que incline a cabeça como junco e estenda debaixo de si saco e cinza?'; chamaria tu isto de jejum e dia aprazível ao Senhor?" (Isaías 58:2 ao 5)

  Como podemos ver nesta passagem de Isaías 58:2-5, aqueles que não conhecem verdadeiramente a Deus até demonstram prazer nos caminhos do Senhor e em querer praticar a justiça; aqueles que não conhecem verdadeiramente a Deus tentam demonstrar prazer em se achegar ao Eterno ao perguntar pelos direitos da justiça com a seguinte pergunta: "Porque jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu o não sabes?"; ou seja, aqueles que não conhecem verdadeiramente a Deus querem ser vistos e notados pelas barganhas que fazem; querem que Deus ache lindo alguém ficar sem comer e sem beber em um dia. Porém, o próprio Deus já diz claro na seguinte frase qual é a única finalidade desde falso jejum: "Eis que no dia em que jejuais achai o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para dardes punhadas impiamente; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto"; ou seja, é como se Deus falasse da seguinte forma: "No dia em que vocês estão jejuando vocês cuidam apenas dos próprios interesses e continuam explorando aqueles que trabalham para vocês. Vocês jejuam buscando os próprios interesses e ainda requerem algo em troca disso. Vocês jejuam praticando rixas, discussões e apunhalando de forma impiamente. Não é jejuando assim que vocês farão chegar a sua voz lá no alto."

  Como se não bastasse pessoas exercerem um falso jejum, os indoutos e inconstantes mencionados em II Pedro 3:15-16 interpretam na letra a expressão "cobrir a cabeça com saco e cinza", e por conta desta má interpretação bilhões de pessoas se passam de ridículas e exercem o sacrifício de tolo ao se vestir literalmente com um saco e cobrir literalmente a cabeça com cinzas; porém, o próprio Deus questiona isso na seguinte frase: "Seria este o jejum que eu escolheria: 'Que o homem um dia aflija sua alma, que incline a cabeça como junco e estenda debaixo de si saco e cinza?'; chamaria tu isto de jejum e dia aprazível ao Senhor?". Em outras palavras, é como se Deus dissesse a seguinte frase: "O jejum que eu escolhi, o dia em que uma pessoa procura se humilhar, não deve ser desta maneira curvando a cabeça como se fosse uma vara, deitando sobre um pano de saco e cinza... É isso que vocês chamam de jejum e dia agradável ao Senhor?"Certamente, o próprio Deus se indigna com tanta compreensão carnal com relação aquilo que é espiritual. 

  Agora, analisemos abaixo qual é o jejum requerido pelo Eterno:

  "Porventura não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os quebrantados e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados, e vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?" (Isaías 58:6-7)

  Como podemos ver acima nessa passagem de Isaías 58:6-7, o jejum que nos é requerido é o ato de desfazer as ataduras do jugo e deixar livre os quebrantados. O jejum que nos é requerido é desfazer as correntes do jugo e pôr em liberdade ao oprimido. O jejum que nos é requerido é o ato de repartirmos nosso pão com aqueles que tem fome, isto é, repartirmos com os famintos espirituais o Pão da Vida/Cristo/Palavra Divina para que eles possam se saciar e se libertarem do jugo de servidão (vide Gálatas 5)O jejum que nos é requerido é que recebamos em casa os pobres desterrados, isto é, devemos ser hospitaleiros e atenciosos com todas as pessoas recebendo em nosso coração suas palavras, para que através da comunicação possamos exercer o verdadeiro louvor a Deus (vide Como Louvar a Deus)O jejum que nos é requerido é que cubramos o nu com a Armadura de Deus e com o testemunho de Cristo Jesus, para que ele possa se abster das obras destrutivas da carne e vivenciar os frutos do Espírito (vide A Armadura de Deus / As Obras da Carne e os Frutos do Espírito)

  E este verdadeiro jejum que nos é requerido não é algo que fazemos algumas vezes como o falso jejum, pelo contrário, o verdadeiro jejum deve ser praticado durante todo o tempo em que tivermos fôlego de vida, pois para que possamos exercer este verdadeiro jejum é necessário nos abstermos diariamente do nosso próprio egocentrismo; é preciso nos abstermos dos nossos próprios desejos carnais que são considerados destrutivos (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / Colossenses 3:1-17); é crucial amarmos o próximo antes de amarmos a si próprio (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Outra coisa a ser exposta é que em Mateus 17:21 vemos que Cristo disse que só é possível expulsar uma casta de demônios através de jejum e oração, isso significa que para se expulsar uma casta de demônios é necessário estar vivendo em abstinência das obras destrutivas da carne e discursando constantemente com a pessoa endemoniada aquilo que nosso Mestre nos ensina, para que tal pessoa possa ingerir o Pão da Vida e se vestir com o testemunho de Cristo e com a Armadura de Deus (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / A Verdadeira Forma de Orar), pois agindo dessa forma nosso testemunho terá concordância com aquilo que reportamos e os frutos do Espírito se manifestarão a fim de expulsar os demônios que fazem com que pessoas vivam de maneira morna e perturbadas em espírito. 
  
  Você pode estar se perguntando neste exato momento: "Então se o pão, vestimenta e abrigo que devo exercer é espiritual, estou isento de fornecer tais coisas de forma carnal e/ou material?". Caro leitor, qualquer ser humano que se preze e tenha um pingo de compaixão e cidadania, independente da crença em Deus, ajuda o próximo com aquilo que suas condições financeiras proporcionam; aliás, chega a ser lamentável alguém precisar de uma ordem Divina para exercer alguma benfeitoria carnal e/ou material na vida do próximo. Contudo, para aqueles que conseguirem exercer o verdadeiro jejum, os tais poderão desfrutar do cumprimento da passagem abaixo:

  "Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e Ele te dirá: 'Eis-me aqui'; se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade, e se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá das trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos, e serás como um jardim regado e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem, edificarão os lugares antigamente assolados, e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador de roturas, e restaurador de veredas para morar." (Isaías 58:8 ao 12)

  Com base nessa passagem de Isaías 58:8-12, aqueles que matarem a fome espiritual do faminto, aqueles que exercerem o verdadeiro jejum; aqueles que se absterem do próprio ego humano por amor ao próximo (vide Filipenses 2:1-18 / I Coríntios 10:24 / Romanos 15:2 / Efésios 4:29); aqueles que abandonarem o jugo da servidão; aqueles que pararem de estender o dedo para julgar a aparência e destino pós morte física do próximo; aqueles que pararem de falar vaidades, falso testemunho e palavras mentirosas, os tais resplandecerão como o Sol, isto é, os tais resplandecerão como Deus/Cristo, pois Deus/Cristo é o Sol (vide Salmos 84:11 / João 8:12); os tais obterão a cura da própria alma; a luz dos tais brilhará como a aurora; a justiça que os tais praticarem irá à frente deles e a glória de Deus/Cristo sempre os acompanhará. 

  Ademais, aqueles que exercem o verdadeiro jejum clamam, e Deus responde; aqueles que exercem o verdadeiro jejum chamam por socorro, e Deus lhes diz: "EIS-ME AQUI". Aqueles que exercem o verdadeiro jejum são guiados por Deus/Cristo continuamente obtendo fartura na alma e ossos/espírito fortificados; aqueles que exercem o verdadeiro jejum são como um jardim regado e um manancial cujas águas nunca faltam, porque os tais bebem da fonte das Águas Vivas cujo nome é Jesus Cristo (vide João 4:14), e quem come e bebe do Mestre nunca tem fome e sede de espírito (vide João 6:35)

  Em acréscimo, os que procederem daqueles que praticam o verdadeiro jejum edificarão os lugares que antigamente foram assolados, isto é, aqueles que derem ouvidos para as palavras geradas com base em Cristo Jesus conseguirão edificar a própria casa/interior/mente/coração que outrora foi assolada pela mentira; e de geração em geração os fundamentos serão levantados, porquanto de geração em geração a Palavra de Deus (Jesus Cristo) sempre viverá, pois Ela é eterna; e todos aqueles que derem ouvidos para a Mesma serão ressuscitados do vale de ossos secos (vide Ressurreição)

  Em resumo, as palavras geradas com base em Jesus Cristo serão consideradas como "reparador de roturas" e "restaurador de veredas para morar", pois as palavras geradas com base no Mestre são capazes de restaurar o intelecto das almas para que assim o Espírito de Deus habite vivo nos corpos restaurados. Em outras palavras, cada um de nós é a casa e o templo de Deus (vide Aos Hebreus 3:6 / I Coríntios 6:19 / A Verdadeira Igreja de Deus), porém, para que o Espírito de Deus possa habitar vivificado em nós e fazer com que o Trigo floresça, é necessário arrancarmos de dentro de nós mesmos o joio que outrora foi semeado e cultivado em nós pela mentira/diabo (vide Explicação do Joio e do Trigo). Dessa forma, conforme vamos eliminando o joio de dentro de nós, consequentemente vamos nos restaurando para que assim o Espírito de Deus possa morar em nós com vida. 

  "Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um com seu irmão; e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro e nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmão no seu coração." (Zacarias 7:9-10)

  Em primeiro lugar, todos nós somos irmãos (vide Mateus 23:8), e a função dos irmãos é amar uns aos outros de forma fraternal (vide A Verdadeira Forma de Amar); a função dos irmãos é ajudar uns aos outros a compreender a Voz do Pai. Em segundo lugar, vemos na passagem de Zacarias 7:9-10 que somos orientados por Deus a executar juízo verdadeiro, isto é, somos orientados a fazer uso de nosso intelecto para raciocinar, compreender e entender Sua Voz (vide Significado da palavra "juízo") para que assim venhamos viver de maneira responsável, andando e vivenciando os frutos do Espírito (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito)

  Também somos orientados a mostrar piedade e misericórdia uns pelos outros, isto é, somos orientados a mostrar uns para os outros a Palavra de Deus/Cristo, pois Ele é o mistério da Piedade (vide I Timóteo 3:16 / A Doutrina de Deus). Em outras palavras, somos orientados a repartir o Pão da Vida uns com os outros para que assim todos que quiserem possam conhecer a Verdade/Cristo e se libertar/salvar da mentira e ignorância em que estão vivendo (vide A Verdadeira Santa Ceia)

  Além disso, somos orientados a não oprimir a viúva, o órfão, o estrangeiro e nem o pobre, isto é, somos orientados a não oprimir aqueles que não conhecem o Esposo/Deus/Cristo; somos orientados a não oprimir aqueles que não conhecem o Pai/Deus; somos orientados a não oprimir aqueles que ainda não falam a Língua do Espírito (vide Línguas Estranhas e Ordem no Culto); somos orientados a não oprimir aqueles que possuem pouco conhecimento acerca da Palavra de Deus/Cristo. E para quem não sabe, "oprimir" significa "impor-se através da força, violência ou comportamentos autoritários" (vide Significado da palavra "oprimir"), portanto, somos orientados a simplesmente expor a Verdade para a viúva, órfão, estrangeiro e pobre, e não impor a Verdade, pois nada é por força ou violência, antes tudo deve ser pelo Espírito de Deus (vide Zacarias 4:6). 

  Por fim, também somos orientados a não intentar mal em nosso coração por ninguém, isto é, não devemos pretender fazer mal para absolutamente ninguém; não devemos maquinar e/ou planejar fazer o mal para absolutamente ninguém; não devemos agir com malvadeza de caso pensado, até porque a Caridade não intenta e/ou suspeita mal (vide I Coríntios 13:5). E quem exerce a Caridade/Amor, consequentemente consegue se religar com Deus, pois o Amor/Caridade é a única Religião capaz de nos religar ao Pai (vide A Verdadeira Religião).

  Enfim, mediante tais fatos, conclui-se que o verdadeiro jejum consiste em nos abstermos constantemente de nossas próprias concupiscências carnais que são destrutivas a nós mesmos e a algum próximo por amor a nossa alma e por amor a alma alheia, para que assim os frutos do Espírito possam se manifestar e a Doutrina de Deus possa se sobressair (vide  As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / A Doutrina de Deus), lembrando que durante nosso verdadeiro jejum, isto é, durante nossa abstinência das obras da carne, não devemos nos mostrar contristados (vide Mateus 6:16-18)não devemos demonstrar tristeza; não devemos demonstrar angustia, pelo contrário, durante nosso jejum devemos regozijar sempre (vide Filipenses 4:4 / Significado da palavra "regozijar"); devemos nos contentar e nos alegrar com aquilo que possuímos, para que assim nossa equidade/justiça seja notória a todos os homens, pois o Senhor sempre está por perto (vide Filipenses 4:5 / Significado da palavra "equidade") 😄. Então:

  "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:48)

  "Como é Santo aquele que vos chamou, sede santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito está: 'Sede santos, porque Eu sou santo." (I Pedro 1:15-16)

  "Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: 'Santos sereis, porque Eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo." (Levítico 19:2)

  "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor como Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus em cheiro suave." (Aos Efésios 5:1-2)

  "Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)
  
  "Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." (II Coríntios 3:17)

  "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela Caridade." (Gálatas 5:13)

  Que Deus possa nos guiar somente na Verdade 👉 João 14:6 😉


----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------//

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: O Verdadeiro Jejum.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário