sábado, 18 de março de 2017

O Que É Ser Forte?

  Caro leitor, cada dia que passa vemos que as coisas caminham para o lado oposto a Cristo Jesus; a cada dia que passa vemos que a carnalidade se propaga bem mais do que a espiritualidade; a cada dia que passa vemos que o amor fraterno se esfria no coração das pessoas (vide A Verdadeira Forma de Amar). E essas coisas ocorrem devido às distrações que cegam as pessoas e as levam para um caminho oposto a Verdade (vide Distrações: Uma Arma Poderosa)

  Em vista disso, nesta postagem estaremos compreendendo o que é ser forte com base no Exemplo Divino, pois segundo a carne/mundo ser forte é você revidar na mesma proporção algo que fazem para nós; segundo a carne/mundo ser forte é não levar desaforo para casa; segundo a carne/mundo ser forte é aceitar desafios para provar o que a pessoa é ou deixa de ser. Porém, a inclinação para essas interpretações carnais/mundanas nos levam para a morte espiritual (vide Romanos 8:6); sendo assim, temos que aprender com Jesus Cristo o que é ser forte.

  Antes de mais nada, para quem não sabe, a palavra "forte" significa "resistência; algo convincente; estável, etc." (vide Significado da palavra "forte"). Se analisarmos Jesus Cristo, Ele sempre foi forte, convincente, resistente e estável, porém, Ele não exerceu a força como a carne/mundo exerce, ao contrário, Ele exerceu a força como o Espírito orienta. 

  Em outras palavras, Cristo Jesus foi escarnecido, afrontado, humilhado e agredido tanto verbalmente quanto fisicamente, contudo, ainda assim Ele exerceu a força! Pois nos momentos mais difíceis Ele não amaldiçoou ninguém; não xingou ninguém; não desejou nada de ruim para ninguém; não desprezou ninguém; não zombou de ninguém; não usou do Poder de Deus para aniquilar ninguém; não desnudou a fraqueza de ninguém; não ameaçou ninguém. A única coisa que Ele fez quando penduraram Ele naquela cruz foi dizer: "PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM" (vide Lucas 23:34)

  Antes de Jesus Cristo ser crucificado, enquanto Ele orava no Monte das Oliveiras, a agonia e aflição de alma era tanta que Seu suor transformou-se em sangue (vide Lucas 22:44 / Mateus 26:38), mas ainda assim Ele permaneceu forte, estável, resistente e convicto de Sua missão, ao ponto Dele não atribuir o Poder do Pai para livrar Sua carne das futuras torturas que Ele haveria de passar (vide Mateus 26:47 ao 56)

  Ademais, quando o Mestre foi crucificado dois malfeitores foram crucificados junto com Ele, e um dos malfeitores disse-Lhe: "Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós" (vide Lucas 23:39); porém, Cristo Jesus foi/é forte, Ele não levou em conta tal afronta, logo, não rebateu este malfeitor; Ele simplesmente ficou calado já que sabia a intenção do coração daquele malfeitor; desse modo não convinha Ele responder tal afronta e muito menos provar nada para este malfeitor e para todos aqueles que o observavam. O mundo/carne ensina: "Se acontecer algo com você, não leve desaforo para casa"; todavia, o Mestre suportou e levou no madeiro da cruz o desaforo de todos nós, e quem de nós está seguindo Seu exemplo? Cada um se avalie no seu âmbito particular com base em II Coríntios 13:5 e com base no seguinte link: Cristo é nosso Espelho.

  Então, caro leitor, ao contrário do que a carne/mundo ensina, ser forte é ser como Jesus Cristo; ser forte é se manter estável, resistente e convicto na Fé (vide O que é a Fé? / A Estrada), é suportar as afrontas, os escárnios e as agressões sem retribuir na mesma moeda (vide Mateus 5:43-44). Igualmente, ser forte é pedir ao Pai que perdoe aqueles que nos maltratam; é continuar transmitindo a Verdade/Cristo/Palavra de Deus para aquele que nos odeia (vide Provérbios 25:21-22 / Romanos 12:20), para que assim aquele que odeia possa vir a queimar o joio que ainda habita dentro de si (vide O que é o Joio e o Trigo?)

  Outrossim, ser forte é continuar admoestando uns aos outros com a intenção de resgatar as pessoas da mentira e egoísmo em que vivem (vide Hebreus 3:13 / I Timóteo 2:4); é exercer o amor fraterno por todos assim como o Mestre exerceu (vide A Verdadeira Forma de Amar); é deixar das obras destrutivas da carne para vivenciar os Frutos do Espírito (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito). Em síntese, ser forte é ser como Jesus Cristo.

  Em um dado momento desta vida, quem de nós já não presenciou, por exemplo, alguém testando um outro alguém com a seguinte frase: "Se você não fizer tal coisa você é isso ou aquilo". Ou então: "Se você não fizer tal coisa vão te chamar disso ou daquilo". Pois bem, bilhões de pessoas - sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou velhos - passam por estas tentações no casamento, na escola, no trabalho, no trânsito, no meio familiar e em muitos outros lugares, porém, a maior demonstração de força que as pessoas podem exercer é o ato de IGNORAR AS PROVOCAÇÕES, pois o Autor da Graça, Amor e Força - Jesus Cristo - nos mostra que ser forte é ignorar as ofensas

  Desse modo, assim como o Mestre não precisava provar - diante das afrontas e provocações - que Ele era/é o Cristo, Palavra Viva e Eficaz de Deus, nós também não precisamos provar nada para ninguém; não precisamos denegrir nosso caráter e moral para provar nada para ninguém; não precisamos nos submeter a constrangimentos e ações contrárias a sobriedade para provar nada para ninguém (vide O que é ser "sóbrio"?); não precisamos retribuir o mal com o mal para provar nada para ninguém, pois uma pessoa que é forte é como Jesus Cristo, e por ser igual ao Mestre ela IGNORA as ofensas e provocações e ainda pede para o Pai perdoar a outra pessoa, porque se a outra pessoa está provocando a outra é porque ela ainda não tem o Espírito de Deus vivificado, e quem não tem o Espírito da Verdade vivo em si vive em trevas e ainda não sabe o que faz. 

  "O sábio teme e desvia-se do mal, mas todo o tolo encoleriza-se e dá-se por seguro." (Provérbios 14:16)

  Dessa forma, que possamos ser sábios como Jesus Cristo. E como podemos ver no provérbio partilhado, o sábio não vai de encontro ao mal; assim como não coloca sua força na sua própria carne e compreensão humana (vide Jeremias 17:5). O sábio não se deixa levar pelas provocações, afrontas e ofensas, logo, ele não precisa provar nada para ninguém diante das provocações, insultos e ofensas; porém, todo aquele que é tolo se zanga/encoleriza-se e ainda por cima acha que a força está na própria carne, é onde o tolo, ao invés de se desviar do mal, vai de encontro ao mesmo; e neste encontro ele é abatido e muitas vezes nem sempre sobra uma oportunidade para se arrepender de suas tolices.

  Enfim, que nós possamos ser fortes, mas não como o mundo/carne ensina, mas como Jesus Cristo ensina, Ele é a Palavra, Mistério e Obra de Deus (vide Colossenses 2:2-3 / A Importância de Cristo / A Obra de Deus), e se seguirmos as Suas pisaduras nós conhecemos Deus face a face, pois quem conhece o Mestre automaticamente conhece o Pai já que Ele e o Pai são um (vide João 10:30 / João 14:6-7 / I João 5:20)

  "Quem diz que permanece em Deus, deve caminhar como Jesus caminhou." (I João 2:6)

  "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele." (Filipenses 1:29)

  "Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado." (Hebreus 12:12-13)

  "Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; Diga o fraco: EU SOU FORTE." (Joel 3:10)

  "E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito" (Gálatas 5:24-25)

  "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." (Romanos 8:6)

  "A vida mortal deu os mais duros, cruéis e amargos golpes em Jesus; e este homem recebeu todos os golpes desesperados com fé, coragem e com a determinação inarredável de cumprir a Vontade do Pai. Jesus aceitou a vida, em toda a sua realidade terrível, com mestria - até mesmo na morte. Ele não usou a religião como uma liberação para a vida. A Religião de Jesus não procura escapar desta vida, com o fito de desfrutar da felicidade de uma outra existência. A Religião de Jesus proporciona a Felicidade e Paz de uma outra existência espiritual que eleva e enobrece a vida que os homens vivem agora na carne." (Urântia - Documento 194: Seção 3)

  "Quando os homens e mulheres, que sabem pensar, contemplam a Jesus oferecendo a Sua vida na cruz, dificilmente se permitirão queixar-se de novo, diante mesmo dos sofrimentos mais severos da vida, e, muito menos, diante de pequenos embaraços e mágoas puramente fictícias. A Sua vida foi tão gloriosa e a Sua morte tão triunfante que ficamos todos seduzidos e com a disposição de compartilhar de ambas." (Urântia - Documento 188: Seção 5)

  Que Deus nos guie sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉.



👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: O QUE É SER FORTE?.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

  

4 comentários:

  1. "Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.
    E ele morreu por todos nós, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou"
    (I Pedro 4:1/II Corintios 5:15).

    Amém. Obrigada por repartir o Pão irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã. Eu é quem agradeço pelo Pão repartido neste comentário!

      Excluir
  2. (AOS ROMANOS 15: 1 ao 3
    Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
    Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
    Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã! Que nós possamos transmitir uns aos outros somente aquilo que edifique a alma do próximo. Obrigada pelo Pão repartido!!!

      Excluir