sexta-feira, 5 de maio de 2017

As Obras da Carne e os Frutos do Espírito

  Caro leitor, nesta postagem estaremos compreendendo com a ajuda de Cristo o trecho de Aos Gálatas 5:16 ao 26, porquanto nesta passagem nos é relatado quais são algumas obras da carne que devemos evitar e quais são os frutos do Espírito que devemos exercer no dia-a-dia. Estarei compartilhando logo abaixo a passagem mencionada e logo em seguida a exortação de cada verso, vamos lá:

  "16- Digo, porém, andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17- Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei. 19- Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 20- idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21- invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, farras, intolerância, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já dantes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. 22- Mas o fruto do Espírito é: Caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, humildade, continência, afabilidade e domínio de si mesmo; 23- Contra estas coisas não há Lei. 24- E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. 25- Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26- Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros." (Aos Gálatas 5:16 ao 26)

  Agora vamos a exortação de cada verso:

  "16- Digo, porém, andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17- Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei."

  Como podemos ver, nós somos orientados a "andar em Espírito e não cumprir as concupiscências da carne", isto é, somos orientados a viver diariamente durante todo o tempo em Espírito a fim de não cumprirmos as concupiscências da nossa carne. A questão é: O que é viver e andar em Espírito? Viver e andar em Espírito é simplesmente viver com base na Razão. Outrossim, viver e andar em Espírito é questionar tudo, é pensar antes de executar qualquer tipo de ação. Semelhantemente, viver e andar em Espírito é comparar e questionar tudo que nos é proposto e reportado com Jesus Cristo (Ensinos Dele - o Amor)

  Em resumo, quando vivemos e andamos em Espírito nós passamos a pensar, questionar e comparar tudo que é chegado até nós com Cristo Jesus, pois Ele é o Caminho que devemos trilhar, a Verdade que devemos vivenciar para que assim tenhamos dentro de nós a Vida espiritual (vide João 14:6 / A Importância de Cristo). Sendo assim, tudo que é reportado nós devemos analisar com base em nos Ensinos do Mestre se aquilo que estamos lendo e/ou ouvindo tem coerência ou não com a Verdade/Cristo, caso não tenha, devemos reprovar (vide Gálatas 1:6 ao 9)

  Quando passamos a viver e a andar em Espírito nós passamos a compreender que a única coisa que não podemos ter nesta vida passageira é algum prejuízo na nossa vida espiritual, desse modo, qualquer outra coisa que aconteça para nossa carne não tem importância e valor; aliás, com base em João 6:63: "É o Espírito quem nos vivifica, a carne para nada aproveita"; e se a carne para nada aproveita, devemos aprender com Cristo como viver neste planeta de maneira quieta e sossegada sem se envolver com os assuntos pertinentes a esta vida, pois tudo que é relacionado a uma vida carnal e/ou material é questionável e passageiro, porém, aquilo que é relacionado a uma vida espiritual é eterno, edificante e incontestável. 

  Também vemos que somos orientados a não cumprir com as concupiscências da nossa carne, a questão é: O que é a concupiscência? A concupiscência se resume nos anseios pelos prazeres sensuais, desejo sexual exagerado, ganância por propriedades materiais, desejo por bens materiais, etc. (vide Significado de "concupiscência"). Como somos orientados a não cumprir com as concupiscências da nossa carne, então subentendemos que somos orientados a não exercer os desejos desenfreados que nossa carne apresentar, seja lá qual desejo for. Desse modo, tudo que nossa carne quiser fazer devemos aprender a agir com a razão; temos que nos auto questionar antes de exercer qualquer tipo de desejo carnal para que não venhamos ter algum prejuízo na nossa vida espiritual e nem ocasionar algum prejuízo na vida de algum próximo. 

  Vemos que o Espírito se opõe contra a carne e vice-versa, isso significa que o Espírito de Deus se opõem ao espírito mundano e vice-versa. Se nós nos deixarmos guiar pelo Espírito de Deus, além de nós compreendermos as coisas de Deus e aprendermos a discernir tudo (vide I Coríntios 2:11-16), nós também não estaremos mais debaixo da Lei, isto é, nós não estaremos mais debaixo daquilo que contém escrito na letra no Pentateuco/Torá/Lei (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica). Ademais, aqueles que vivem e andam em Espírito passam a ser como Cristo: Discernem tudo e de ninguém é discernido; cumprindo todos os mandamentos de forma espiritual/racional sem anular absolutamente nada, afinal, aqueles que vivem e andam em Espírito estabelecem a Lei assim como Cristo estabeleceu (vide Aos Romanos 3:31), onde tudo se resumirá no amor ao próximo, "pois toda a Lei se cumpre numa só palavra, que é nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo; Porque o amor não faz mal ao próximo, de sorte que o cumprimento da Lei é o amor" (vide Gálatas 5:14 / Romanos 13:8-10 / A Verdadeira Forma de Amar / A Lei: Qual seguir e Como seguir?).

  "19- Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, 20- idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21- invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, farras, intolerância, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já dantes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. "

  Vamos analisar detalhadamente cada obra carnal relatada acima para que assim venhamos obter uma melhor compreensão:

  👉 PROSTITUIÇÃO: A "prostituição" é a ação de se prostituir e/ou o uso degradante de alguma coisa (vide Significado da palavra "prostituição"); e se "prostituir" significa se entregar a uma vida devassa, corrupta, depravada, libertina, imoral, humilhante, etc. (vide Significado da palavra "prostituir"), ou seja, uma pessoa prostituta tende a viver sem valorizar a própria vida dela vivendo, consequentemente, de qualquer maneira; tal pessoa se entrega de cabeça para as concupiscências da própria carne sem nem ao menos questionar absolutamente nada. E o pior de tudo isso é que uma pessoa prostituta ainda usa do nome de Deus em vão ao atribuir ao Pai as coisas pertinentes a uma vida carnal e/ou material. 

  Lamentavelmente, a pessoa prostituta não se conscientiza de que o corpo dela é a casa e o templo do Espírito Santo de Deus e que este Santo Espírito tem que habitar dentro de si (vide Hebreus 3:6 / I Coríntios 3:16 / I Coríntios 6:19), e por falta desta conscientização, a pessoa prostituta vive esta vida de qualquer maneira exercendo ações contrárias a sobriedade e ao Amor fraterno (vide O que é ser sóbrio? /  A Verdadeira Forma de Amar ); a pessoa prostituta vive se deleitando nas distrações mundanas apenas para satisfazer o próprio ego/ventre humano (vide Distrações: Uma Arma Poderosa / Filipenses 3:18-19); a pessoa prostituta vive em adultério perante o Pai (vide O Adultério); a pessoa prostituta faz do próprio corpo um receptáculo para receber dentro de si as potestades malignas do ar. E se a casa/coração/mente de tal pessoa está cheia de mentira, infelizmente não há possibilidade alguma do Trigo/Palavra de Deus florescer dentro de tal pessoa, pois é necessário arrancar o joio de dentro de si para que o Trigo floresça (vide Explicação do Joio e o Trigo)

  Caro leitor, nós temos valor para Deus e nosso corpo é a casa e o templo Divino; sendo assim, quanto mais tomamos consciência disso, mais nós devemos valorizar nossa moral, caráter e conduta. E se somos a casa e o templo de Deus, devemos nos empenhar para nos manter em santidade; devemos nos empenhar para viver neste planeta sem se contaminar com as distrações destrutivas que surgem; devemos nos empenhar para não nos tornarmos servos do espírito mundano. 

  Resumindo, a prostituição deve ser deixada de lado, pois nós devemos nos unir ao nosso Marido/Deus/Cristo sem distração e/ou impedimento algum (vide I Coríntios 7:35), para que assim sejamos um só Corpo e possamos refletir a Luz Divina por onde quer que passemos (vide A Igreja de Deus)

  👉 IMPUREZA: A palavra "impureza" significa algo impuro, imoral, sujo, etc. (vide Significado da palavra "impureza"), desse modo, quando uma pessoa não passa pelo verdadeiro batismo ela vive aqui neste planeta de maneira suja, impura, carnal e imoral (vide O Verdadeiro Batismo); quando uma pessoa não tem o Espírito de Deus vivo dentro de si ela se comporta como um animal irracional (vide II Pedro 2:12-22), isso significa que quando alguém não tem dentro de si o batismo de Cristo, tal pessoa age sem pensar; é um sujeito néscio que não possui um pingo de inteligência espiritual, e por conta da impureza, tal pessoa tem comportamentos estranhos e oscilantes. Ademais, quando alguém vive de maneira impura, tal pessoa vive em adultério (vide O Adultério); vive na prostituição; tem prazer nos deleites cotidianos e nas concupiscências destrutivas da carne. 

  Resumindo, é necessário deixar a impureza para se ter a mente de Cristo.

  👉 LASCÍVIA: A palavra "lascívia" significa "inclinação para os prazeres do sexo" (vide Significado da palavra "lascívia"), logo, esta obra carnal faz com que as pessoas vivam em busca da satisfação pelos desejos sexuais da carne, pois a lascívia tende a instigar as pessoas a se vestirem e a se comportarem de maneira sensual seja através de uma escrita, conversa cara-a-cara, fotos, vídeos, comportamentos, etc. 

  Lamentavelmente, vemos que esta obra carnal tem tomado proporção nos dias de hoje, e atualmente famílias estão sendo desestruturadas por conta da lascívia; pessoas estão vivendo de maneira imoral e libertina por conta da lascívia; casos de estupros e pedofilias estão se proliferando por conta da lascívia, pois foi possível constatarmos que a lascívia é uma inclinação para os prazeres do sexo, e por causa de sexo, carnalmente falando, pessoas estão agindo como animais irracionais; por conta de um prazer sexual, pessoas se comportam como se fossem pedaços de carne a venda em um açougue; por conta de um prazer sexual, pessoas se submetem a práticas nojentas com seus cônjuges e/ou alguma outra pessoa (práticas estas que não é lícito nem se pronunciar)

  Aliás, vale ressaltar nesta postagem que o prazer sexual está intimamente ligado a sensualidade; e a sensualidade é a inclinação pelos prazeres dos sentidos. Em outras palavras e de maneira básica, temos cinco sentidos em nosso corpo humano: visão, olfato, paladar, audição e o tato; em vista disso, qualquer pessoa que faz uso destes sentidos para obter algum tipo de prazer sexual automaticamente tal pessoa está exercendo a obra da carne chamada lascívia. Portanto, tome cuidado caro leitor! Pois o sexo, carnalmente falando, além de não ter absolutamente nenhum envolvimento com o Amor Fraterno ensinado pelo verdadeiro Deus (vide A Verdadeira Forma de Amar), ele também pode te iludir, prejudicar e te colocar em um jugo de servidão; todavia, tal ato pode e deve ser controlado e, dependendo do caso, até evitado! Sem contar que ninguém precisa deste sexo carnal para viver e obter uma alegria de espírito. Além do mais, este ato sexual não é algo obrigatório de ser executado. Então tome cuidado com as vozes que estão surgindo em sua mente, pois este mero prazer carnal pode, muitas vezes, vir a se tornar a causa de muitos males na vida de muitas pessoas sejam elas crianças, jovens, adultos, idosos, etc. (vide O Verdadeiro e Falso Sexo).

  👉 IDOLATRIA:  A palavra "idolatria" significa "ação de cultuar os ídolos; o culto que se faz aos ídolos. Excesso de amor, admiração demonstrada de maneira exagerada. O culto das imagens e/ou das esculturas de santos" (vide Significado da palavra "idolatria"); e para quem não sabe, a palavra "ídolo" significa "figura; estátua que representa uma divindade que se adora; pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente; diz-se de certas figuras que desfrutam de grande popularidade, por exemplo: Artistas de cinema, cantores populares, jogadores de futebol, etc." (vide Significado da palavra "ídolo"). A palavra "ídolo" é sinônimo de herói, deus, fetiche, imagem, ícone, etc.; desse modo, podemos constatar que qualquer objeto inanimado ou qualquer ser vivo pode vir a ser um ídolo e, por falta de atenção, pode estar recebendo uma idolatria. 

  Bilhões de pessoas não percebem, mas elas acabam cometendo uma idolatria todas as vezes que elas enaltecem e/ou elogiam alguém de maneira intensa; bilhões de pessoas não percebem que elas exercem uma idolatria quando demonstram demasiada e exagerada admiração por qualquer coisa e/ou ser vivo existente. Um bom exemplo de idolatria é quando vemos alguém dizendo a seguinte frase: "Dou graças a Deus pela vida de fulano"; chega a ser lamentável alguém agradecer a Deus pela vida (existência humana) de alguém quando, na verdade, devemos agradecer a Deus por Ele ter nos disponibilizado Sua Palavra/Cristo a fim de nos libertar da ignorância/mentira/pecado (vide O Pecado), até porque Jesus Cristo é a verdadeira Vida dada e/ou enviada pelo Pai dos espíritos (vide João 14:6)

  Sugiro a todos a leitura do seguinte link para maiores esclarecimentos com relação a idolatriaO Ídolo e a Idolatria.

  👉 FEITIÇARIA:  A palavra "feitiçaria" é a prática de magia que busca alcançar, através de meios ocultos, resultados extraordinários que não se podem ser explicados pelas leis naturais. A feitiçaria também pode ser considerada um ritual ou algum objeto utilizado durante tais práticas (vide Significado da palavra "feitiçaria")

  Pois bem, muitas pessoas prostitutas e cegas tem atribuído à Deus aquilo que elas conseguem por meio de feitiçarias. Em outras palavras, muitos cegos espirituais dizem ter alcançado de Deus curas, milagres e ressurreições carnais, porém, estes se esquecem que o Deus Vivo não tem compromisso com carnes e que Ele não faz acepção de pessoas (vide João 6:63 / Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Tiago 2:1-13). Sendo assim, por que o Deus Vivo intercederia na vida carnal e/ou material de uns e na de outros não? Aliás, se o Deus Vivo não poupou Sua própria Palavra/Cristo de transtornos e sofrimentos carnais (vide Romanos 8:32), por qual motivo Ele pouparia algum de nós de transtornos e sofrimentos carnais? Por acaso existe alguém melhor e maior do que o Cristo Jesus? Ora, para um bom entendedor um pingo é letra; e para um bom entendedor está claro que a feitiçaria tem tomado proporção neste planeta a fim de enganar, iludir e gerar confusão na vida de bilhões de pessoas. 

  Outra coisa: O fato de alguém delegar para algum objeto algum fenômeno também é feitiçaria! Pois nenhum objeto na face da terra tem poder para fazer absolutamente nada (vide Magia e Superstição). E tem mais: para quem não sabe, a palavra "ritual" significa "reunião de ações, das práticas e dos ritos que compõem uma cerimônia religiosa ou não" (vide Significado da palavra "ritual"), em vista disso, isso que pessoas chamam por aí no meio religioso de "culto à Deus" podemos comprovar que é feitiçaria; podemos comprovar que é um ritual, onde nestes rituais as potestades malignas do ar se manifestam e iludem pessoas com presentinhos, promessas, grandes sinais e prodígios carnais (vide Mateus 24:24), e nestes rituais ninguém está exercendo a verdadeira e única religião para com Deus (vide A Verdadeira Religião); nestes rituais ninguém exerce o verdadeiro culto racional para Deus (vide O Verdadeiro Culto Racional); nestes rituais ninguém exerce o verdadeiro louvor para Deus (vide Como Louvar a Deus)

  Enfim, cuidado com a feitiçaria, pois ela tem potencial para enganar e iludir todos aqueles que não estão alicerçados na Verdade/Cristo.

  👉 INIMIZADE: A inimizade é uma obra carnal que tem tomado proporção na vida de bilhões de pessoas, porquanto devido esta obra carnal pessoas estão se esquecendo de que somos todos irmãos (vide Mateus 23:8); pessoas estão se esquecendo que a função dos irmãos é ajudar uns aos outros a compreender a Voz do Pai. 

  Lamentavelmente, o que mais vemos por aí são irmãos se engalfinhando; irmãos brigando entre si; irmãos maltratando verbalmente, fisicamente e/ou psicologicamente uns aos outros; irmãos se ofendendo por conta da intolerância; irmãos excluindo uns aos outros; irmãos desprezando uns aos outros; irmãos se achando superiores aos outros quando, na verdade, aquele que se acha o maior deveria servir o menor (vide Mateus 20:26-28), pois Cristo Jesus, sendo a Palavra Viva de Deus, serviu a todos, isto é, Ele ensinou e transmitiu o Evangelho do Reino para todos sem maltratar e/ou zombar de ninguém; e aqueles que não O queriam receber, Ele respeitava e ainda por cima não permitia que Seus discípulos fizessem nenhum mal para aqueles que não quiseram escultá-Lo (vide Lucas 9:51-56)

  Sendo assim, todos aqueles que quiserem ser discípulos de Cristo devem aprender com Ele como lidar com cada tipo de pessoa;  devem aprender com o Mestre a fazer um bom uso da língua (vide A Língua); devem aprender com o Salvador a respeitar a decisão alheia (lembrando que respeitar a decisão alheia não significa concordar e/ou compactuar com a mesma), pois Jesus Cristo sempre se manteve íntegro e puro mesmo vivendo em um planeta pecaminoso; e como somos orientados a sermos imitadores de Deus e de Sua Palavra Jesus Cristo (vide Efésios 5:1), consequentemente temos que aprender a sentir, agir, pensar e falar como o Mestre, sabendo que todas as pessoas tem um livre-arbítrio. 

  E ainda que alguém não queira escutar as Palavras do Verdadeiro Cristo, aqueles que são discípulos Dele devem aprender a exercer a tolerância e o respeito com o próximo, esperando uma oportunidade para se lançar uma boa semente (vide A Parábola do Semeador), pois Deus quer que todos se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (vide I Timóteo 2:4)

  Resumindo, "se for possível, no que depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18). Então troquemos a inimizade pela amizade se de fato queremos ser bons filhos de Deus. 

  👉 PORFIAS:  A palavra "porfia" significa "discussão; guerra de palavras; confronto verbal intenso, etc." (vide Significado da palavra "porfia")

  Infelizmente, por causa da falta de amor e amizade, pessoas vivem discutindo umas com as outras; pessoas brigam umas com as outras por conta de bens materiais; pessoas brigam e discutem umas com as outras por causa daquilo que elas compreendem ao pé da letra relacionado as Escrituras, logo, por falta de Sabedoria e Entendimento espiritual muitos não estão exercendo a Doutrina de Deus que é a PIEDADE (vide A Doutrina de Deus)

  Lamentavelmente, o que mais vemos são pessoas porfiando do que pessoas repartindo algum conhecimento espiritual que agregue evolução. Verdadeiramente a seara é grande e pouquíssimos os ceifeiros. 

  👉 EMULAÇÕES: As "emulações" podem ser consideradas como "competições" (vide Significado da palavra "emulação"). Desse modo, esta obra carnal faz com que as pessoas disputem entre si a fim de obterem a glória dos homens; esta obra carnal faz com que pessoas disputem a palavra umas com as outras somente com o intuito de ofender, maltratar e porfiar, sendo que devemos disputar a palavra uns com outros a fim de mostrar para as pessoas a Verdade/Cristo naquilo que elas estão lendo e/ou ouvindo por aí quando o assunto é referente as Escrituras a afins. 

  👉 IRAS: A "ira" carnal é um sentimento ruim, pois ela é sinônimo de ódio, raiva, furor, etc. (vide Significado da palavra "ira"). Muitas vezes, pessoas se deixam levar por esta obra da carne e, infelizmente, quando tal obra carnal é executada, tanto a pessoa que está irada quanto a outra pessoa que sofreu as consequências da ira manifestada na outra pessoa sofrem, pois tanto quem "bate" quanto quem "apanha" precisam do Amor de Cristo para aprenderem a não fazer mal ao próximo e para aprenderem a perdoar uns aos outros. 

  👉 PELEJAS: A "peleja" também é considerada como um tipo de combate, discussão, briga, desavença, etc. (vide Significado da palavra "peleja"); desse modo, esta obra carnal não permite que as pessoas exerçam o mandamento de Cristo que é "amarmos uns aos outros como Ele nos amou" (vide João 13:34-35); porquanto tal obra carnal faz com que aquele que a exerce esteja empenhado em apenas discutir, brigar e/ou combater com o próximo ao invés de repartir e agregar mais conhecimento ao próximo.

  👉 DISSENSÕES:  A "dissensão" é a falta de entendimento ou divergência de opinião entre duas ou mais pessoas (vide Significado da palavra "dissensão"), ou seja, esta obra carnal faz com que pessoas vivam em atrito entre si; e neste atrito, ao invés das pessoas repartirem aquilo que Cristo nos ensina, elas só faltam matar umas às outras na tentativa de impor o que elas acham ser o correto, sendo que a Palavra de Deus/Cristo não é imposta, mas sim exposta para que as pessoas possam decidir por livre e espontânea vontade se vão preferir o caminho da Verdade ou o caminho da mentira. 

  Normalmente, quando se trata dos assuntos relacionados aos Escritos Sagrados, principalmente quando estes Escritos são aqueles contidos em alguma Bíblia, pessoas porfiam, pelejam e entram em dissensões justamente por causa daquilo que elas só compreendem ao pé da letra, sendo que a letra mata e é o Espírito quem vivifica (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica)

  Lamentavelmente, ao invés das pessoas buscarem aprender de Cristo aquilo que contém além da letra antes de sair por aí apregoando aquilo que a carnal compreensão humana lhes mostra, as pessoas fazem o contrário, pois elas leem algo e já saem por aí querendo doutrinar a humanidade, e digo isso por experiência própria, pois eu já fui cega; eu já errei; eu já pequei e se não me sujeitar ao Pai Verdadeiro posso vir a errar novamente. Todavia, pela misericórdia de Deus ressuscitei dos mortos e Cristo me ensina que nada é por força e violência, mas sim tudo pelo Seu Espírito (vide Zacarias 4:6)

  Portanto, assim como eu já errei ao apregoar para as pessoas como "doutrina" de Deus aquilo que minha carnal compreensão me mostrava, ainda existe bilhões de pessoas cometendo o mesmo erro! E este erro gera justamente as dissensões; e nesta obra carnal não é exercido a Doutrina de Deus que é a Piedade (vide A Doutrina de Deus).

  👉 HERESIAS: A "heresia" significa o desrespeito a uma religião (vide Significado da palavra "heresia"). Pois bem, a única religião capaz de nos religar a Deus é o Amor Fraterno, a Piedade (vide A Verdadeira Religião / A Doutrina de Deus); e qualquer coisa que desrespeite a Lei do Amor Fraterno é considerado uma tremenda heresia. 

  Esta obra carnal chamada "heresia" surge justamente quando as pessoas querem impor umas às outras um padrão e modo de vida quando, na verdade, Deus não impõem o Caminho, a Verdade e Vida, pelo contrário, Ele oferece e aceita quem quer este Santo Caminho. 

  Assim como Jesus Cristo não impunha nada para ninguém, nós também não podemos impor, porém, podemos expor e oferecer assim como Cristo fez/faz a Verdade, para que assim as pessoas se auto avaliem com base em Cristo/Verdade o que elas fazem ou devem deixar de fazer, pois cada um de nós dará conta de si mesmo diante de Deus (vide Aos Romanos 14:12). Outra coisa: assim como Cristo não mudou seu discurso para agradar as pessoas (vide João 6:60-71), aqueles que são discípulos de Cristo também devem se manter firmes, reportando aquilo que o Mestre reportou, nunca impondo, mas sim expondo, pois o respeito deve existir sempre. 

  👉 INVEJA: A "inveja" é um sentimento de cobiça; um sentimento que faz com que uma pessoa deseje de maneira destrutiva algo que ela não tem (vide Significado da palavra "inveja")Esta obra carnal tem tomado proporção na vida de muitas pessoas, porquanto muitos estão se esquecendo de que ninguém é igual a ninguém e que cada um de nós tem uma aptidão diferente de outra pessoa para exercer determinadas coisas. Cada pessoa deve se contentar com aquilo que tem e com aquilo que é. E se alguém quer ser algo ou quer algo, tal pessoa precisa aprender a arregaçar as mangas e batalhar por aquilo que quer sem ficar cobiçando aquilo que é de outro. 

  A propósito, existe uma frase que diz: "A perfeição consiste em exigir muito de si e menos dos outros"; logo, cada um de nós deve exigir de si próprio uma melhora espiritual (vide A Mudança); cada um de nós deve trabalhar muito pelo Alimento que não perece caso desejemos nos saciar do Pão da Vida (vide João 6:27 / II Tessalonicenses 3:10 / O Que é ser justo? / O Trabalho); cada um de nós deve cobrar de si mesmo a perfeição que nos é requerida em Mateus 5:48. Jesus Cristo é nosso Espelho (vide Cristo é Nosso Espelho), e um Espelho serve para refletir a pessoa que está diante Dele e não pessoas ao lado dele. Sendo assim, pare de invejar seu próximo independente do que ele seja ou do que ele tenha e vá aprender de Cristo como viver e andar em Espírito para que assim você possa obter sucesso na sua vida espiritual e consequentemente exercer os Dez Mandamentos com perfeição (vide O Segredo do Sucesso / Os 10 Mandamentos)

  👉 HOMICÍDIOS: O "homicídio" é o ato de assassinar e/ou destruir a vida humana (vide Significado da palavra "homicídio"). Nós temos conosco tanto a vida carnal quanto a vida espiritual, e ambas as vidas ninguém tem o direito de destruir e/ou assassinar. O homicídio tem tomado proporção neste planeta e o que mais vemos por aí não é pessoas tirando a vida carnal de alguém, pelo contrário, o que mais vemos são pessoas destruindo e assassinando a vida espiritual de alguém, e sabe como isso é feito? Todas as vezes que alguém se coloca no lugar de Juiz e fica apontando o dedo para alguém dizendo quem tem ou não tem "salvação" após a morte física! A pessoa que exerce tal ação é um homicida! Pois além dela estar destruindo a esperança daqueles que as ouvem, tais pessoas também estão complicando a própria vida espiritual delas, pois só há um Juiz (vide Tiago 4:11-12), e Ele é o Dono da herança que faz o que bem quer com ela (vide I Pedro 5:3)

  Sendo assim, temos que tomar cuidado com esta obra da carne chamada "homicídio", pois ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, principalmente no campo espiritual. Aos discípulos de Cristo, é dado a ordem de ser como Cristo (vide Mateus 10:24-25); é dado a ordem para apascentar o rebanho de Deus, não como tendo domínio da herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho (vide I Pedro 5:1-3), pois como já foi dito, a herança é de Deus e Ele faz o que quer com ela. 

  Portanto, tomemos muito cuidado com nossa língua, pois existem armas para matar uma carne, mas para ferir uma alma existem infinitas palavras; e a vida e a morte se encontram no poder da língua (vide A Vida e a Morte estão no Poder da Língua).

  👉 BEBEDICES: A "bebedice" é o ato de se embriagar; de ingerir bebidas alcoólicas (vide Significado da palavra "bebedice"). Pois bem, de maneira geral, muitas pessoas têm vivido neste planeta embriagadas, não só com o álcool, mas também com tantas outras distrações e entorpecentes capazes de tirar a sobriedade das pessoas (vide O que é ser sóbrio? /  Distrações: Uma Arma Poderosa), sem contar que muitos têm se embriagado de conhecimento humano ao invés de ingerir o conhecimento espiritual; assim como muitos se embriagam com o conhecimento espiritual e acabam se esquecendo dos deveres e obrigações que devem exercer enquanto se está preso neste mundo (vide O Desapego)

  Em outras palavras, somos duas naturezas em um único mundo, logo, nosso mundo tem tanto a Natureza Espiritual quanto a natureza humana; e para que nossa travessia neste planeta seja tranquila, pacífica, justa e santa, precisamos aprender com a Palavra de Deus a manter ambas naturezas em equilíbrio, lembrando que a Lei Perfeita capaz de manter ambas naturezas com bom comportamento se resume no "amor ao próximo" (vide A Lei), pois por meio do Amor aprendemos a conduzir nossa própria vida sem trançar as pernas como um bêbado. Logo, o Amor nos ensina a caminhar sobriamente tanto com o pé esquerdo quanto com o pé direito em harmonia e equilíbrio (vide Conduzindo a Própria Vida)

  Lamentavelmente, esta obra da carne denominada "bebedices", além de prejudicar a pessoa que a exerce, também prejudica a vida daqueles que estão próximos.

  👉 GLUTONARIAS: A "glutonaria" é a qualidade da pessoa que exerce a gula (vide Significado da palavra "glutonaria"); e a "gula", além de ser considerada o vício de beber e comer de forma exagerada, também é considerada como um "desejo ardente; sofreguidão" (vide Significado da palavra "gula"); e "sofreguidão" também pode ser considerado o "anseio exagerado para conseguir alguma coisa rapidamente; ambição, impaciência, pressa" (vide Significado da palavra "sofreguidão"). Ou seja, uma pessoa "glutonaria" tende a ser uma pessoa que anseia por coisas além do que ela realmente precisa. 

  A glutonaria faz com que as pessoas deixem de raciocinar, e por causa da falta de raciocínio pessoas vivem ambicionando muitas coisas, e nesta busca insaciável para satisfazer a própria carne pessoas estão deixando de alimentar o espírito; pessoas estão deixando de exercer o Amor fraterno pelo próximo (vide A Verdadeira Forma de Amar); pessoas estão deixando de lado a Doutrina de Deus que é a Piedade (vide A Doutrina de Deus)

  Ademais, por causa da glutonaria pessoas estão se matando para crescer e abundar em um conhecimento humano, conhecimento este que é desprezado aos olhos de Deus (vide I Coríntios 3:19). Por causa da glutonaria, pessoas estão fazendo outras pessoas de degrau para obter um minuto de fama e/ou um minuto de prazer, sendo que não precisamos de fama, elogios e/ou prazeres carnais para se viver e exercer a verdadeira religião para com Deus (vide A Verdadeira Religião)

  Enfim, a glutonaria é um problema, pois ela faz com que as pessoas comam além do que realmente precisam; e nesta comilança toda pessoas se esquecem de amar os seus próximos como Jesus Cristo nos amou. 

  👉 FARRAS: A palavra "farra" significa "folia; festa alegre e excessivamente animada. Brincadeira; zombaria ou brincadeira sobre algo ou alguém; situação divertida ou comemorativa, definida pelo excesso de alegria ou de barulho, geralmente, acompanhada por danças, bebidas, cantorias e por muitas pessoas" (vide Significado da palavra "farra")

  Pois bem, bilhões de pessoas se deixam levar por esta obra carnal denominada "farra"; bilhões de pessoas amam e sentem prazer nos barulhos ocasionados pelas melodias; bilhões de pessoas sentem prazer nos ajuntamentos acompanhados de bebedices e glutonarias; bilhões de pessoas sentem prazer nas piadinhas contadas por aí envolvendo outro tipo de ser humano (sendo que as piadinhas e brincadeiras também podem ser a causa da falta de amor ao próximo - vide Provérbios 26:18-19); bilhões de pessoas sentem prazer nas datas comemorativas que são, nada mais nada menos, rudimentos mundanos e tradições de homens (vide Colossenses 2:8); bilhões de pessoas sentem prazer nas danças, aliás, de forma resumida, bilhões de pessoas sentem prazer em tudo que é contrário a sobriedade  (vide O que é ser sóbrio?)

  Se analisarmos com a razão, veremos que onde tem uma farra, também existe brigas, palavras torpes, lascívia e outras coisas semelhantes, sem contar que numa farra, em meio aquela barulheira e agitação toda, ninguém está exercendo a verdadeira Santa Ceia (vide A Verdadeira Santa Ceia); ninguém está exercendo o verdadeiro louvor a Deus (vide Como Louvar a Deus?); ninguém está exercendo o verdadeiro amor ensinado por Deus (vide  A Verdadeira Forma de Amar); ninguém está mantendo a sobriedade (vide O que é ser sóbrio?). 

  Enfim, numa farra dificilmente alguém doma a própria língua para que só venha transmitir palavras capazes de gerar uma edificação espiritual (vide A Língua)

  👉 INTOLERÂNCIA: A "intolerância" faz com que as pessoas não exerçam a compreensão em determinados assuntos (vide Significado da palavra "intolerância"). Normalmente, pessoas acham que só porque alguém expõe uma opinião diferente daquela que outra pessoa tem isso é uma forma de exercer a intolerância, porém, este pensamento está completamente equivocado, pois nós somos livres e temos total liberdade para expor aquilo que aprendemos, o que não pode ocorrer é a imposição. 

  Devido esta obra carnal denominada intolerância, pessoas, ao se depararem com opiniões contrárias ao que elas acham, não respeitam as opiniões diversas; e por causa da intolerância muitos passam a usar palavras torpes durante a conversação; passam a xingar e ofender o outro semelhante; passam a humilhar o outro semelhante; passam a desrespeitar o outro semelhante só porque ele não pensa como ele. Jesus Cristo não era intolerante, pelo contrário, Ele exerceu e exerce a tolerância até hoje, porquanto mesmo pessoas não compreendendo suas Palavras, Ele continua respeitando a vontade alheia sem impor nada; e se Cristo - o Mestre - é assim, nós também devemos ser se quisermos ser bons filhos de Deus. 

  Portanto, a intolerância não pode existir na nossa vida se quisermos ser discípulos de Cristo. Logo, devemos aprender que o fato de repartirmos o conhecimento que temos não significa que pessoas vão compreender e aceitar; todavia, pessoas devem respeitar o modo do outro enxergar as coisas, pois como foi relatado: nós somos livres para expor o que aprendemos, mas não podemos impor; pois o livre-arbítrio sempre existirá e todo ser humano dará conta de si mesmo diante de Deus (vide Romanos 14:12). Então o respeito nunca pode deixar de existir!

  Enfim, vemos acima de forma detalhada o que representa cada obra carnal mencionada nos versos 19 ao 21; e vemos também que quem pratica tais obras não herdam o Reino de Deus, então quem pratica tais obras não adquire o conhecimento proveniente de Deus (vide O que é o Reino de Deus?), e quem não tem o conhecimento Divino NÃO CONHECE A DEUS! E se alguém não conhece o Eterno é óbvio que tal pessoa não exerce os mandamentos Dele, logo, tal pessoa não exerce o Amor como Jesus Cristo exerceu, sendo que Cristo Jesus, a Palavra de Deus, deixou bem claro a seguinte frase: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei" (João 15:12 / João 13:34-35 / A Verdadeira Forma de Amar )

  Uma coisa é fato: a pessoa que não viu e não entrou ainda no Reino de Deus é justamente aquela pessoa que zomba, escarnece, xinga, humilha, desrespeita e ofende o próximo, seja ele quem for. Uma pessoa que não entrou no Reino de Deus só compreende aquilo que a carnal compreensão dela lhe mostra; e nesta compreensão carnal ela se sente superior aos outros, e por causa da soberba tal pessoa não respeita o próximo; tal pessoa se empenha em expor os defeitos do próximo; tal pessoa se propõe a denegrir a imagem do próximo. 

  Lamentavelmente, quem não entra no Reino de Deus não exerce a Doutrina de Deus que é a Piedade (vide A Doutrina de Deus). Infelizmente, quem não entra no Reino de Deus segue e ainda por cima elogia os falsos profetas e pastores que tem se levantado por aí (vide Os Profetas), aliás, como o próprio Cristo diz em Lucas 6:26: "Ai de vós quando todos os elogiam, pois era assim que faziam seus pais aos falsos profetas.". E para aqueles que ouviam a Cristo e estavam dispostos a serem Seus discípulos, Ele também disse: "Mas a vós, que ouvis, digo: AMAI A VOSSOS INIMIGOS, FAZEI BEM AOS QUE VOS ABORRECEM" (Lucas 6:27)

  Resumindo, devemos amar a TODOS como Jesus Cristo amou. Devemos fazer o bem para TODOS assim como o Mestre fez, e sabe como Ele exerceu o amor e o bem? Falando, ofertando e vivendo a Vida Eterna (vide João 12:49-50 / A Vida Eterna); Ele exerceu o amor e o bem recomendando a consciência das pessoas que se achavam superiores as outras só porque compreendiam aquilo que a letra lhes mostrava (vide João 8:7 / II Coríntios 4:2 / A Cura da Soberba); Ele exerceu o amor e o bem falando do Evangelho do Reino de forma espiritual (vide João 6:63 / O Evangelho)

  Portanto, se alguém quiser entrar no Reino de Deus para que de fato conheça a Deus (vide O que é o Reino de Deus?), é necessário abandonar e/ou jejuar das obras destrutivas da carne (vide O Verdadeiro Jejum); é preciso trabalhar pelo Alimento que não perece dado por Cristo através das Escrituras (vide João 6:27 / João 5:39 / O Trabalho / A Vontade de Deus), pois são as Escrituras que testificam de Jesus Cristo e é Ele quem nos dá a Vida Eterna (vide João 5:39 / I João 5:11-12 / João 6:47).

  "22- Mas o fruto do Espírito é: Caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, humildade, continência, afabilidade e domínio de si mesmo; 23- Contra estas coisas não há Lei. "

  Agora vamos analisar detalhadamente cada fruto do Espírito:

  👉 CARIDADE: A palavra "caridade" significa "amor a Deus e ao próximo; disposição para ajudar o próximo; esmola, favor, beneficio; expressão de bondade; compaixão" (vide Significado da palavra "caridade"). A caridade/amor é o vínculo da perfeição (vide Colossenses 3:14); a caridade/amor supera qualquer dom espiritual, pois a caridade/amor edifica (vide I Coríntios 13 / I Coríntios 8:1)

  A caridade é sofredora, paciente, prestativa e benigna; ela não se ensoberbece; não falta com respeito; não se porta com indecência; não busca seus próprios interesses; não se irrita; não suspeita mal; não tem prazer com a injustiça, mas tem prazer com a verdade. A caridade tudo sofre, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (vide I Coríntios 13). E Jesus Cristo é o Autor da Graça, Amor e Força (vide  A Verdadeira Forma de Amar / O Que é ser Forte?), pois Ele sempre se manteve disposto para ajudar o próximo oferecendo esmola, isto é, dando as instruções para que as pessoas pudessem entrar no Reino de Deus e viver, consequentemente, a Vontade Divina (vide O que é o Reino de Deus? / A Vontade Divina); Cristo sempre demonstrou compaixão por ver uma seara enorme cheia de pessoas desgarradas e errantes e poucos os ceifeiros (vide Mateus 9:35-38); Ele demonstrou compaixão por ver mortos espirituais (vide João 11:32-35); Ele demonstrou compaixão por ver que Jerusalém não estava reconhecendo que Ele era/é a Paz que foi enviada para eles (vide Lucas 9:41-44); Ele se compadecia por ver que tantas pessoas não reconheciam que Ele era/é a Palavra de Deus manifestada no mundo a fim de libertar as pessoas da mentira e ignorância que ainda viviam. 

  Assim como sucedeu tantas coisas na vida de Jesus, na vida daqueles que querem ser discípulos de Cristo as coisas não são diferentes (vide Filipenses 1:29 / II Timóteo 3:12), porém, como vimos, a caridade tem prazer com a Verdade, e Jesus Cristo é a Verdade (vide João 14:6). A caridade tudo espera, e a esperança daqueles que conhecem a Deus é tão somente a Vida Eterna em glória com o Pai (vide O Que é a Fé?)

  Portanto, este fruto do Espírito denominado Caridade é o maior fruto que alguém possa ter e exercer diariamente, pois a caridade nos torna participantes do Corpo de Cristo, isto é, a caridade nos torna participantes do Verbo Divino, logo, ela nos torna a Igreja de Deus, e isso não tem preço! Pois é gratificante poder fazer parte da Família Divina (vide A Família de Cristo / A Igreja de Deus).

  👉 ALEGRIA:  A "alegria" é o estado de satisfação extrema que alguém possa ter; é um sentimento de contentamento ou de prazer excessivo (vide Significado da palavra "alegria"). Quando nascemos de novo para viver e andar em Espírito (vide O Verdadeiro Batismo), é natural sentirmos alegria naquilo que é pertinente ao Espírito; é natural sentirmos prazer quando comprovamos a veracidade de Lucas 24:27, 44 e 45; é natural sentirmos contentamento quando vemos um irmão compreendendo a Linguagem do Reino de Deus 😄. 

  Uma pessoa que vive na carne tende a sentir uma falsa alegria nas distrações que estimulam obras carnais (vide Distrações: Uma Arma Poderosa), sem contar que esta falsa alegria sempre traz consigo dissensões, invejas, porfias, lascívias, idolatrias, farras e tantas outras obras carnais que impedem as pessoas de entrarem no Reino de Deus (vide O que é o Reino de Deus?). Todavia, aqueles que já nasceram de novo sentem a verdadeira alegria (vide O Verdadeiro Batismo), pois a alegria do Espírito não acaba e só gera edificação na vida daqueles que tem Cristo como uma Pedra preciosa. Porém, para aqueles que encaram Cristo como uma Pedra de tropeço, para estes a linguagem do Espírito é loucura, e estes últimos continuam preferindo as distrações carnais que tem surgido no mundo a fim de manter as pessoas presas num mundo mentiroso e ilusório (vide Distrações: Uma Arma Poderosa).

  👉 PAZ: A "paz" é um estado de calma, sossego, silêncio, harmonia e tranquilidade, também significando entendimento e equilíbrio (vide Significado da palavra "paz"), por essa razão pode se dizer que há dois tipos de paz, a saber: A Paz do Espírito e a paz mundana. 

  A Paz do Espírito é completamente diferente da paz mundana, pois a Paz do Espírito nos ajuda a se manter racional em meio as tribulações, transtornos, guerras, afrontas, humilhações e tantas outras coisas negativas; a Paz do Espírito nos ajuda a exercer o silêncio nos momentos mais complexos que possamos vivenciar, pois, na verdade, a Paz do Espírito significa "Entendimento do Espírito", e este Entendimento quem nos concede é justamente Jesus Cristo, por isso que Ele nos diz: "Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo" (João 14:27). Ou seja, o Entendimento (Paz) que somente o Espírito de Jesus Cristo nos concede é um verdadeiro Presente que nos ensina a ajuntar tesouros no Céu; sem contar que este Presente nos ensina a viver neste mundo com equilíbrio, desapego e sobriedade, vivenciando em nosso comportamento o Evangelho Genuíno (vide A Verdade Sobre o Evangelho / O Desapego).

  Ao contrário da Paz do Espírito, a paz mundana ensina que uma pessoa só consegue ter sossego, calma e tranquilidade se as coisas ao redor contribuírem para isso; a paz mundana é falsa e mentirosa, pois tal entendimento faz com que as pessoas vivam em busca de uma vida carnal impecável, sendo que na carne sempre haverá tribulações. Desse modo, a paz mundana faz com que as pessoas sejam fracas e débeis, porquanto tal paz ilude as pessoas com uma falsa realidade de um "planeta melhor". 

  Todavia, ao contrário da paz mundana, a Paz do Espírito nos ensina a ser como Cristo Jesus, onde mesmo passando por adversidades na carne, nós aprendemos que nesta vida tudo passa, e a questão não está no que passamos, mas sim em como passamos. Em vista disso, ao contrário da paz (entendimento) mundano, a Paz (Entendimento) do Espírito nos torna fortes como Jesus Cristo (vide O Que é ser Forte?), onde mesmo sofrendo injúrias na carne conseguimos desejar o bem para aqueles que nos injuriam; mesmo sofrendo afrontas e injurias na carne conseguimos exercer o silêncio caso não haja momento oportuno para se transmitir uma Palavra capaz de gerar uma edificação. 

  Resumindo, a Paz do Espírito nos torna racionais, pois sabemos que a tendência das coisas no planeta é somente piorar já que todo o mundo está no maligno, dessa forma, a Paz do Espírito nos ensina que o único mundo que tem possibilidade de ser restaurado é o nosso próprio mundo interior (vide O Joio e o Trigo / A Mudança). Semelhantemente, a Paz do Espírito nos torna inteligentes, pois Ela nos ensina que nossa verdadeira cidade e pátria não é aqui (vide Filipenses 3:20 / Hebreus 11:13-15), e se nossa pátria não é aqui, não vale a pena se preocupar e esquentar a cabeça com os assuntos pertinentes a esta vida passageira 😉; todavia, isso não significa que devemos agir de qualquer maneira e sem respeito, afinal, neste mundo somos os alheios, e por sermos alheios temos que ter prudência em nosso modo de viver, principalmente pelo fato de não estarmos na nossa verdadeira pátria; sem contar que vale lembrar que nossa liberdade termina quando começa a do outro (vide Liberdade x Libertinagem)

  Ao contrário da paz mundana, a Paz do Espírito nos preenche de alegria, pois Ela nos mostra que nada relacionado a carne tem valor e importância e que aqui neste planeta somos apenas estrangeiros e peregrinos (vide João 6:63 / Salmos 119:19); e se somos estrangeiros e peregrinos não vale a pena se sacrificar por aquilo que não é relacionado a nossa verdadeira pátria 😉. 

  A Paz do Espírito é esplendida! Pois ela nos fortalece e nos ensina a suportar as tentações que nos sobrevêm assim como Jesus Cristo suportou, a saber: sem delegar para o Pai as ninharias de uma vida carnal e/ou material (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa)

  A Paz do Espírito é perfeita! Pois Ela é de fato a Paz que somente Jesus Cristo nos concede (vide João 14:27); e esta Santa Paz não é transmitida como a paz mundana em forma de um mero cumprimento (vide A Prática da Saudação), pois a paz mundana vem em forma de cumprimento e, no decorrer do dia e/ou das conversações, só prevalece as obras destrutivas da carne. Porém, a Paz de Espírito é plena e absoluta, e mais do que um cumprimento, esta Santa Paz tem o conteúdo e comportamento espiritual/racional que de fato proporciona a Paz interior!

  👉 LONGANIMIDADE:  A "longanimidade" é um fruto do Espírito muito gratificante, pois ela é a característica e/ou qualidade de quem tem grandeza de ânimo; de quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades a favor de outrem. A longanimidade também é considerada a paciência para suportar as ofensas dos outros e/ou os próprios sofrimentos (vide Significado da palavra "longanimidade")

  Quando possuímos este fruto do Espírito, nós aprendemos a ignorar as ofensas que nos fazem; aprendemos a suportar as adversidades que surgem na carne sem atribuir absolutamente nada ao Pai Verdadeiro (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa); aprendemos a ter o ânimo pronto para transmitir o Evangelho do Reino assim como Cristo (vide O Evangelho)

  Este fruto do Espírito nos torna fortes como Jesus Cristo (vide O Que é ser Forte?); Ele nos ajuda a exercer o verdadeiro amor assim como o Mestre (vide A Verdadeira Forma de Amar); Ele nos ajuda a se empenhar para levar a Verdade/Cristo para nossos demais irmãos, pois o amor de Cristo nos ensina que não basta somente nós querermos voltar para nossa verdadeira pátria, nós também devemos ajudar nossos irmãos a voltar se assim eles quiserem, pois o Pai quer que todos se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (vide I Timóteo 2:4); e a função dos irmãos é falar da Verdade/Cristo para os demais para que assim todos aqueles que quiserem ser bons filhos possam compreender a voz do Pai (vide Hebreus 12:1-15 / Zacarias 8:16-17).

  👉 BENIGNIDADE: A "benignidade" é a característica do que é benigno, generoso ou benevolente (vide Significado da palavra "benignidade"). Este fruto do Espírito faz com que a pessoa que o possui seja amável, generosa e bondosa com as pessoas; este fruto do Espírito faz com que aquele que o possui tenha prazer em falar e viver a Vida Eterna assim como Jesus Cristo, para que assim as pessoas possam se salvar da mentira e ignorância em que ainda vivem. 

  👉 BONDADE: A "bondade" é a inclinação para fazer o bem (vide Significado da palavra "bondade"); e o maior bem que alguém possa fazer por alguém é o mesmo de Jesus Cristo, a saber: Falar e viver o Evangelho do Reino; falar e viver a Vida Eterna; pois este é o único bem que dura uma eternidade. 

  Em "Mateus 10:7-8" Cristo disse: "E indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos Céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: De graça recebestes, de graça dai.". Em "João 6:63" Cristo disse: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita, as palavras que eu vos disse são ESPÍRITO E VIDA.". Ora, se as palavras do Mestre são espírito e vida, então devemos curar os enfermos espirituais; limpar os leprosos espirituais; ressuscitar os mortos espirituais (vide Ressurreição); expulsar os demônios assim como Cristo expulsou (e expulsar demônios não é ficar com aquela gritaria toda, pois Cristo expulsava os demônios de maneira sóbria - vide Lucas 8:26-39); e tudo isto devemos fazer DE GRAÇA!!! Isto é, tudo isso devemos fazer manifestando em nossas palavras e comportamentos a Graça de Deus, logo, tudo isso devemos fazer por amor e humildade (vide Filipenses 2)

  Você pode estar pensando: "Ah, então quer dizer que as pessoas que estão com enfermidades carnais não devem ser curadas?". Caro leitor, não seja néscio! Se alguém quer ter algum alívio carnal, a medicina da terra faz isso! E tem mais: como pode alguém atribuir uma cura ou até mesmo uma ressurreição carnal para Deus sendo que Ele mesmo diz que a carne para nada aproveita? 

  Em acréscimo: como pode alguém afirmar que Deus intercedeu na vida carnal e/ou material de uma determinada pessoa com tantas pessoas passando por problemas sendo que o Deus Vivo NÃO faz acepção de pessoas (vide Deuteronômio 10:17 / Aos Romanos 2:11)? Esteja atento caro leitor, pois o Nome de Deus está sendo blasfemado e usado em vão justamente por causa das pessoas que delegam para Ele as ninharias de uma vida carnal e/ou material. 

  Todavia, as pessoas que já nasceram de novo aprendem que na carne estamos sujeitos a tudo (vide O Verdadeiro Batismo); tais pessoas sabem que na carne sempre sofreremos tribulações, dor, percas, perseguições e coisas semelhantes a estas; tais pessoas sabem que se tratando da própria vida humana está em nós avaliar o que pode  ou não ser feito para uma possível melhora, afinal, tais pessoas já sabem que Deus não tem compromisso com carnes, mas sim com espíritos; e uma pessoa que tem dentro de si os frutos do Fruto do Espírito de Deus é como Jesus Cristo, e assim como Jesus não usou do Poder do Pai para obter nenhum tipo de alívio e/ou benefício carnal (vide Mateus 26:47-56 / Romanos 8:32 /  A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa), aqueles que nasceram de novo também não delegam para o Pai nenhum alívio e/ou benefício carnal, pois aqueles que nasceram de novo aprendem a suportar as adversidades como Jesus Cristo; aliás, quem já nasceu de novo até o fundamento da morte compreende (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente).

 👉 FÉ: A palavra "fé" significa ter uma convicção intensa em algo abstrato (vide Significado da palavra "fé"); e a palavra da Fé que foi pregada a todos nós é Jesus Cristo (vide Romanos 10:8-9), onde tal Fé consiste em crer e confessar através de nossas palavras e comportamento que Jesus Cristo é o Caminho a ser trilhado, a Verdade a ser vivenciada para que tenhamos a Vida dentro de nós. 

  "A Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova daquilo que não vemos" (vide Aos Hebreus 11:1), isto é, Jesus Cristo é o firme fundamento da Vida Eterna (vide I Coríntios 3:11), pois a Vida Eterna é o que esperamos. Jesus Cristo é a prova daquilo que não vemos, isto é, Jesus Cristo é a prova da Palavra de Deus e dos frutos do Espírito, pois tais coisas não vemos com nossos olhos carnais, mas sentimos em nosso ser. Para quem tiver interesse, o seguinte link explica com perfeição o que é a Fé: O Que é a Fé?.

  👉 MANSIDÃO:  A "mansidão" é a característica ou condição do que é manso; que possui o gênio brando; algo suave e pacífico; temperamento fácil; falta de agitação (vide Significado da palavra "mansidão"). Muitas pessoas acham que ser manso é ficar com aquelas palavras e comportamentos bajulantes, porém, isso é uma falsa mansidão, pois a verdadeira mansidão consiste em termos paciência e um temperamento fácil de ser lidado. 

  Em Mateus 11:29 diz que Jesus Cristo é manso e humilde de coração, isso significa que Ele tinha/tem um bom temperamento; tinha/tem suavidade no falar e agir; tinha/tem dentro de si a boa intenção de querer que as pessoas despertassem do sono espiritual que estavam vivendo. Deus é um bom Pai, e Ele sabe como falar com cada filho, desse modo, se analisarmos as Escrituras veremos que Jesus Cristo falava com cada pessoa de uma forma, por exemplo: Quando Cristo ia se referir a determinados fariseus e escribas, Ele os chamava de "hipócritas e raça de víboras" porque Ele sabia que determinados fariseus e escribas eram filhos rebeldes e soberbos que precisavam de uma palavra mais firme para despertarem do sono. Todavia, com os publicanos e meretrizes, por exemplo, Cristo não usava estas expressões, pois Ele sabia que estes eram humildes e não se achavam superiores aos outros. 

  Portanto, a mansidão do Espírito consiste em termos a boa intenção de querer que as pessoas despertem do sono em que estão vivendo; a mansidão do Espírito consiste em termos um temperamento tranquilo e um gênio brando para que possamos responder a cada pessoa como convém (vide Colossenses 4:6), lembrando que tudo deve ser feito por amor as almas, para que as pessoas possam despertar do sono em que vivem. 

  Resumindo, boa coisa é que aprendemos a manusear nossa língua pelo nosso próprio bem e pelo bem daqueles que nos ouvem (vide A Língua), nunca se esquecendo que sempre devemos nos manter sóbrios, sem agitação e que da nossa boca não convém sair nenhuma palavra torpe, depravada, etc. (vide Efésios 4:29 / Significado da palavra "torpe" / O que é ser sóbrio?).

  👉 TEMPERANÇA: A "temperança" é a característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades (vide Significado da palavra "temperança"). Este fruto do Espírito faz com que aquele que o possui exerça o autocontrole das próprias vontades e desejos que se manifestam no decorrer da vida. A temperança nos ajuda a manter um equilíbrio para que não venhamos a viver de maneira inquieta e agitada. Pode-se dizer que a temperança está intimamente ligada a sobriedade (vide O que é ser sóbrio?).

  👉 HUMILDADE: A "humildade" é a característica daquele que é modesto, simples, recatado e sóbrio (vide Significado da palavra "humildade"). Este fruto do Espírito faz com que aquele que o possui viva de maneira simples, sem agitação, sem chamar a atenção e de maneira sóbria (vide O que é ser sóbrio?). Outrossim, a humildade faz com que a pessoa respeite o próximo e as limitações do mesmo. Em acréscimo, a humildade faz com que o indivíduo se mantenha sujeito a Vontade de Deus (vide A Vontade de Deus).

  👉 CONTINÊNCIA:  A "continência" é o estado da pessoa que se abstém de todo o prazer carnal; ela também consiste na moderação nas palavras e nos gestos (vide Significado da palavra "continência"). Este fruto do Espírito faz com que aquele que o possui deixe de lado todas as obras carnais destrutivas para que assim possa viver e andar em Espírito. Este fruto do Espírito também faz com que aquele que o possui exerça o autocontrole das próprias palavras e gestos, para que assim tal pessoa viva de maneira sóbria e emita somente palavras capazes de gerar uma edificação espiritual (vide O que é ser sóbrio? /  A Língua)

  👉 AFABILIDADE: A "afabilidade" é a característica de uma pessoa cortês, gentil, acolhedora, educada, etc. (vide Significado da palavra "afabilidade"). Este fruto do Espírito faz com que aquele que o possui seja uma pessoa hospitaleira, isto é, faz com que a pessoa seja uma boa ouvinte e acolhedora, pois quando ouvimos nossos semelhantes automaticamente temos a oportunidade de transmitir para ele o Amor de Deus. 

  👉 DOMÍNIO DE SI MESMO:  Este fruto do Espírito faz com que aquele que o possui exerça todos os outros frutos do Espírito, pois uma pessoa que consegue se auto dominar consegue refrear a língua e, consequentemente, todo o resto do corpo (vide A Língua), pois as pessoas tendem a praticar aquilo que elas falam. Este fruto do Espírito denominado "domínio de si mesmo" nos torna fortes como Jesus Cristo (vide O Que é ser Forte?), pois este fruto do Espírito nos ajuda a controlar nossas emoções para que não venhamos transmitir palavras negativas e/ou ter algum comportamento agressivo. 

  Enfim, contra todos os frutos do Espírito não há Lei; quer dizer que contra os frutos do Espírito não há regras, pois quem tem/vive os frutos do Espírito sabe perfeitamente que devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou (vide  A Verdadeira Forma de Amar), e quem exerce os frutos do Espírito cumpre toda a Lei, pois toda a Lei se resume numa só palavra, que é nesta: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:14 / A Lei: Qual seguir e como seguir? / A Verdade Sobre o Evangelho)

  Em outras palavras, quem tem os frutos do Espírito não mente para ninguém; não maltrata ninguém; não ofende ninguém; não mata ninguém; não xinga ninguém; não adultera; não cobiça absolutamente nada de ninguém; não difama/calunia ninguém; não rouba nada de ninguém; não condena ninguém; não se ensoberbece em cima de ninguém; não olha nada nem ninguém com malícia e/ou sensualidade. Quem tem os frutos do Espírito anda trajado decentemente para não vir a despertar desejos impuros no coração dos mortos espirituais. Quem tem os frutos do Espírito repreende, alerta, corrige e admoesta com MANSIDÃO e com base na Verdade o próximo, então quem tem os frutos do Espírito sabe como conduzir a própria vida (vide Conduzindo a própria vida...).

  "24- E os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. 25- Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26- Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."

  Como podemos ver, aqueles que de fato são de Cristo crucificaram sua própria carne com suas paixões e concupiscências para viver e andar em Espírito, não por imposição ou por medo, mas sim por amor, "porque nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro" (vide I João 4:19). E se quisermos demonstrar nosso amor por Deus, basta exercermos o amor assim como Cristo exerceu por cada um de nossos próximos (vide  A Verdadeira Forma de Amar), "pois se alguém diz que ama a Deus mas aborrece ao seu irmão, tal pessoa é mentirosa; pois quem não ama a seu irmão ao qual viu, como pode amar a Deus a quem não viu? E Dele temos este mandamento: Que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" (I João 4:20-21 / João 13:34-35). Em vista disso, não convém sermos cobiçosos de vanglórias; não convém sermos presunçosos; não convém sermos orgulhosos; não convém achar que nós somos alguma coisa ou que somos melhores do que alguém, pois se não fosse Deus nos concedendo o fôlego de Vida (Cristo - vide João 14:6), nós nem aqui estaríamos. 

  Certamente, ninguém é melhor do que ninguém, aliás, a carne de todos volta a ser pó e ninguém, absolutamente ninguém pode levar consigo alguma coisa carnal e/ou material quando chega a hora da morte física nos surpreender (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente); portanto, não devemos irritar uns aos outros e nem invejar uns aos outros, pois na presença de Deus somos todos iguais, somos todos irmãos (vide Mateus 23:8), e nossa função de irmãos não é se engalfinhar uns com os outros principalmente por conta de algo carnal e/ou material, pelo contrário, nossa função é ajudarmos uns aos outros a compreender que nosso Pai é Espírito e que o compromisso Dele é com espíritos e não com carnes (vide João 4:24 / João 6:63); nossa função é ajudar nossos irmãos a compreenderem que não precisamos nos sacrificar para obtermos riquezas e prosperidades carnais e/ou materiais (vide O Rico Insensato); nossa função é ajudarmos nossos irmãos a não terem medo daquilo que possa vir a ocorrer na carne (vide Mateus 10:28); nossa função é apaziguar nossos irmãos quando a carne deles quiser se sobressair ao Espírito. 

  Enfim, nossa função é amar uns aos outros como Jesus Cristo nos amou (vide A Verdadeira Forma de Amar), pois o amor Dele é a única forma capaz de nos religar a Deus (vide A Verdadeira Religião).

  Que Deus possa nos guiar sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉

  "E a caridade é esta: Que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: Que vós andeis no amor." (II João 1:6)

  "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos ameis." (João 15:12 / João 13:34-35)

  "Enquanto se diz: 'Hoje'; se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Aos Hebreus 3:15)

  "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam." (Atos 17:30)


------------//------------//------------//------------//------------//------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: As Obras da Carne e os Frutos do Espírito.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

2 comentários:

  1. Muito se fala de Jesus Cristo, mas pouco se fala em aprender Dele.
    Na passagem que esta no livro de: (Mateus cap.11 vers.29,30) diz assim:
    TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO; E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS.
    PORQUE O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE.
    Nesta passagem Jesus nos orienta a aprendermos Dele, e como nós aprendemos dele?
    Na passagem que esta no livro de: (João cap.5 vers. 39 ao 44) diz assim:
    EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE VÓS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM.
    E NÃO QUEREIS VIR A MIM PARA TERDES VIDA.
    EU NÃO RECEBO GLÓRIA DOS HOMENS;
    MAS BEM VOS CONHEÇO, QUE NÃO TENDES EM VÓS O AMOR DE DEUS.
    EU VIM EM NOME DE MEU PAI, E NÃO ME ACEITAIS; SE OUTRO VIER EM SEU PRÓPRIO NOME, A ESSE ACEITAREIS.
    COMO PODEIS VÓS CRER, RECEBENDO HONRA UNS DOS OUTROS, E NÃO BUSCANDO A HONRA QUE VEM SÓ DE DEUS?
    Fica bem claro que temos que aprender de Jesus Cristo, e para aprendermos Dele temos que ler as ESCRITURAS.
    Mas para lermos e entendermos as ESCRITURAS no espirito ( O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos disse são espírito e vida. JOÃO 6:63) temos que primeiro adquirirmos SABEDORIA, e como fazemos para adquiri-la?
    Na passagem que esta no livro de: (Tiago cap. 1 vers. 5,6) diz assim:
    E, SE ALGUM DE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA, PEÇA-A DEUS, QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE, E O NÃO LANÇA EM ROSTO, E SER-LHE-Á DADA.
    PEÇA-A, PORÉM COM FÉ, NÃO DUVIDANDO; PORQUE O QUE DUVIDA É SEMELHANTE À ONDA DO MAR, QUE É LEVADA PELO VENTO E LANÇADA DE UMA PARA OUTRA PARTE.
    Fica bem claro que em primeiro lugar temos que aprender de Jesus Cristo para que possamos saber o que realmente Cristo requer de nós.
    Quem não aprendeu de Cristo não consegue enxergar que o MILAGRE que Ele veio fazer no homem foi ensinar o AMOR, não este amor que o mundo nos ensina, mas o VERDADEIRO AMOR.
    O AMOR que Jesus Cristo veio nos ensinar ultrapassa qualquer limite, não tem fim, é inquestionável, o mundo se encontra no caos porque os homens não conseguiram enxergar esse MILAGRE.
    Cuidado com o que ambicioneis nesta terra, aqui neste mundo tudo é passageiro, inclusive a tua carne.
    Cuidado com as distrações, elas cegam vossos entendimentos.
    UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS; COMO EU VOS AMEI A VÓS, QUE TAMBÉM VÓS UNS AOS OUTROS VOS AMEIS. ( JOÃO 13:34)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      De fato, o Milagre de Cristo é na nossa mente, no nosso espírito, para que possamos aprender a viver e andar em Espírito crucificando nossa carne e suas vontades destrutivas diariamente, a fim de amarmos uns aos outros como Ele nos amou!

      Excluir