segunda-feira, 13 de março de 2017

A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA

  Caro leitor, nesta postagem tentarei expor de uma maneira clara a questão de "a letra matar e o Espírito vivificar". E antes de mais nada, vamos analisar a seguinte passagem para compreendermos com clareza o tema em questão:

  "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez ministros dum novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica." (II Aos Coríntios 3:5-6)

  Em primeiro lugar, com base nesta passagem de II Aos Coríntios 3:5-6, vemos que Deus capacitou os apóstolos para ministrarem um Novo Testamento NO ESPÍRITO; ou seja, não foi ministrado metade do Testamento ou apenas partículas dele, mas sim TODO O NOVO TESTAMENTO FOI MINISTRADO NO ESPÍRITO! E aquilo que é proveniente do Espírito é eterno e não é visível e compreendido pela carne (vide II Coríntios 4:18 / Eclesiastes 3:14 / Romanos 8:5)

  Em segundo lugar, vemos que enfatizou que a "letra mata e o Espírito vivifica"; ou seja, quando se diz que "a letra mata" isso quer dizer duas coisas:

  1º: Quando procuramos exercer de forma literal aquilo que lemos sem buscarmos o sentido espiritual/racional que contém além da letra, consequentemente não nos sustentamos de pé, logo, caímos e matamos a nossa própria alma por nos acharmos incapazes de exercer o que somente a letra nos transmite; sem contar a confusão que gera na nossa mente devido as incoerências que encontramos analisando as Escrituras somente de forma literal/letra. 

  Outra possibilidade de a letra matar alguém espiritualmente é o fato de uma pessoa que exerce aquilo que contém na letra julgar o destino pós morte física do outro semelhante que não exerce a forma literal; pois tal julgamento resulta em pecado já que o único que pode julgar - tanto o destino das almas quanto aquilo que as pessoas exercem ou deixam de exercer nas atitudes, aparência e/ou exterior - é Deus (vide Tiago 4:11 e 12). Sendo assim, o julgamento inapropriado faz com que a pessoa que se colocou no lugar de juiz mate a própria alma, pois quem condena alguém se autocondena também (vide Mateus 7:1-2 / Romanos 2:1)

  2º: Quando apregoamos para alguém aquilo que somente a letra transmite como se ela fosse de fato a Doutrina de Cristo, nós acabamos colocando fardos pesados nas costas de outras pessoas; e ao invés destes fardos agregar as pessoas na Verdade eles afastam as pessoas de Deus. 

  Em vista disso, não devemos impor para as pessoas como verdade absoluta aquilo que a letra diz principalmente quando ela se trata do Tanakh (Antigo Testamento), porque a Verdade absoluta é Deus/Cristo e as palavras Dele são somente pertinentes ao espírito e vida [espiritual] (vide João 6:63). Logo, a Verdade absoluta é aquilo que é espiritual, lógico, incontestável e abrangente a todos; sem contar que a doutrina de Deus/Cristo é tão só a Piedade (vide I Timóteo 6:3 / A Doutrina de Deus), e Esta é Cristo/Palavra/Amor Fraterno/Caridade (vide I Timóteo 3:16 / A Verdadeira Forma de Amar).

  O Verbo Divino (Cristo Jesus) não é de particular interpretação; não é exclusiva para um público específico; não possibilita que apenas algumas pessoas O exerçam. Pelo contrário, a Palavra de Deus é para TODOS, e TODOS podem exercê-La; TODOS podem vivenciá-La; TODOS podem transmiti-La; TODOS que quiserem podem compreendê-La. Além disso, a Palavra Divina é somente pertinente ao Espírito e Vida [espiritual] (vide João 6:63); sendo assim, quando é transmitido aquilo que contém além da letra, isto é, quando é transmitido o sentido espiritual das Escrituras, tais palavras, ao contrário da letra, VIVIFICAM AS ALMAS/ESPÍRITOS, pois a Palavra de Deus não serve para apontar os erros de ninguém (vide Cristo é nosso Espelho); não serve para nos destruir; não serve para fazer acepção de pessoas; não serve para excluir ninguém. 

  Ao contrário, o Verbo Divino serve para salvar às almas (vide Lucas 9:56 / João 3:16-17); serve para nos ensinar a amar uns aos outros de forma fraternal (vide A Verdadeira Forma de Amar); serve para nos ensinar a conduzir nossa própria vida de maneira sóbria, quieta e sossegada (vide Conduzindo a própria vida...); serve para nos ensinar a dominar nossa própria carne e seus desejos destrutivos (vide Gálatas 5:16-26 / Colossenses 3:5-9 / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26); serve para nos ensinar a exercer as obras pertinentes ao Espírito (vide A Fé sem Obras é Morta); serve para nos ensinar a reconhecer nossos erros a fim de mostrar que somos todos iguais e que podemos melhorar (vide Tito 3); serve para nos corrigir para que assim possamos pertencer a Família de Deus (vide A Família de Cristo)

  Em acréscimo, a Palavra Divina serve para nos alertar acerca dos falsos profetas (vide Os Profetas); serve para nos ensinar a exercer a Lei com perfeição assim como Jesus Cristo exerceu (vide A Lei: Qual seguir e Como seguir?); serve para nos ressuscitar dos mortos (vide Ressurreição); serve para nos ensinar a domar nossa própria língua (vide A Língua); serve para nos ensinar a exercer o verdadeiro Culto Racional com nosso próprio corpo (vide O Verdadeiro Culto Racional); serve para nos ensinar a sermos justos (vide O que é ser justo?); serve para nos ensinar a exercer os Dez Mandamentos com perfeição (vide Os 10 Mandamentos). 

  Além disso, o Verbo Divino serve para nos vivificar a fim de nos tornarmos participantes da Igreja de Deus (vide A Verdadeira Igreja de Deus); serve para nos ensinar a viver de maneira sóbria (vide O que é ser sóbrio?); serve para nos ensinar a orar (vide A Verdadeira Forma de Orar); serve para nos salvar da mentira ainda nesta vida (vide I Coríntios 1:18); serve para nos conduzir ao Reino de Deus (vide O Reino de Deus); serve para nos auxiliar a arrancar o joio de dentro de nós mesmos (vide O Joio e o Trigo); serve para nos ensinar a praticar a verdadeira Santa Ceia (vide A Verdadeira Santa Ceia)Resumindo, a Palavra de Deus - Jesus Cristo - serve para nos ensinar a exercer a Verdadeira Religião que de fato nos religa a Deus, a saber, o Amor Fraterno (vide A Verdadeira Religião). 

  Quando apregoamos para alguém aquilo que a letra transmite como se ela aperfeiçoasse alguém, nós acabamos gerando imposições na vida alheia e, consequentemente, afastamos as pessoas de se achegarem a Deus. Porém, quando transmitimos aquilo que contém além da letra, isto é, quando transmitimos o sentido espiritual/racional que está além da letra nós mostramos que TODOS tem possibilidade de servir/sentir a Deus; e quando uma pessoa se achega a Deus, Ele a instrui; Ele mostra o malefício de determinadas coisas; Ele aconselha; Ele expõe o Caminho, a Verdade e a Vida sem imposição (vide João 14:6), mas sim pela virtude, de bom grado e pelo amor que Ele tem por nossa alma, pois Ele não quer que nenhum de nós pereça na mentira (vide Zacarias 4:6 / I Timóteo 2:4 / I João 4:7-21 / Aos Hebreus 8:11 / I João 2:27)

  Você pode estar se perguntando: "Então exerço o que a letra transmite ou não? O que faço? A letra é importante?". Caro leitor, quando se trata de exercer o que contém na letra, nós procuramos nos atentar naquilo que contém no Novo Testamento com base na Lei do Amor Fraterno (vide A Verdadeira Forma de Amar), contudo, nunca podemos nos esquecer que tal Testamento foi ministrado NO ESPÍRITO. Sendo assim, já fica claro para nós que a prática da letra simplesmente nos ajuda a manter um bom convívio perante a sociedade, no meio conjugal, quando somos solteiros, etc.; mas o que de fato nos aperfeiçoará e salvará será aquilo que contém além da letra

  Dessa forma, em primeiro lugar, boa coisa é exercemos aquilo que contém de forma literal no Novo Testamento com base em Cristo/Caridade, tanto para fazermos uma boa travessia neste Plano, quanto para não virmos a constranger aqueles que ainda são fracos na e na consciência (que são as pessoas que não tem intimidade com Cristo e consequentemente não aprendem a linguagem dos anjos/espiritual - vide A Fé é Cristo)

  Em segundo lugar, cada um deve se autoanalisar quando se trata da prática literal/letra, pois ninguém tem o direito de apontar o dedo para ninguém e muito menos de impor determinadas práticas para o próximo (vide II Coríntios 13:5)

  Em terceiro lugar, a letra é importante, pois é através dela que aqueles que ainda não ressuscitaram dos mortos e não vivem pela Graça/Cristo estão tentando manter aprisionados os desejos, vontades, sentimentos e pensamentos ruins que eles ainda têm dentro de si (vide I Timóteo 1:5-11); é através da letra, por enquanto, que o mal que se encontra dentro das pessoas ainda está contido. 

  Além do mais, é através da letra que conseguimos observar as incoerências existentes nas Escrituras; como resultado, surgem os questionamentos, e estes nos estimulam a buscar a Sabedoria de Deus (vide Tiago 1:5 / Exortação de Tiago 1). E nesta busca incessante pela Sabedoria Divina confirmamos e compreendemos que a Palavra de Deus é somente espiritual e capaz de vivificar, edificar e transformar todos que creem em Jesus Cristo (vide João 6:63)

  A letra também é muito útil em uma "Disputa de Palavra" (disse útil, não essencial; lembrando que disputar a Palavra não significa ganhar ou perder, mas tão somente que todos quanto participam, seja de que forma for, estão tendo a oportunidade de comparar a Palavra espiritual que provém de Deus/Verdade com a palavra espiritual que provém do diabo/mentira - vide I Coríntios 2), pois numa disputa de palavra muitos veem/enxergam/compreendem a Luz já que podemos observar uma questão: os indoutos mencionados em II Pedro 3:15-16 só compreendem e, por conseguinte, impõe a letra; mas quem tem o Espírito de Deus juntamente com o conhecimento da letra não se usa da letra como tais indoutos, ao contrário, usa da letra apenas para “confundir” esses indoutos a fim de traze-los para a Luz da Verdade (II Timóteo 2:24 ao 26 / II Coríntios 4:2). Porém, para estes indoutos que estão cheios de joio (vide O Joio e o Trigo), tal disputa/confusão faz com que eles se sintam encurralados, afrontados e incomodados; há casos em que eles até acabam ficando divididos entre si (vide Atos 28:11-31), pois a letra imposta por estes indoutos não se sustenta, não gera nenhuma edificação espiritual, não liberta ninguém do jugo da servidão e não leva ninguém a exercer o Amor Fraterno/Cristo (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Podemos observar que Paulo, por exemplo, antes da conversão apenas entendia as Escrituras na letra e, por causa disso, ele perseguia os cristãos que ele julgava serem desordeiros e blasfemos. Todavia, depois de sua conversão, Paulo passou a usar do conhecimento literário somente para confundir os judeus que ainda viviam presos na Lei de forma literal; após sua conversão ele tinha tanta convicção em Cristo que ele anunciava o Mestre ao ponto de confundir os judeus (Atos 9:21-22).

  Em síntese, uma coisa podemos ver: o conhecimento/sabedoria humana/letra das Escrituras é vazia e não aperfeiçoa se não houver o principal: Cristo/Sabedoria de Deus. 

  Um outro exemplo de disputa de Palavra se encontra em Atos 7, porquanto Estevão expôs tudo que a letra do Tanakh (Antigo Testamento) transmitia a fim de anunciar Cristo aos indoutos, pois assim como Paulo, Estevão tinha muito conhecimento humano; e tal conhecimento unido com o Conhecimento Espiritual contribui para que os indoutos se convertam à Cristo desde que eles queiram.

  Muitas pessoas, quando se trata da compreensão espiritual das Escrituras, ficam confusas; elas não compreendem que a linguagem espiritual é nada mais nada menos do que uma linguagem lógica, racional e incontestável. Em outras palavras, o sentido espiritual das Escrituras nos levam a compreender determinadas coisas que não tem como se contestar, afinal, a linguagem espiritual vem nos ensinar aquilo que não vemos com esta roupa humana, logo, como contestar algo que não se vê com a matéria? Sendo assim, a linguagem espiritual caminha intimamente com a verdadeira Fé, isto é, caminha lado a lado com a crença e fidelidade em Cristo Jesus sem ver nada com esta roupa humana (vide A Verdadeira Fé)

  Agora, antes de compartilhar com você algumas dicas para se compreender a linguagem espiritual, vamos se atentar no seguinte trecho:

  "Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito." (Eclesiastes 1:14)

  Com relação a esta passagem de Eclesiastes 1:14, este "Sol" citado é Deus (vide Salmos 84:11), e abaixo Dele tudo é vaidade/falsidade/vão/inútil e aflição de espírito (vide O que é a "vaidade"?). Em vista disso, qualquer coisa que não seja pertinente a Deus/Cristo além de ser questionável, são vãs e sem significação; sem contar que qualquer coisa que exercemos neste planeta que não for relacionado ao crescimento acerca do Conhecimento de Deus/Cristo/Amor, só nos trará aflição de espírito. 

  Portanto, as pessoas precisam deixar de ser ignorantes e achar que o fato de alguém fazer uso de um dicionário, por exemplo, não está buscando a Sabedoria de Deus! E sabe por que estou dizendo isso? Porque existem indoutos e inconstantes que acham errado examinar as Escrituras; existem indoutos e inconstantes que mentem dizendo para às pessoas que o Espírito Santo de Deus revela as coisas na hora da prática ritualística que estes indoutos denominam como "culto"

  Ora, além destes indoutos e inconstantes distorcerem e interpretarem às Escrituras para própria perdição (vide II Pedro 3:15-16), eles dizem para as pessoas cegas que a "letra mata" no sentido de que se as pessoas examinarem as Escrituras elas morrem espiritualmente sendo que, na verdade, é o contrário; pois quando de fato passamos a examinar as Escrituras para espírito e vida consequentemente deixamos de ser mortos e passamos a ser novas criaturas em Cristo (vide João 5:39 / João 6:63 / Batismo)

  Entretanto, enquanto as pessoas ficam buscando a Palavra de Deus em determinados estabelecimentos (vide A Besta), além delas estarem comendo um pão/palavra comido às ocultas (vide Exortação de Provérbios 9), elas também estão morrendo espiritualmente por causa das interpretações carnais e mentirosas misturadas com Verdade; sem contar que tais pessoas não evoluem espiritualmente. 

  Aliás, para aqueles que ainda acham desnecessário a leitura das Escrituras ou até mesmo acham inútil o uso de um dicionário, deixo a pequena e seguinte reflexãopara alguém examinar/ler as Escrituras em determinados estabelecimentos, esta pessoa teve que passar por um processo de alfabetização, correto? E esta alfabetização aprendemos justamente com outros homens, analisando um dicionário, etc. 

  Dessa maneira, a primeira coisa que fica clara a nós é que as pessoas precisam parar de ser ignorantes e acharem que o fato de alguém examinar as Escrituras tal pessoa ira ficar "louca" de uma forma destrutiva. Em segundo lugar, uma das coisas que nos ajuda muito compreender aquilo que Cristo falava de maneira espiritual é pesquisando determinadas palavras, por exemplo, em um dicionário comum. Vamos analisar um exemplo:  

  Em João 13:26 vemos que o Mestre deu o bocado molhado para Judas Iscariotes, e este último seria/é o discípulo que haveria de trair Jesus Cristo. Se pesquisarmos em um dicionário o significado da palavra "molhado", veremos que ela também traz consigo a representação de azeite e vinho (vide O que significa "molhado"?). Em resumo, baseado na passagem de João 13:21-30 veremos que o Mestre e os discípulos estavam ceando; e quando diz que Cristo deu para Judas Iscariotes o "bocado molhado" isso significa que Ele repartiu com Judas o Pão/Palavra encharcada de Fé/Azeite e Conhecimento/Vinho; e através deste "bocado molhado" Judas Iscariotes teve forças para se arrepender dos erros e confessar seu pecado (vide Mateus 27:3-4)

  Então, através de uma simples pesquisa em um dicionário acerca da palavra "molhado", nós conseguimos compreender o porquê tal bocado foi dado para Judas Iscariotes, porquanto Deus/Cristo quer que TODOS se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (vide I Timóteo 2:4); Deus quer que todos reconheçam, confessem, assumam e se arrependam dos erros (vide Atos 17:30)

  Na verdade, aquilo que o Espírito nos transmite além da letra nos edifica, nos fortalece e nos ajuda a prosseguir rumo a Vida Eterna ao lado do Pai (vide A Vida Eterna); aliás, as próprias Escrituras nos dão indícios de que até os nomes contidos nelas têm significados além da letra (vide A Importância dos Nomes nas Escrituras) 😉; porém, nem todos dão a devida importância para as dicas. E com relação a Judas Iscariotes, qualquer pessoa que analisa de forma literal a passagem relacionada a ele, por exemplo, o condenam e o lançam num suposto "inferno""inferno" este que na verdade as próprias pessoas desconhecem. 

  Dessa forma, vemos que a leitura literal/letra sem a guia do Espírito de Deus não edifica ninguém, pois a maioria das pessoas que apontam o dedo para julgar aquilo que vê aparente nas outras pessoas são justamente aquelas que só compreendem o que a letra transmite. 

  Agora, vamos a outro exemplo para compreendermos a diferença de se transmitir o que a letra transmite e o que o Espírito transmite:

  "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:3-5)

  Se analisarmos esta passagem de Tito 2:3 ao 5 somente na letra, veremos que se tudo fluísse da forma literária as coisas seriam excelentes desde que os homens/machos fizessem a parte deles também; porém, não podemos impor esta forma literária/letra para que uma mulher/fêmea, por exemplo, a exerça, pois ninguém sabe a história de vida de cada um. Sem contar que as mulheres/fêmeas que foram abandonadas por seus maridos já não poderão ser tão somente donas de casa, porque elas precisarão sair para trabalhar para fora e a vida se tornará complicada, principalmente se ela tiver concebido filhos. 

  Sendo assim, quando se trata da forma literária/letra não convém impor esta forma como se ela fosse a Doutrina de Deus alegando que quem não seguir tal maneira já vive em pecado, pois além da doutrina de Divina ser segundo a Piedade (vide I Timóteo 6:3 / A Doutrina de Deus), Ela não tem brechas; não se enquadra somente a um grupo de pessoas em específico; não sofre modificações para se encaixar em determinadas gerações, pois além da Palavra/Doutrina Divina ser para TODOS, Deus e Sua Palavra Cristo Jesus são imutáveis (vide Hebreus 13:8)
  
  Se formos analisar a passagem de Tito 2:3-5 de forma espiritual, esta ficará da seguinte forma: "As palavras idosas/antigas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito conhecimento [humano], mestras no bem; para que ensinem as palavras novas a serem prudentes, a amarem seus donos, a amarem/zelarem por suas palavras geradas, a serem moderadas, seguindo a linhagem da família, boas donas do coração/mente, sujeitas a seus donos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada" (vide A Parábola do Homem e da Mulher e A Mulher nas Escrituras para compreender que a palavra "mulher" significa "palavra")

  Ou seja, se analisarmos a passagem de Tito 2:3-5 de forma espiritual, veremos que TODOS os seres humanos - sem exceção - podem exercer tal recomendação, pois o próprio Jesus Cristo nos recomenda a tomar cuidado com as nossas próprias palavras, já que são elas quem nos justifica ou condena (vide Mateus 12:36-37 / A Língua); sem contar que são nossas palavras que contribuirão para futuros atos. 

  Em outras palavras, a passagem de Tito 2:3-5 vem nos ensinar a ajudar uns aos outros a se manterem leais as suas próprias palavras. Como? Através da vivência delas. Igualmente, tal trecho vem nos ensinar a manter nossas palavras castas a Palavra de Deus (que é a Palavra mais antiga), para que assim não venha surgir hipocrisias, falsidades e coisas do tipo; pois uma pessoa que consegue manter suas próprias palavras na linha e firmadas tão somente em Cristo (Palavra de Deus Espiritual) não ocasiona a blasfêmia e o adultério com relação ao Verbo do Eterno (vide O Adultério). Por esse e tantos outros motivos é que somos orientados a praticar/viver aquilo que reportamos 😉. 

  Portanto, cada um de nós deve se auto ajudar e ajudar o próximo a tomar cuidado com as palavras, pois a vida e a morte da alma estão no poder da língua (vide A Morte e a Vida estão no poder da Língua).

  Agora vamos analisar outra passagem que, na letra, gera muita discórdia e confusão:

  "Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus”. (Deuteronômio 22:5)

  Com relação a esta passagem de Deuteronômio 22:5, existem indoutos que apregoam que homens/machos devem usar calça e mulheres/fêmeas devem usar vestidos, saias, etc., pois cada um deve se trajar de forma diferenciada do outro; porém, não existe nenhuma passagem nas Escrituras que dê detalhes de como um homem/macho deva se trajar ou então como uma mulher/fêmea deva se trajar! E se for analisar tudo na letra, as Escrituras simplesmente nos aconselham a nos trajar decentemente; logo, cada um que se autoanalise com base em Jesus Cristo qual vestimenta é mais adequada para se manter a decência e respeito em todos os lugares que estiver.  

  Resumindo, o fato de alguém impor uma passagem como esta de Deuteronômio 22:5, por exemplo, de forma literal/letra para alguém exercer, além de tal pessoa estar colocando nas costas do próximo um fardo pesado, ela não estará agregando, edificando e muito menos ajudando o próximo a se achegar à Deus. 

  Sendo assim, podemos observar que o conhecimento/sabedoria humana/letra das Escrituras, quando não se tem o Espírito Santo de Deus é vã, vazia e não aperfeiçoa, pois além dela não trazer edificação espiritual de forma coletiva, ela gera as obras infrutuosas da carne - obras estas que são desprezadas pelo Espírito de Deus (Gálatas 5:19-21 / Tiago 3:13-18). Sem contar que este conhecimento humano/letra das Escrituras sem o Espírito de Deus faz acepção de pessoas, visando que nem todos têm a oportunidade de se alfabetizar e de muito menos ir atrás de pergaminhos/manuscritos perdidos ou até mesmo aprender o hebraico, aramaico, grego, latim e etc. 

  Então este conhecimento humano/letra das Escrituras sem o Espírito de Deus impõe e apenas coloca fardo pesado nas costas das ovelhas, fardo este que nem aqueles que o colocam conseguem carregar (vide Mateus 23). A propósito, é este conhecimento humano/letra das Escrituras sem a guia do Espírito de Deus que tem mantido milhões de pessoas no “inferno/confusão” e, consequentemente, levado milhares de pessoas a adoecerem na alma/espírito.
  
   Se formos analisar a passagem de Deuteronômio 22:5 com os olhos espirituais, uma das interpretações que temos é a seguinte: "Não haverá testemunho de homem na mulher, e não vestirá o homem o testemunho da mulher, porque qualquer que faz isto, abominação é ao senhor". Em outros termos mais abrangentes e para quem não sabe, a palavra vestes/vestidos/túnica/traje, etc. significa testemunho em determinadas partes das Escrituras; sendo assim, uma das interpretações que temos é que um homem/macho não pode querer se usar de uma mulher/fêmea e vice-versa para dar base ao erro. 

  Em outras palavras, um homem/macho não pode querer viver com base no que uma mulher/fêmea acha e vice-versa, pois cada um de nós - independente se somos do sexo masculino ou feminino - daremos conta de si mesmo na presença de Deus (vide Romanos 14:12). Portanto, não podemos querer justificar nossos atos usando alguém de bode expiatório. Assim como não podemos querer fazer uso do testemunho alheio para justificar nossas ações, pois cada um de nós vai assumir os próprios atos diante do Juiz (vide II Aos Coríntios 5:10).

  Agora vamos analisar outra passagem para compreender melhor esta questão da "letra":

  "Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letra e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4:13)

  Nesta passagem de Atos 4:13, quando menciona que "Pedro e João eram homens sem letra e indoutos", isso significa que eles não pregavam Cristo impondo palavras de sabedoria humana/letra, antes anunciavam o Mestre com a Sabedoria que Deus tinha confiado a cada um deles. Ademais, todos que os ouviam se maravilhavam pela forma ao qual Cristo Jesus era anunciado, tanto é que nada podiam falar contra suas palavras.

   Por fim, agora analisemos esta outra passagem:

  "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis sejais juntamente arrebatados, e descaias da vossa firmeza." (II Pedro 3:15 ao 17)

  Como podemos ver nesta passagem de II Pedro 3:15-17, já fomos alertados que indoutos e inconstantes torceriam, entortariam e/ou distorceriam tanto as epístolas de Paulo quanto todo o resto das Escrituras. Ou seja, estes indoutos e inconstantes mencionados neste trecho de II Pedro 3:15-17 são justamente as pessoas que impõe como doutrina aquilo que contém de forma literal/letra, principalmente com relação aquilo que leem no Tanakh (Antigo Testamento). E agindo dessa forma, além deles prejudicarem a si mesmos, eles acabam colocando fardos pesados nas costas das demais pessoas, fardos estes que nem eles mesmos conseguem carregar durante uma vida inteira; sem contar que tais fardos fazem com que eles e aqueles que os ouvem exerçam sacrifícios de tolos. Portanto, é preciso e/ou boa coisa é evitar a doutrina destes indoutos e inconstantes; assim como é crucial questionar e comparar com Cristo Jesus tudo que chegar até nós, pois somente em Jesus Cristo obtemos a Verdade.

  Enfim, mediante tudo que foi relatado, quando se trata da prática relacionada aquilo que contém nas Escrituras de forma literal/letra, tais práticas competem a auto análise pessoal de cada um, até porque uma pessoa que está aprendendo de Cristo Jesus já saberá conduzir sua própria vida com base na Misericórdia, Fé e Juízo (vide Mateus 9:13 / Mateus 23:23 / Conduzindo a própria vida...), pois assim como Jesus Cristo cumpriu toda a Lei, nós também cumprimos, porém, da forma correta, a saber, da forma espiritual, lógica e com o fundamento que tem como objetivo o Amor (vide A Lei)Já a questão espiritual contida além da letra, isso sim deve ser transmitido a todos, pois todos têm por obrigação exercer o Amor Fraterno/Piedade uns com os outros (vide A Verdadeira Forma de Amar). E vale ressaltar que quando se trata de analisar as Escrituras de forma espiritual, TODOS os escritos são extremamente importantes, inclusive os livros não incluídos na Bíblia Sagrada 😉. 

  Resumindo, que nós possamos aprender com Cristo Jesus a exercer a misericórdia uns com os outros se de fato queremos alcançar a misericórdia de Deus; lembrando que não devemos impor para as pessoas aquilo que a letra nos transmite como sendo algo imutável, afinal, a única coisa imutável é Deus e Sua Palavra Jesus Cristo - o Amor (vide Hebreus 13:8 / I João 4:7-8); pois a Palavra Divina é espiritual, e não literal (vide João 6:63) 😉. 

 "Enquanto se diz: 'HOJE'; se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Aos Hebreus 3:15)

  "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim O adorem; Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade." (João 4:23-24)

  "Porque não é judeu aquele que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne; mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." (Romanos 2:28-29)

  "Porque a circuncisão somos nós que servimos a Deus em espírito, nos gloriamos em Jesus Cristo e não confiamos na carne." (Filipenses 3:3)

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉.




👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

------------//------------//------------//------------//------------//------------



OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário