quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Cura da Soberba

  Caro leitor, nesta postagem estaremos analisando a passagem de Lucas 14:1-6 a fim de aprendermos o quanto o Mestre auxiliava (curava; salvava) de uma maligna soberba aqueles que Nele creem; pois quem verdadeiramente crê no Mestre vive o que Ele fala, e é essa vivência que cura a alma de todo tipo de mal. Analisemos o seguinte trecho para melhor compreensão: 

  "Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em um dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isto." (Lucas 14:1-6)

  De acordo com esta parábola e em primeiro lugar, vemos que Jesus Cristo já contradizia a visão literária acerca do "guardar o sábado"; ensinando, desse modo, que tal Mandamento não consiste em ficar sem fazer nada durante um dia específico (vide O Sábado: Devemos Guardá-lo?)

  Em segundo lugar, vemos que o Mestre entrou na casa de um dos principais dos fariseus para comer "pão", isto é, Ele entrou na casa de um dos principais dos fariseus para provar/repartir às palavras. Nesta casa havia um homem hidrópico, e para quem não sabe, a hidropsia é uma doença que faz com que o membro do corpo humano fique inchado (vide Hidropsia)Ou seja, analisando com os olhos espirituais, o homem hidrópico simboliza uma pessoa com a carne inchada, então representa uma pessoa soberba pelo fato de estar cheia de conhecimento humano e de obras carnais (As Obras da Carne e os Frutos do Espírito)

  Cristo Jesus, tomando a vez da palavra, questionou os doutores da lei e os fariseus se era lícito curar no sábado, e como foi possível constatar, eles nada responderam; dessa forma, Cristo curou o homem de sua soberba e, após tal ação, nos deixou uma reflexão ao dizer: "Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em um dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo?". 

  Em termos mais abrangentes, neste contexto o "jumento" está simbolizando uma pessoa desprovida de "inteligência", e o "boi" está simbolizando uma pessoa "bruta, grande e que por muitas das vezes pode ter sido traída/enganada por algo ou alguém". Sendo assim, Cristo quer dizer que não importa a pessoa que venha a cair, não importa se ela já tinha ou não o conhecimento da Verdade, não importa se ela aparentava ser forte ou não (vide O que é ser forte?), não importa se ela foi enganada ou traída por algo ou alguém, o que importa é ajudarmos a tirar do poço todos quanto estiverem caindo, independente do dia e hora (vide Tiago 5:19-20 / A Verdadeira Forma de Orar / Parábola do Bom Samaritano).

  Atualmente, olhemos em volta: quantos hidrópicos não existem espalhados pelo mundo? Quantos soberbos não estão espalhados por aí se intitulando "a Graça de Deus"? Quantas pessoas estão sendo soberbas e presunçosas só por não exercerem alguma prática física que o outro semelhante ainda exerce? Quantos soberbos não estão condenando pessoas a um "inferno" simplesmente por se atentar naquilo em que veem? Quantos soberbos não estão deixando de examinar as Escrituras (que começam dentro de si próprio) por acreditarem nos espíritos malignos de adivinhação que estão se manifestando por aí se intitulando "Espírito Santo"? Quantos soberbos não estão deixando de seguir o verdadeiro Cristo simplesmente por estar dando ouvidos para falsos profetas (vide Os Profetas)? Quantas pessoas não estão sendo soberbas só porque compreendem aquilo que a letra lhes mostra por meio de uma sabedoria humana (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica)? Quantos não estão agindo com soberba ao se auto intitularem bispo, diácono, presbítero, padre, cooperador, porteiro, e tantos outros títulos que não significam nada? (vide O Verdadeiro Ancião, Bispo, Diácono e/ou Presbítero)  

  Enfim, se analisarmos ao nosso redor, veremos que bilhões de pessoas estão desprovidas da Luz da Verdade (vide João 8:12); veremos que bilhões de pessoas ainda não aprenderam o que é misericórdia, conhecimento e humildade (vide Mateus 9:13 / Oseias 6:6 / Tiago 4:6 / Provérbios 3:34 / Mateus 23:12 / I Pedro 5:5); veremos que bilhões de pessoas ainda não foram salvas da mentira  e consequentemente não estão exercendo o verdadeiro Culto Racional (vide Culto Racional😡.

  Em vista disso, agora cabe a cada um de nós se auto analisar e ver se ainda não está sendo um hidrópico; cabe a cada um se auto analisar e ver se não está agindo de maneira soberba e presunçosa; cabe a cada um se auto analisar e ver se de fato Cristo realmente habita dentro de si próprio (vide II Coríntios 13:5), porque por mais que queiramos ajudar alguém, primeiro precisamos nos ajudar, para que assim o nome de Deus não venha ser blasfemado por nós (vide Romanos 2 / Mateus 7:1-5)

  Portanto, convém estarmos constantemente aprendendo de Jesus Cristo como é ser humilde e manso de coração (vide Mateus 11:29 / A Importância de Cristo); precisamos aprender através da análise da Vida Dele como exercer a franqueza uns com os outros, para que assim todos possam se salvar das mentiras que nos rodeiam. Em resumo, precisamos aprender com o Mestre como andar e viver em Espírito assim como Ele, pois todos nós somos orientados a ser iguais e imitadores Dele, já que somos filhos de Deus (vide Mateus 10:25 / Efésios 5:1).

  Deus guie nossa mente na Verdade 👉 João 14:6 😉.

  💡 "O primeiro passo para se tornar humilde é confessar os erros, é ser sincero consigo mesmo e com os outros; pois quando confessamos nossos erros/pecados a Palavra de Deus/Cristo começa a agir dento de nós, nos ajudando no processo de purificação e evolução espiritual para que um dia, se permanecermos firmes, venhamos ser perfeitos e santos como nosso Pai (vide Mateus 5:48 / I João 1:8-9). É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO (vide João 3:3 / Ressurreição / O Verdadeiro Batismo )!"


👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF, disponível para download e/ou impressão: A CURA DA SOBERBA.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

2 comentários: